Bom dia pessoal.

Estou tentando controlar 4 motores RC com arduino. Se eu tentar enviar "O mesmo comando" para

todos servos, eles respondem certinho, porém se tento por rotações diferentes em cada um, o sistema se perde. Tipo não obedece mais, fica louco. Tipo, no comando, servo.write, ponho "0" e o RC continua girando como bem intender.

Acredito que não seja problema de software, porque individualmente o sistema responde bem, e tb se eu ficar monitorando a porta serial, vejo q os valor enviados para o servo estão certos, porém o resultado no servo não.

Estou usando um arduino duemilenove ate chegar o meu Mega. Não sei se esse problema pode ser uma carrência no duemilenove e no mega não vai ter....

Alguém ja enfrentou um problema parecido?

Toda ajuda sera bem vinda... Grato.

Exibições: 1909

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

Pois referente a biblioteca servo, tinha ouvido falar que ela não era muito eficiente, até testei a MegaServo mas obtive mesmos resultados. Testarei esta ServoTime2.

Quanto esta maneira de testar o "equilibrio" dele, achei muito interressante pois estive sempre testando com os 4 de uma vez e dai é complicado analisar o resultado.

Percebi outra coisa, que cada uma das 4 speeds responde de maneira diferente, não sei se isso seria normal tb.

Hoje a noite começarei testando essa biblioteca. Postarei os resultados.

Muito Obrigado pela ajuda e atenção ontreus phobos.

Eu passei por isso tb, é o seguinte os ESC precisam ser programados, e vc tem q verificar se seus ESC's possibilitam isso. Pois, sempre um vai sugar mais energia que o outro e se isso acontecer um dos 4 esc pode desligar o motor se faltar amperagem.

Procure programador de ESC no Mercado Livre, se eu colocar o link aki vão retirar.

Eu dei uma parada devido a isso, pois não adianta compensar na programação se os motores consomem energia de maneira diferente.

Puxa.. verdade mesmo.

Bah, baratinho o programador, vou mandar vir um...

Ah, estou usando ESC de 25A e minha bateria é de 3000mAh com 25c. Acredito que ela seja suficiente

para alimentar, talves não em potencia maxima, mas em uns 70% da potencia do motor.

Mais uma dúvida, na questão de programar as ESC. Nesse processo você só altera "a sensibilidade" da ESC ou pode alterar mais alguma coisa, tipo poder inverter o sentido de rotação e tal.?

Puxa eu ja tava desanimando do projeto. Muito Obrigado pelos esclarecimentos.

A rotação pelo que eu sei ate agora so é possivel mudando os cabos do motores com a conexão dos cabos do ESC, eu explico isso no video, que ai vc muda o sentido do fluxo do vento.

O meu drone o vento vem de cima para baixo, fazendo o sistema subir. Saiba que esse tipo de aeromodelo é baseado na força bruta, ou seja tem q ter força pra subir.

Outra coisa que verifiquei que os ESC podem ser programados pelo Transmissor, mas é bem complicado, por isso o uso de cartões para programar a maioria segue o seguinte:

Parece que quase todo Esc segue o padrão Turnigy, segue a sequencia de programação:

1 - "beep" = Freio
2 - "beep-beep" = Tipo de Bateria
3 - "beep-beep-beep" = Modo Cut-Off (Cut-Off e Soft Cut-Off)
4 - "beep-beep-beep-beep" = Limite de corte motor (lento, medio e rapido)
5 - "beeeeeeeep" = Modo de Aceleração (normal, suave e super suave)
6 - "beeeeeeeep-beep" = Timing (lento, medio e rapido)
7 - "beeeeeeeep-beep-beep" = Reset
8 - "beeeeeeeep-beeeeeeeep" = Sai do modo de programação

 

O Timing do item 6 é a frequência em Hz que são transmitidos os sinais para o motor...

O médio, é o default, ele usa a frequência básica.
em baixo, ele usa baixa frequência , reduzindo o KV e potencia do motor e conservando-o melhor!em alto, a frequência mais alta, logo o motor trabalha mais rápido e mais potente

Então vc deve verificar se todos seus ESC estão no mesmo padrão de Timing, caso estejam em modos diferentes a estabilidade por meio apenas do codigo vai ser muito complicada.

se vc for usar o radio transmissor vc deve ligar o motor no esc e o esc no receptor e ligar o transmissor com os controles de aceleração no maximo que ai o ESC entende para entrar no modo de programação, e os beeps seguem a sequencia q eu mostrei no post anterior.

Eu tentei fazer a programação pelo transmissor muito complicado pois cada marca de esc segue uma maneira diferente da sequencia de beeps.

Puxa, muito esclarecedor.

Estão os beep que as ESC dao quando se liga na bateria tem a ver com isso?

Vo tentar conseguir um programador emprestado e verificar isso.

Obrigado pelas instruções

Att

Vc vai construir um Drone ou um Quadricoptero? ou seja, o o controle que vc vai suar com ele é Radio Controle?

inicialmente é um quadricoptero. Vou usar radio sim, e ja tava imaginando que iria me lasca nisso.

Comprei um modulo emissor e receptor de 2.5GHz. Mas quero usar um nunchuck para controlar ele.

Depois q ele tiver voando e tal (que se continuar nesse ritmo vai ser em uns 15 anos, hehe) pretendo

transformar em um drone.

Porque na verdade, depois q ele ja ta voando, pra ir para um drone é so colocar uns sensores e fazer uma BOA programação. Claro, não é simples, mas ja vou estar com meio caminho andado.

O que voce esta contruindo é um drone né?

Voce tem videos dele, alem daquele do teste e explicações?

att

Ainda não porque não consegui a estabilidade sem o Radio controle. E como faço isso por hobby, então rs,,, não tenho pressa.

Bem, dê uma olhada em placas de estabilidade (IMU), mas sempre vem a dificuldade de programação de qualquer forma. Mas é necessário! Sem esse sistema o drone não irá voar apenas com o radio controle.

Procure pelo estabilizador: Hexacoptero Controlador De Voo – Kkcopter e o hardware programador: Atmel Avr Atmega Usb Gravador / Programador Avrisp

Ou

Se você quer algo propio para o arduino deve buscar pelos Kits Aeroquad Shield, eu consegui a versão 1.8 mas já esta na 2.0

http://aeroquad.com/showwiki.php?title=Hardware+Assembly+1+8+Shield

Certo...

E enquanto ele só esta voando como um quadricoptero? alias tricoptero no seu caso né.

Puxa, pensando bem, pra transformar em DRONE deve ser complicado pra caramba..hehhe

O que mais me intriga nos DRONE é, qual o objetivo q se da a um. Tipo, beleza vai ter o sensoriamento pra nao bater em alguma parede, talves uma rede neural pra ele "se posicionar". Mas o que que o drone vai fazer, tipo vai sair voando pra onde, afinal ele fica por conta propria né.

Ah, e mais uma vez, obrigado pelas dicas...

Essse sistema do aeroquad shiel é a proca que vc pode comprar compoentes separados no mercado livre e construir um shield e usar a programação propria do arduino para programa-lo, bem um drone pode ir de um ponto A a um Ponto B por meio de um modulo de GPS, imagine um desses com um tamanho maior para levar medicamentos emergenciais para alguem isolado por uma enchente. Bem se vc consegue algo em uma escala menor, certamente não tera dificuldade para criar algo maior.

Olha, da uma estudada nesse link

http://www.blogger-index.com/3144413-moby

aqui mostra um pouco desse kit aeroquad, se vc estuda-lo bem , da pra construir um shiel com componetes diferentes. Vou ver se encontro os codigo que tem q ser carregados no arduino, certamente da pra adptar e se tivermos sorte ja deve ter algum codigo pela internet q ja faz essa estabilidade.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço