Olá pessoal!


     Estou estudando uma placa de controle de temperatura P.I.D. para um laser "SDL 5412". Estou com problema no seguinte, estou verificando o erro pelo osciloscópio e ele mostra  que o erro está oscilando em torno do zero (desta forma a temperatura estaria sendo controlada certo?), mas a temperatura continua subindo, outra coisa que percebi é que o circuito está drenando mais corrente positiva, já tentei trocar a fonte os transistor MJ2501 e MJ3001 que estão como fonte de corrente mas não adiantou.
    O problema estaria na regulação do P.I.D. ou outra parte do circuito?se puderem me ajudar com uns toques ou fontes para solução do problema agradeço!

Obrigado!
     

Exibições: 743

Responder esta

Respostas a este tópico

Não seria um problema no sensor de temperatura?

Imagine se ele não estiver bem preso ao dissipador, poderia induzir uma leitura errada de temperatura.

Ok José, vou fazer novos testes e volto com mais informações.
Muito obrigado pela ajuda!

Então fiz novos teste, troquei operacional que estava como somador e as correntes pos. e neg. ficaram mais equivalentes.    Em relação a estabilidade da temperatura constatei que não é o sensor, pois testei a placa com um termistor e um peltier aparte  e o problema persistiu, observei que as correntes vão subindo aos poucos, talvez seria este o motivo da NÃO estabilização, seria os ganhos do P.I.D. que estaria ocasionando isto?

Baixei o data sheet do laser "SDL 5412 . Qual é a potência do seu laser?

Vai usa-lo para cortar algum material? Com essa potencia é possível?

Veja esse material:

http://www.jdsu.com/en-us/Lasers/Products/A-Z-Product-List/Pages/di...

 

 

Esse laser é de baixa potência ( MAX. 100 mW ) não será usado para cortar nenhum material.

Este controle estou fazendo com o laser desligado, estou utilizando apenas os pinos do "Thermoelectric Cooler" e do "Thermistor".

Este datasheet está mais exemplificado em relação a pinagem:


http://www.datasheetdir.com/SDL-5412-H1+download

José agradeço pela ajuda!!! O problema foi resolvido. O que estava interferindo o meu sistema era a variação da temperatura externa, o laser foi isolado e aplicado o método de Ziegler-Nichols para regular o P.I.D.
Obrigado!! 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço