CONTROLADOR MIDI - COM ROTARY ENCODER (Encoder Rotativo)

Olá pessoal, sou novato aqui:

Depois de varrer a internet procurando algum exemplo que me ajudasse a resolver um problema no meu projeto, resolvi postar aqui para obter a ajuda de vocês:

Atualmente estou trabalhando em um projeto que consiste em desenvolver um Controlador MIDI para utilização pessoal.

Para quem não conhece ou nunca ouviu falar, um Controlador MIDI é uma interface física que Conectada a um programa específico tipo (Traktor ou Virtual DJ), consegue controlar os Botões, Potenciômetros e outros controles existentes na interface virtual desses programas, usando protocolo MIDI para envio de mensagens.

Eu já consigui codificar os botões e Potenciometros...Para fazer o programa entender a linguagem MIDI eu utilizo um programinha chamado hairless-midi-serial (que converte o sinal serial para midi).

O Fato é que: Gostaria de criar um DISCO tipo aqueles de Dee Jay para que quando fosse girado através do envio de MIDI essa ação refletisse no programa. (Virtual DJ ou Traktor).

Segue link de um vídeo simples do que já tenho pronto (por enquanto é apenas um protótipo):

https://www.youtube.com/watch?v=8lXoGs26kQo

Alguém poderia me dar um dica sobre como fazer isso?

Ví na internet alguns exemplos com HD Velho e outros com Rotary Encoder de Mouse e tal....então achei melhor comprar 2 Rotary Encoder (Modelo abaixo) 03 pinos. Eu atualmente já consigo fazer um contador incremental com esses rotary encoders: Giro pra direita ele incrementa um contador e se giro pra esquerda decrementa um contador (acompanho apenas pelo serial monitor do arduino).

Modelo do encoder  que comprei.

Como posso fazer pra enviar SINAIS MIDI que sejam entendidos pelo programa (Virtual DJ ou Traktor) para fazer o que preciso, conforme descrito acima? Não consegui desenvolver um código com o equipamento que tenho atualmente para fazer funcionar o que preciso.

Esse vídeo mostra perfeitamente o que gostaria de fazer, porém o cara que postou o vídeo me informou que ele usa arduino Leonardo e a biblioteca que ele usa não funciona com UNO, segue o link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=ZpI2iBhp52w

Eu estou utilizando um arduino UNO Genérico.

Segue anexo o arquivo .INO que estou usando nesse projeto. Está bagunçado mas vou melhorar ele.

Futuramente pretendo usar Registradores de Deslocamento 4051 para expandir as portas do Arduino UNO.

Muito obrigado pessoal a todos que poderem me dar alguma dica.

Geraldo Ribeiro

Exibições: 2748

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Pessoal estou concluindo alguns estudos sobre o assunto e assim que possível posto pra vocês o resultado dos testes que estou fazendo.

Agradeço a todos pela colaboração.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço