Boa tarde amigos, tenho um projeto em mente e já com cliente a vista já que a necessidade desses dados que o projeto vai gerar é muito importante para o produtor. Gostaria de compartilhar para possível idéias, sugestões, duvidas.

É um controle automático de produção de leite, a idéia é a seguinte: Cada vaca receberá uma tag RFID presa ao brinco de identificação na orelha do animal, quando ela chega no lugar de ser ordenhada o produtor passa o RFID e identifica que é a vaca N° 1  por exemplo,  o que passar de leite por um sensor de medição corresponderá a vaca n°1, quando acabar a ordenha dessa vaca o produtor le novamente a tag de identificação da vaca e está pronto o valor total lido pelo sensor nesse tempo deve ser salvo como produção da vaca n°1. E assim se procederá com as demais.

Todos esses dados deverão ser gravados em um cartão SD para que depois ao final do dia ou da semana o produtor possa abrir os dados em um computador e analizar a produção de seus animais.

Ainda não montei nada, fiz o pedido de um modulo RFID e um SD card, nunca usei esse 2 módulos e é onde acredito que vou ter mais dificuldades. Estou pesquisando a respeito.

Se alguém quiser dar alguma sugestão ou idéia, compartilhar algum trabalho que usou RFID para  identificação, tutoriais e coisas do tipo. 

Até o final da semana devo receber os matérias e vou começar a trabalhar.

Obrigado. Abraço  

Exibições: 6792

Responder esta

Respostas a este tópico

Comprei um sensor destes para testar. Foi 1 de 30 reais.... É esse que vc tava tentando?

http://lista.mercadolivre.com.br/sensor-de-vazao-arduino

Esse mesmo Allan, no modo que eu tinha pensado não deu, e agora me apareceu um outro sensor.

O que não deu certo ? Poderia comentar o caso nos minimos detalhes ? Penso que precisamos de um acumulador para poder dar certo... mesmo porq trata-se de um encoder ....

Lembra do desenho que postei de como pretendia fazer um acumulador de leite, para que esse sensor fizesse a leitura apenas de leite e não do vácuo, já que como você mesmo disse funciona esse sensor funciona como um encoder. Mas não consegui eliminar já que no inicio e final da ordenha o fluxo de leite é pequeno, mas o vácuo faz o sensor ficar girando. Foi aí onde parei, até tinha pensado em outras alternativas mas como consegui outro medidor desisti.

Espero que tenha sido claro na minha explicação.

Allan, olha esse sensor que vou usar (foto em anexo), ele é da marca Gimenes, achei esse usado em um revendedor aqui da região, disse que tem vários usados, questionando percebi que estão eles não tem boa precisão. Mas quero fazer umas alterações e um código pra ler ele acredito que vai dar certo.

O principio de funcionamento é o seguinte: Alem da entrada e saída de leite, tem uma entrada de vácuo na parte superior que controla essa válvula que abre e fecha. Ela ficaria fechada até o leite chegar a parte superior aí uma solenoide é acionada e libera o vácuo para abrir a válvula o leite é liberado e 200ml são contabilizados em uma variável, quando secar o medidor chegando ao sensor inferior a válvula fecha e assim segue. Tem ainda o final da ordenha que se o medidor estiver pela metade exemplo terá que somar a quantidade de onde está. Que vocês acham? Estou montando o sketch uma parte já foi, estou tendo algumas dificuldades, acredito que é uma boa opção.

Adison,

acho que já andou muito. Esse aí resolve uma série de problemas. Com algum trabalho na programação podemos melhorar bem a precisão.

Vou seguir com o teste com a balança que ainda está chegando.

Mas somado às outras coisas, dá pra fazer muita coisa. Minhas ferias começam semana que vem e vamos por fim nisso logo logo.

Isso aí parcero, vamo resolver essa bronca kkkkkkkkkkkkk

Amigos,

e eu já comecei o outro teste. Minha vertente será o controle por peso.

Comprei a balança que vou hackear.

Será muito bom pois teremos dois testes paralelos.

E aí pessoal, já ia perguntar se tinham desistido do projeto kkkkk.

Também estou testando algo novo, até final de semana vou testar e posto aqui.

Vamos conversando.

Qual o sensor de vazão que estão usando?

Qual balança estas usando!? Fotos!? Seguindo algum tutorial!?

A balança comprei um ano ML de 180kg.

Tem um tuto na net.

Vou postar os resultados.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço