Olá senhores!

Venho aqui porque cansei de tentar achar a solução sozinho, lendo sites, foruns e vendo alguns vídeos tanto de conteúdo brasileiro quanto do exterior, e como já me beneficiei do fórum várias vezes sem nem mesmo ter uma conta registrada, dessa vez resolvi criar uma e pedir ajuda. Além disso, assim que o projeto estiver finalizado pretendo deixar nesse tópico todos os arquivos de PCB e esquemático do que for construído para que venha a ajudar alguém a desenvolver seu veículo elétrico no futuro.

Pois bem, preciso controlar a velocidade de um motor de 36V DC, escovado, de scooter elétrica para um projeto de um veículo de pequeno porte. Possuo alguns dados a respeito dele, é o MY1016Z3:

Pretendo controlar apenas a velocidade de rotação, por isso uma meia ponte H me serve perfeitamente. Pensei em usar sinal PWM gerado por um arduino para acionar MOSFET's e assim fazer o controle do motor. O que aconteceu durante os testes é que simplesmente os FETs (IRF3205) esquentam moderadamente SEM carga, porém quando é aplicado carga no motor eles queimam em poucos segundos, e o motor vai a 100% da velocidade.

Já fiz circuitos simples usando optoacopladores que acionam o gate do Mosfet (com um resistor pra limitar a corrente), já coloquei resistores de pull down no gate do Mosfet, usei um diodo (MUR3060PT) como diodo flyback (ou freewheeling, não sei o termo em português) mas aparentemente nada disso resolveu. Já tentei usar um driver (IR2102) para acionar o gate do FET mas também não surtiu resultado. É bom enfatizar também que o circuito funciona bem com motores menores que testei, por exemplo um motor de 12v de limpador de parabrisas.

Eu penso que o problema seja a força contra-eletromotriz gerada pelo motor quando ele é desligado, talvez o diodo que eu usei não seja o suficiente, então gostaria de pedir sugestões de diodos ou mesmo como dimensiona-lo. 


Também penso que o tempo de acionamento do FET é lento demais, fazendo ele entrar em uma zona resistiva e dissipar calor até queimar (por isso usei um driver pra acionar, mas também não resolveu).

Além disso ouvi falar que um filtro pode ajudar, mas não consegui informações sobre qual filtro para que eu pudesse estudar o assunto. 

Achei um CI que pode ser útil (BTN7970B), mas infelizmente não atende a tensão que eu desejo, e não consegui achar nenhum que suporte. Se alguém souber de algum semelhante que suporte tensões um pouco maiores seria excelente. 

Aqui primeiro dos circuitos testados, e também o mais simples.

Se alguém puder ajudar serei grato.

Boas festas.

Exibições: 4106

Responder esta

Respostas a este tópico

Qual tipo de triciclo esta querendo montar ?

Ou maior ?

Na verdade é algo parecido com isso: 

Bom dia ,

Parece ser um utilitário. É para transportar carga também?

O desenho da roda traseira mostra aparentemente um motor BLDC no eixo. 

Na verdade esse não é exatamente o meu CAD mas é muito semelhante. Outras pessoas estão responsáveis pela mecânica. Mas é bem simples de alterar do motor DC escovado pro brushless, porque a ideia é usar o brushless no futuro. 
Não, não transporta carga, apenas o piloto.

Estava pesquisando E-Bikes e encontrei no site da TREK, bicicletas com motores elétricos da Bosch.

Sensacional ! 

https://www.trekbikes.com/us/en_US/bikes/electric-bikes/c/B507/

Sobre o motor da Bosch:

https://www.bosch-ebike.com/en/products/drive-unit/

https://www.bosch-ebike.com/en/products/discover-the-bosch-motor-an...

Esse motor parece sensacional!

Vou precisar de algum tempo pra fazer as modificações e testes relativos as sugestões que recebi aqui. Volto em breve com resultados. 
Boas festas!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço