Olá pessoal,

Esse é o meu primeiro tópico aqui.  

Encontrei o Labdegarangem tentando tirar dúvidas para montar um sistema com Arduino.  O sistema que eu quero montar é o seguinte:

No sistema atual, uma bomba liga ou desliga, através de uma chave, mas eu quero implementar um sistema que limite o seu tempo de uso.  Esse sistema vai detectar, através de um sensor de corrente, quando a bomba está ligada.  O Arduino vai começar a contar o tempo e depois de 2 horas, ele vai cortar a alimentação da bomba por 10 minutos, religando novamente, após esse tempo, se necessário.  A minha ideia é, depois de montar um prototipo com Arduino, fazer uma placa com tudo isso integrado.  Assim, o que eu preciso agora:

- Alguem tem um projeto de uma fonte 220VAV - 5VDC para esse projeto?  Essa fonte precisa ter um custo baixo, ser pequena e fácil de montar.

- Como que eu poderia detectar se a bomba está ligada ou não, neste projeto?  Pensei em medir a corrente, mas se alguem tiver outra sugestão, fiquem a vontade para opinar.

- Existe um relay, acionado por 5V, que suporte essa potência?  Acho que seria uns 40A.

Bom.  O projeto é esse.  Os meus conhecimentos de eletronica não são avançados, mas eu acredito que não exista nenhum "mistério" nesse sistema, não é mesmo?

Obrigado,

Ricardo

Exibições: 4547

Responder esta

Respostas a este tópico

Desculpe, mas realmente você quer criar um circuito para controlar um motor de 10cv???
Se o motor da bomba for trifásico, o melhor seria colocar um softstart ou uma inversor de frequência e com um circuito simples, controlar a softstart.

Através da softstart você conseguiria inclusive saber se ela está operando ou não, o maior problema é o "custo" inicial da softstart que fica proximo a 1200 reais, mas ao longo de 1 ano você economizaria na conta de luz, pois no arranque, um motor "pesado" vai chegar fácil a 100A.

Eu tenho um motor de 20cv e na hora que liga, chega a 240A, mas a curva de arranque é bastante suave, então acaba sendo mais econômico.

Quando se mexe com motores de dezenas de cv, tudo custa muito dinheiro, (não é caro).

Talvez você deva ver as soluções da WEG ou semelhantes para controle de bombas.
http://ecatalog.weg.net/PES_CAT/redirproduto.asp?cd_mercado=000B&am...

ou aqui

http://sdw.weg.net/

Eu uso equipamentos da WEG, pois são os mais acessíveis para mim, mas há soluções mais baratas e mais caras, tudo depende de quanto você pode investir.

Marcelo,

Obrigado pela aula, mas no meu caso, não é o motor que consome todos os 7000W.  Eu simplifiquei o sistema que eu vou ligar e desligar, chamando de "bomba de 7000W", mas poderia ter chamado de "chuveiro de 7000W".  Acho que ficaria mais coerente.

Abs,

Ricardo

Ví a potência da bomba que eu tenho aqui:0,5cv mono.

Alem disso, existe um sistema de aquecimento eletrico.  

Todo o sistema consome uns 6500W de pico, mas eu estou dimencionando para 7000W por segurança.

Então é suave, o motor mono vc consegue controlar com um Relê sim, e se é com 40A máximo vc consegue uns sensores de corrente, que vão custar uns 100 reais, para a fonte, você consegue totar o circuito com um carregador de parede de 500mA...

Depois do Relê você pode usar uma contatora de 40A, só alimentar a bobina da mesma com a voltagem adequada e ligar a bomba nos contatos da contatora.

Usa relé de estado sólido com zero crossing pra acionar o conjunto e faça a verificação de estado com um simples relé com bobina 220VAC (a bobina em paralelo com o motor) e use seu contato para acionar uma porta (através dela vc sabe se o conjunto está on ou off). Muito mais simples, econômico e seguro.

Vai controlar uma hidro?

Olá Renato

A sua idéia de utilizar um relé de estado sólido com zero crossing é muito boa, partindo do princípio de que a carga é indutiva, já a monitoração deixa a desejar, monitorando apenas a tensão vc não monitora a integridade do circuito energia-motor, verifica apenas se o relé foi acionado ou não.

Abços

Olá Joe.

Pode crê, a idéia foi simplificar a coisa mesmo, já que um sensor de corrente não monitora "grandes" integridades do motor, pois caso essa seja uma função crítica, seria necessário verificar temperatura, vibração, etc.

Por isso perguntei sem era uma hidro.

A complexidade depende da exigência e do valor final que se quer atingir.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço