Controle de RF de 433mh acionado por corrente AC

Queria saber como fazer um controle de RF 433Mhz acionado atráves de um sensor de corrente, estou fazendo um projeto de um suporte de tv e queria acionar através da TV, ou seja, TV ligada abre a tampa e TV desligada fecha a tampa.



Já tenho o suporte da tv pronto, central de RF 433Mhz(receptor), controle de RF 433mhz,fonte de 24v tudo funcionando.



Mas queria desenvolver um sistema para abrir e fechar a tampa do suporte, por isso pensei em controle acionado por corrente através um sensor ligado na tomada da tv ou um sensor de corrente não invasivo.



queria saber como fazer esse circuito quais componentes devo utilizar, abaixo um desenho do que quero fazer.





Exibições: 387

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá. 

  Vc tem um botão que abre e outro que fecha ?? Digo pq ao dar um pulso se nao souber se ja esta aberto pode perder o sincronismo e abrir quando é pra fechar e vice versa.

  Se tiver, recomendo fazer com eletronica simples mesmo.

  Seria algo assim:

  Vc usa um sensor não invasivo de corrente, como esse:

Existem vários modelos, como suponho que a corrente seja baixa algo assim é mais indicado por já ter um amplificador.

Vc encontra para vender esse com o codigo Zmct103c versão 5A.

Ele geral um pulso que se acionar um LED já pode indicar a TV ligada.

Naturalmente a TV gasta tanto ligada quanto desligada. Desligada tem a corrente de standby.

Vc precisa ajustar para que indique apenas o ligado.

Eventualmente vc pode conseguir tb essa informaçao na TV mesmo, por uma porta USB que se energiza ou coisa assim.

Tendo o "ON" "OFF" em um LED vc precisaria transformar isso em um pulso de liga e pulso de desliga.

Essa transformação pode ser feita com um microcontrolador e tal ou vc pode usar eletronica mesmo, conteudo de uma matéria chamada "Tecnicas de pulso" que possivelmente foi limada do curso moderno de eletrônica em nivel técnico junto com ACRTV e análise hibrida de circuitos (aquele negócio de chamar beta de hfe).

Basicamente vc usaria um capacitor em série. Ele transformaria o degrau de descida em pulso de descida.

Idem para o de subida, transformando em pulso de subida.

Aih isso acionaria o controle remoto mesmo.

Para um pulso meio que aleatório quanto a referencia acione um botão as vezes o mais fácil seria um optoacoplador.

Enfim, não sei se fui claro.

Se preferir usar um microcontrolador vc poderia ler esse pulso (intensidade) e conforme aparece ou desaparece o sinal acionar o abrir ou fechar. Pode ser mais fácil. Depende de seus conhecimentos.

Outro caminho ainda poderia ser o microcontrolador gerar o pulso para o radio RF, ficaria muito bom também.



Eduardo obrigado pela sua resposta, nessa parte de eletrônica só leigo, se não for pedir muito vc poderia me mostra algum diagrama de como fazer esse circuito para enviar um pulso tv ligada e desliga para integrar no controle de rf.

Sendo leigo acho meio complicado.

Não é um circuito que vc encontra pronto, teria que montar, ter pelo menos um multimetro, pode não funcionar de primeira e gerar frustação.

Ainda, a corrente não é por ex 0 Ampere e 2 Amperes, possivelmente é por ex 0,3A e 1,8A. Pq a tv desligada não está exatamente desligada, todo o circuito de fonte, receptor do controle, processador que interpreta o controle (pode ser ou não o mesmo da imagem) estão ligados.

Antes de complicar, verifique se por ex a TV não tem uma USB que energiza quando a tv liga e desliga depois.

Facilitaria bastante.

Eduardo,

Sim a TV tem porta USB.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço