Boa tarde,

Estou trabalhando em um TCC usando o CI CS5463 para medir o fator de potência e outras grandezas também, minha ideia é desenvolver um controlador de FP que acione bancos de capacitores, mas que seja um projeto aberto que possa ser montado facilmente, tendo em vista que os controladores comerciais são caríssimos.

Já montei o circuito com o CS e agora estou partindo para a comunicação SPI com o Arduino, preciso escrever em alguns registradores do CS e também ler alguns. Já li bastante coisa na internet sobre SPI e estou estudando o exemplo de código que vem na IDE do arduino mas ainda está um pouco difícil de entender a sintaxe do código.

Se alguém puder me dar uma ajuda ou sugerir algum material para eu estudar agradeceria bastante.

Exibições: 11388

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Poste as formas de ondas de E1, E2 e E3 com os leds conectados. 

Alan bom dia, 

Favor enviar o seu email. 

Obrigado.

Pode enviar para jgustavoam@gmail.com 

Já enviei.

Bom, montei uma placa de teste e fiz as primeiras leituras. Entrei no tópico do fórum arduinocc e o autor do tópico foi muito simpático e me ajudou enviando o código mais recente dele, vou escrever meu código com ajuda deste. Segue abaixo o resultado e o código em anexo.

Formas de onda nas portas E1, E2 e E3 respectivamente

Sinais de tensão e corrente que estão sendo aplicados as entradas do CS5463:

Sinal do clock

Placa de teste montada

Esses foram as leituras que consegui:

REAL_VOLTAGE: 163.43
REAL_CURRENT: 0.00
REAL_POWER: 236.78
REAL_VOLTAGE_RMS: 74.28
REAL_CURRENT_RMS: 5.57
REAL_VOLTAGE_PEAK: 154.14
REAL_CURRENT_PEAK: 231.21
REAL_POWER_ACTIVE: 0.00
TEMPERATURE: 29
READINGS: 0
0
64
0
64
0
128
6
201
3
0
6
80
0
0
145
0
0
0
23
0
254
249
166
0
57
0
1
0
0
255
0
REAL_VOLTAGE: 186.64
REAL_CURRENT: 5.57
REAL_POWER: 2.79
REAL_VOLTAGE_RMS: 74.28
REAL_CURRENT_RMS: 5.57
REAL_VOLTAGE_PEAK: 154.14
REAL_CURRENT_PEAK: 231.21
REAL_POWER_ACTIVE: 0.00
TEMPERATURE: 29
READINGS: 0

As leituras estão corretas ?

Não, precisa ser configurado o código, por exemplo, a tensão Fase neutro está como 220. Mas já é um excelente começo ter estabelecido a comunicação do CI com o arduino.

Isso sim já é um bom começo - conseguiu estabelecer a comunicação com o Chip.

Você fez a sua montagem baseada em algum site ? 

Não, só montei uma fonte de 5V alimentei o CI coloquei um capacitor de 0,1 uF em nas entradas VA+ e VD+ o cálculo para os divisores de tensão, corrente e filtros passa-baixa eu me baseei neste capítulo em anexo.

Anexos

O código fonte:

Anexos

Uma dúvida que fiquei foi o que significa:

#define F_CPU 16000000UL

#include <util/delay.h>

A definição F_CPU define o clock como 16MHz? No caso do arduino uno não seria necessário essa definição?

Para que serve essa biblioteca <útil/delay.h>?

Fiz um teste de compilação . Comentei essas duas linhas e não apresentou nenhum erro. 

Acho que não são necessárias essas duas linhas. Pode ser lixo de algum outro programa. 

//  #define F_CPU 16000000UL

// #include <util/delay.h>

Acho que é pra outra versão de arduino provavelmente no uno já seja default

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço