Boa tarde amigos, tenho um projeto em mente e já com cliente a vista já que a necessidade desses dados que o projeto vai gerar é muito importante para o produtor. Gostaria de compartilhar para possível idéias, sugestões, duvidas.

É um controle automático de produção de leite, a idéia é a seguinte: Cada vaca receberá uma tag RFID presa ao brinco de identificação na orelha do animal, quando ela chega no lugar de ser ordenhada o produtor passa o RFID e identifica que é a vaca N° 1  por exemplo,  o que passar de leite por um sensor de medição corresponderá a vaca n°1, quando acabar a ordenha dessa vaca o produtor le novamente a tag de identificação da vaca e está pronto o valor total lido pelo sensor nesse tempo deve ser salvo como produção da vaca n°1. E assim se procederá com as demais.

Todos esses dados deverão ser gravados em um cartão SD para que depois ao final do dia ou da semana o produtor possa abrir os dados em um computador e analizar a produção de seus animais.

Ainda não montei nada, fiz o pedido de um modulo RFID e um SD card, nunca usei esse 2 módulos e é onde acredito que vou ter mais dificuldades. Estou pesquisando a respeito.

Se alguém quiser dar alguma sugestão ou idéia, compartilhar algum trabalho que usou RFID para  identificação, tutoriais e coisas do tipo. 

Até o final da semana devo receber os matérias e vou começar a trabalhar.

Obrigado. Abraço  

Exibições: 6786

Responder esta

Respostas a este tópico

De ante mão:

1º --> você vai sofrer muito para achar a equação da reta que rege peso X tensão. Apoie sempre numa superficie plana e use pesos especificos. (1 kg de feijão, por exemplo ).

2º --> use um amplificador de instrumentos feitos com CI LM741. Dá para fazer ajustes por um potenciometro.

vlw.

Allan,

pode deixar que vamos fazer uma calibração legal e avaliar a linearidade.

Eu tenho pesos padrões calibrados pelo Inmetro.

Sobre o amplificador, não sabia. Vou estudar. Quais ajustes está falando?

Oi, o LM741 já está ultrapassado a muito tempo. Existem soluções melhores, mais estáveis e baratas.

Wiechert,

dá uma mão nisso ai. Qual seria a melhor alternativa?

Eu já tinha postado sobre isso em uma discussão sobre células de carga aqui no lab.

LINK´S !?

Eu aconselho usar o INA125 pra tratar o sinal da célula de carga, simplifica a montagem, tem vários tutos pra arduino, e pode-se comprar no mercado nacional, custa em torno de R$18,00.

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/ina125.pdf

http://www.instructables.com/id/Arduino-Load-Cell-Scale/?lang=pt

http://airtripper.com/1626/arduino-load-cell-circuit-sketch-for-cal...

http://forum.arduino.cc/index.php?topic=192016.0

https://www.google.com.br/search?q=load+cell+arduino&rlz=1C1FGG...

Já tá de links não?

OK, já conhecia quase todos... Embora tenha o sonho de encontrar um site que mostra um tutorial sobre hackear uma balança com 4 strain gage... A busca e os estudos continuam...

Quanto acham que gastaremos com o prototipo !? Poderiamos começar a fazer a lista dos componentes e ver se o LDG poderia ajudar na aquisição dos elementos que vão compor o projeto! entendera,!?

Caro ALLAN,

Imaginei mesmo que já conhecia todos os links citados...

Mas é isso mesmo, pois a ideia é ler diretamente os strain gages, aproveitando a base da balanças onde os mesmos são montados, isso facilita muito a montagem mecânica das coisas.

Os quatro fios que saem da balança são ligados na ponte de strain gages interligada internamente na base da mesma, dois fios são a alimentação e dois a saída diferencial que deverá ser amplificada pelo INA125 e a saída será lida por uma entrada analógica do arduino.

Os custos da parte de pesagem são:

1- balança  R$30,00 a R$50,00 depende do modelo e forma de aquisição

2- INA125 19,00

3- Trimpot R$2,50

Fora isso ainda tem:

4- Sistema de RFID R$40,00 a R$150,00 depende do modelo e forma de aquisição

5- Arduino, R$29,00 a R$75,00 no protótipo pode ser um arduino qualquer, mas na versão final seria um stand alone, isto é, o chip montado na placa desenvolvida para o projeto.

6- LCD, botões de controle local. falta definir.

6- Sistema de armazenagem ou comunicação, falta definir se os dados serão armazenados em um cartão de memória SD para depois ser lido no display do equipamento ou retirado e lido em um PC, ou se os dados serão transmitidos em real time para o scadabr no PC via protocolo modbus rtu em RS485.

Não entendi sua intenção em relação ao patrocínio do LDG, mas pode ser uma boa.

Eu já tenho um produto a venda na loja do lab e que foi desenvolvido na incubadora do lab, o kit RS485 (link), e já te adianto que se decidirem incubar o projeto, os autores do projetos é que terão de arcar com todos os custos de desenvolvimento dos protótipos.Nesta fase o lab não financia nada, ainda que seja possível comprar os componentes com eles a preço de custo.

Abraço.

Isso vai dar pano pra manga. Boa sorte aos envolvido. :)

Eu já tenho delineado o que vou fazer.

Balança hackeada, montada debaixo do tanque. Na parede do lado do tronco ficará o controlador, dentro de uma caixa própria. Dali sai a comunicação para o leitor RFID. Esse ficará fixo do lado de onde os animais encaixam a cabeça.

por RS485 farei o link com o supervisório, que agora pode até ser a cubieboard que já ta prontinha.

O animal entra na baia, é identificada pelo RFID, e a partir dai fazemos a leitura da balança. Temos que ter um botão de início para zerar (tara) os trabalhos.

A partir daí por subtração sabemos o que cada vaca produziu.

Vamos calcular o valor total produzido, o fluxo de leite, armazenar e enviar para supervisório.

Já teremos as saídas para o alimentador, que conforme a produção alimenta de concentrado na proporção de 1kg de ração para 4kg de leite.

A ração será armazenada em um tanque e sairá por rosca sem fim. Essa rosca será controlada por um motor e calibraremos o quanto cada volta da rosca libera.

Bom dia pessoal.

Estive conversando com um amigo aqui de onde morro e ele trabalha com automação, ele questiona muito eu pretender usar arduino em projetos. Sabemos que essa plataforma foi desenvolvida mais para estudos mesmo, mas vejo que tem muita  gente usando para projetos e inclusive esse que pretendemos montar acredito que a idéia de todos é usar o arduino, não é? A maior vantagem de usar entre outras é o custo. Eu mesmo montei uma automação residencial em casa a uns 6 meses e tem funcionado perfeitamente. Como tenho meu trabalho fixo e monto isso em casa pretendo fazer pequenos projetos em paralelo ao meu trabalho e comercializar. Gostaria da opinião de vocês sobre isso.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço