Olá pessoal,

Sou formado em engenharia mecatronica, mas não mexo com automação a uns 20 anos.  Muita coisa mudou de la para ca.  Na minha época, nós faziamos placas controladoras com PIC e programavamos com LADDER ou ASSEMBLY. 

Estou comprando uma casa que tem piscina com um sistema de aquecimento solar.  O controle da piscina é todo manual.  São 2 bombas (uma do filtro e outra do aquecedor), dois sensores de temperatura e quatro valvulas.  Tudo controlado manualmente.

Em janeiro eu pego a casa, mas antes disso, já estou estudando uma forma de automatizar tudo.  Começei relembrando das plaquinhas PIC que eu fazia, mas no meio dos meus estudos, encontrei o sistema arduino, e gostei bastante da solução.  Já optei, vou usar ela para controlar a minha piscina.

Alguem já fez algo semelhante?  Como eu ainda não peguei a casa, não sei como são os sinais dos sensores e nem qual a potência das bombas.  Também não sei ao certo a logica de controle.  Tudo isso eu saberei em janeiro, mas enquanto isso, eu já vou pesquisando...

Se alguem tiver alguma dica, sou todo ouvidos!

Abs,

Renato Brant

Exibições: 8603

Responder esta

Respostas a este tópico

Olha, dá pra fazer muita coisa no arduino.

 

Meu projeto é semelhante embora não seja uma piscina mas um lago.

 

A primeira dica é levantar o que já tem. Datasheets, potências, sensores, volumes, e o procedimento do tratamento.

Com isso em mãos dá pra começar a brincar. Fazer um protótipo e depois executar. Como é um projeto complexo (Não é simplesmente ligar leds) então vá fazendo parte por parte.

Depois você integra tudo.

 

Vamos discutir seu projeto e aprender bastante.

Legal Sidney,

Vou levantar todas as informações e coloco aqui.

Estou montando um sistema para controlar um lago de carpas, as bombas, lampadas uv e niveis. Gostaria de saber como que vc fez e dicas p facilitar o desenvolvimento. Muito obrigado

Montei o prototico e fiz a montagem, mas por algum motivo, que eu não consegui descobrir, o ARDUINO fica louco e trava toda vez que o rele é acionado.

Aqui está o esquema do que foi montado:

Aqui estão algumas fotos do sistema montado.  Nestas fotos, eu tirei o rele e liguei o fio azul, só para verificar se a contatora liga.

Esses são os reles que eu usei:

LCD:

Se eu retiro o fio do pino 4  (que aciona o transistor que libera o terra para o rele), e ligo no 5V, o rele arma rapidamente, mas o arduino trava logo em seguida.

Aguem sabe porque isto está ocorrendo?

Cara,

tava esperando pra te ajudar neste projeto e vc já veio com ele pronto? Parabens. Vai ficar muito legal.

Deixa eu entender uma coisa. Olhando no arquivo do fritzing estou achando estranho as ligações do relé. Conferiu isso direitinho? Tem um dos fios que vai para o Vin, era isso que queria?

Vc usou o rele de baixo, o pretinho né? Ele é de 5V. Eu uso ele e dá perfeito. Dá uma arrumadinha nos fios para que a gente consiga conferir as ligações ou manda o arquivo do fritzing, desde que vc tenha certeza que o desenho está "as built" (como construido).

Vai ficar fantástico seu projeto.

 

Mais uma coisa, coloca o resuminho do seu projeto. Do que ele fará. Vi algumas temperaturas no LCD, quais os parâmetros limite?

Olhando teu esquema o Q1 esta errado, o coletor esta no GND e o emissor na carga, inverte que ira funcionar certinho.

Vcc ==>>carga ==> coletor==>emissor==> GND

verifica o datasheet do teu transistor para pegar o beta (ganho) para calcular a saturacao dele, 

Ib=corrente base

Ic=corrente coletor

Ib=Ic/beta        beta=Ic/Ib   

Dando enfase ao que falei= do jeito que tu esta ligando quando tu aciona (joga 5V na saida do arduino),tais fechando um curto entre o coletor e a base (base deveria ter Vcc e no coletor Vcc)e voce esta jogando (base Vcc e coletor gnd)curto na certa consequentemente o arduino trava, e nao precisa de fonte alguma externa se teu rele for 5V, e muito menos esta fechando curto no rele, o problema esta no teu transistor que ta polarizado errado.

Espero ter ajudado

Sidney,

Valeu pela ajuda.

Segue anexado os dois arquivos.

Vamos as informações do projeto:

Estou usando dois sensores NTC 10k, um na piscina e outro no aquecedor.  Eu já fiz uma programação de "liga-desliga da bomba" mais elaborada, mas como começou a "dar pau", eu fiz essa anexada que é mais simples.  Ela funciona assim:  Quando a temperatura do aquecedor chegar a tempLiga (38 gaus), a bomba liga, e só desliga quando essa temperatura chegar a tempDesliga (29 graus).  Fiz esse bem simples só para teste.

Quanto ao sensor de temperatura, ele varia a resistência em função da variação da temperatura.  Essa variação não é linear, então usei algumas formulas meio complexas para fazer a conversão da resistência para a temperatura em graus. Essa parte está funcionando legal.

O único problema que eu estou encontrando é mesmo para ligar o rele.  Note que eu estou alimentando a bobina do rele com o Vin do Arduino.  eu fiz isso pq eu testei com um rele de 12V, e com um de 5V.

Abs,

Renato

Anexos

Estás acionando o relê pelo negativo? Então estas usando o 5v do Arduino pra alimentar a bobina, é isso?

Se for, não tem corrente suficiente e o bicho trava mesmo.

-Tenta uma fonte externa pro relê

Esquema que uso:

Jonatas,

O transistor está chaveando o negativo, como no seu esquema.

O positivo, quando eu uso um rele de 5V eu ligo no 5V, mas como eu estava achando que a alimentação do arduino não estava aquentando alimentar a bobina do rele, eu troquei para o Vin, ou seja, alimentado diretamente pela fonte.

O problema e esta havendo um curto quanto o rele e acionado. Como as resistencias (internas) do tjb e do rele são baixas, praticamente, apenas a resistência do fio há um curto. Assim, sugiro que seja coloca do um resistor variando entre 100 omhs a 220 omhs... Faz o teste e coloca o resultado.

aguardando.

claro que estou falando quando ele esta conduzindo. Não esquecer que o tjb é uma "chave" elétrica.

Simulando aqui, eu não encontrei essa corrente de curto.  Muito pelo contrário, note que a corrente está bem baixa.  De qualquer forma, onde você falou para eu acrescentar o resistor?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço