contorlador de motor para e-bike - Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)2024-03-29T08:18:36Zhttps://labdegaragem.com/forum/topics/contorlador-de-motor-para-e-bike?commentId=6223006%3AComment%3A868944&feed=yes&xn_auth=noOlá.
O principio do PWM é…tag:labdegaragem.com,2021-05-06:6223006:Comment:8688752021-05-06T03:09:38.873ZEduardohttps://labdegaragem.com/profile/EduardoHenriqueMarcondes
<p>Olá.</p>
<p> O principio do PWM é ficar ligando e desligando rapidamente. Por ex 10% do tempo fica totalmente ligado e 90% do tempo fica totalmente desligado.</p>
<p> Assim vc tem num momento corrente elevada mas nenhuma tensão, no outro elevada tensão mas nenhuma corrente. Essa transição entre ligado e desligado precisa ser o mais rápida possível.</p>
<p> Isso faz o transistor sofrer menos, ou melhor: Fica uma potencia menor sobre ele.</p>
<p> Se vc colocar o capacitor vai fazer ele…</p>
<p>Olá.</p>
<p> O principio do PWM é ficar ligando e desligando rapidamente. Por ex 10% do tempo fica totalmente ligado e 90% do tempo fica totalmente desligado.</p>
<p> Assim vc tem num momento corrente elevada mas nenhuma tensão, no outro elevada tensão mas nenhuma corrente. Essa transição entre ligado e desligado precisa ser o mais rápida possível.</p>
<p> Isso faz o transistor sofrer menos, ou melhor: Fica uma potencia menor sobre ele.</p>
<p> Se vc colocar o capacitor vai fazer ele ligar lentamente, o que faz com que ele fique em uma situação em que existe corrente e tensão nele ao mesmo tempo, o que significa potencia.</p>
<p> Potencia significa que ele pode aquecer e queimar.</p>
<p> </p> Sim , o Sr. tem razão, inclus…tag:labdegaragem.com,2021-05-05:6223006:Comment:8686702021-05-05T21:06:08.817ZRubert Gabrielhttps://labdegaragem.com/profile/RubertGabriel
<p>Sim , o Sr. tem razão, inclusive já usei 2 deles em skate eletrico que montei no passado, mas este motor de escovas que tem aqui ele foi tirado de um skate da two dogs, e ee muito potente, e além disso gostaria de construir este controlador por mim mesmo, entende?</p>
<p>Sim , o Sr. tem razão, inclusive já usei 2 deles em skate eletrico que montei no passado, mas este motor de escovas que tem aqui ele foi tirado de um skate da two dogs, e ee muito potente, e além disso gostaria de construir este controlador por mim mesmo, entende?</p> Boa tarde, na realidade escre…tag:labdegaragem.com,2021-05-05:6223006:Comment:8687742021-05-05T21:04:06.676ZRubert Gabrielhttps://labdegaragem.com/profile/RubertGabriel
<p>Boa tarde, na realidade escrevi errado ai fui corrigir e escrevi errado novamente, o resistor de cima inicialmente era de 90k e o de baixo 47k, com isto o saturamento do mosfet deveria ser certeza, mas como o mosfet estava acionando sozinho eu ia troca o de cima por algo em torno de 20k e o de aixo por 10k. Uma pergunta, um pequeno capacitor~1 ate 10 uf entre o gate e source, vc acha que pode ser prejudicial pra o pwm? outra coisa poderia acionar o mosfet com os 5v do arduino, visto que a…</p>
<p>Boa tarde, na realidade escrevi errado ai fui corrigir e escrevi errado novamente, o resistor de cima inicialmente era de 90k e o de baixo 47k, com isto o saturamento do mosfet deveria ser certeza, mas como o mosfet estava acionando sozinho eu ia troca o de cima por algo em torno de 20k e o de aixo por 10k. Uma pergunta, um pequeno capacitor~1 ate 10 uf entre o gate e source, vc acha que pode ser prejudicial pra o pwm? outra coisa poderia acionar o mosfet com os 5v do arduino, visto que a impedancia do arduino é alta e não haverá corrente do arduino para o circuito...</p>
<p></p> Bom dia,
Motor com escova pa…tag:labdegaragem.com,2021-05-05:6223006:Comment:8686632021-05-05T14:21:23.348ZJosé Gustavo Abreu Murtahttps://labdegaragem.com/profile/GustavoMurta
<p>Bom dia, </p>
<p>Motor com escova para E-Bike? Só se for para andar no quintal de casa.</p>
<p>Rendimeto baixo, baixo torque e muito consumo de energia. </p>
<p></p>
<p>Os motores de E-Bike são do tipo BLDC sem escova. </p>
<p>Sugiro que veja esses vídeos:</p>
<p><a href="https://www.youtube.com/c/greatscottlab/search?query=bike" rel="nofollow noopener" target="_blank">https://www.youtube.com/c/greatscottlab/search?query=bike</a></p>
<p></p>
<p>Se tem dificuldade com o inglês, selecione a…</p>
<p>Bom dia, </p>
<p>Motor com escova para E-Bike? Só se for para andar no quintal de casa.</p>
<p>Rendimeto baixo, baixo torque e muito consumo de energia. </p>
<p></p>
<p>Os motores de E-Bike são do tipo BLDC sem escova. </p>
<p>Sugiro que veja esses vídeos:</p>
<p><a rel="nofollow noopener" href="https://www.youtube.com/c/greatscottlab/search?query=bike" target="_blank">https://www.youtube.com/c/greatscottlab/search?query=bike</a></p>
<p></p>
<p>Se tem dificuldade com o inglês, selecione a tradução para o português. </p>
<p></p> Eu não tenho idéia do que cau…tag:labdegaragem.com,2021-05-05:6223006:Comment:8688652021-05-05T12:34:09.874ZEduardohttps://labdegaragem.com/profile/EduardoHenriqueMarcondes
<p>Eu não tenho idéia do que causou a queima deles, pelas especificações eles teriam que suportar. Acho que vc tem o mesmo pensamento, ainda mais com o fusível.</p>
<p>A unica coisa que vem em mente é que tenham queimado por picos de tensão gerados pelo motor por ser uma carga indutiva.</p>
<p>Sendo ele indutivo o remédio são os snubbers, capacitores em série com resistores. Já cheguei, em bancada, a usar lampadas de painel de carro, lampadas de seta, etc. Pode ser aparentemente pouco…</p>
<p>Eu não tenho idéia do que causou a queima deles, pelas especificações eles teriam que suportar. Acho que vc tem o mesmo pensamento, ainda mais com o fusível.</p>
<p>A unica coisa que vem em mente é que tenham queimado por picos de tensão gerados pelo motor por ser uma carga indutiva.</p>
<p>Sendo ele indutivo o remédio são os snubbers, capacitores em série com resistores. Já cheguei, em bancada, a usar lampadas de painel de carro, lampadas de seta, etc. Pode ser aparentemente pouco cientifico, mas isso ocorreu em tempos que não tinha acesso a recursos melhores, alem de que foram muito efetivos. A lampada é como um snubber, só que sem o capacitor, desviando a corrente de descarga do indutor pro filamento), quando colocada em paralelo. Quando uma muito grande é colocada em série ela é como um limitador de corrente. Só que em vez de queimar ela acende. <br/>Estou sugerindo pq estamos em um cenário em que seus transistores queimaram e algo precisa ser feito, se estivesse tudo ok esse passo poderia ser pulado.</p>
<p>Para o circuito definitivo certamente cuidados com picos de tensão são necessários. Como no texto recomendado pelo <a rel="nofollow" href="https://labdegaragem.com/forum/topic/listForContributor?user=05ehv9e97kjnj" class="fn url">mineirin RV</a>, ele sugere um snubber.</p>
<p>A ideia de resistores baixos (caprichado=bem calculado conforme o cenário) é que por ser um transistor de potencia existe uma capacitancia interna relativamente grande enre G e S. Para que vc consiga um corte instantaneo quando o opto apaga é preciso que exista uma corrente saindo do gate de descarga dessa capacitancia interna. </p>
<p>Vide:<br/><a rel="nofollow noopener" href="https://www.infineon.com/dgdl/irf3205pbf.pdf?fileId=5546d462533600a4015355def244190a" target="_blank">https://www.infineon.com/dgdl/irf3205pbf.pdf?fileId=5546d462533600a...</a></p>
<p>Veja a capacitancia de entrada.</p>
<p>Eu não entendi bem aih nesse pdf onde ela está...</p>
<p>Mas lembrando das aulas teóricas, ela existe.</p>
<p>Veja nos circuitos aleatórios:</p>
<p><a rel="nofollow noopener" href="https://www.google.com/search?q=mosfet+as+switch&tbm=isch" target="_blank">https://www.google.com/search?q=mosfet+as+switch&tbm=isch</a></p>
<p>Sempre (ou geralmente):</p>
<p>- O resistor que vai do sinal ao G é baixo, em alguns casos nem existe (0R).</p>
<p>- O resistor que vai do G ao GND é em torno de 10K, não existindo nos casos em que o sinal é do tipo "push-pull".</p>
<p>- A tensão usada para acionar o G é pouco superior ao mínimo necessário, 20 a 50% a mais tá bom. Geralmente 5V a 12V, conforme o transistor.</p>
<p>Comparando com o seu circuito: </p>
<p>-Vc usa um divisor resistivo 90K 10K ligado em 40V, para acionar o G. Se considerar a capacitancia interna que precisa ser vencida isso pode fazer ele "ligar lentamente" que faz ele transitar pela area "meio ligado" que é onde existe maior potencia.</p>
<p>- A tensão no G é quando ligado é dada por (40-Vbeopto)*10k/(100K)=pouco menos de 4V. O ideal seria algo como 5V. Eu, como sou exagerado, colocaria 6V. (o manual pede de 2 a 4).</p>
<p>- O resistor ao GND de 10K me parece razoável sim, mas poderia ser menor... Pq ele vai ser responsável por fazer o transistor cortar rapidamente, evitando novamente o "desligar lentamente".</p>
<p>Enfim, resumindo.</p>
<p>1) Não sei, estou chutando, isso é a normalidade nesse caso (pq não há um registro da tensão e corrente que provocou a queima);</p>
<p>2) eu mudaria o circuito adicionando elementos que reduzam os picos de tensão provocados pela grande carga indutiva. = Snubbers</p>
<p>3) eu mudaria o sistema de acionamento do G. Colocaria por ex um regulador de tensão nesses 40V para baixar para 5 ou 6V (pode até ser um divisor resistivo com 10K e 1K+capacitor de 1000uF), colocaria um opto bom, moderno, padrão do nosso século, como o PC817 (o 4N25 é super lento, por isso ele tem esse acesso a base do transistor, pra vc colocar um resistor de 1M ao gnd e ajudar ele a descarregar a capacitancia parasita da base). Agora acionando com 5 ou 6V vc pode até dispensar o resistor em série com o G, mas melhor por um de 1K.... Assim se queimar o transistor a desgraça não atinge o opto.. E um resistor ao GND baixo, 2K2, por ex.</p>
<p></p>
<p>Outra, se 40V é a tensão na bateria ela não é confiável. A bateria descarrega Vg não atinge, transistor não satura, sofre ruído, etc.<br/>Nesse caso um regulador de tensão seria mais necessário para o controle. Pra evitar que os ruidos se propagem isso pode virar um verdadeiro oscilador. </p>
<p></p> Bom dia Eduardo, oque vc quer…tag:labdegaragem.com,2021-05-05:6223006:Comment:8688632021-05-05T10:22:54.274ZRubert Gabrielhttps://labdegaragem.com/profile/RubertGabriel
<p>Bom dia Eduardo, oque vc quer diser com caprichar no resistor gnd? pois teoricamente qualquer resistor entre o dreno e o gnd deveria garantir que a tensão no dreno seja 0v, estou errado?</p>
<p>eu havia posto um fusivel de 50A, e ele não queimou. E quanto a queima foi um curto fechado no VGS.</p>
<p>um resistor desse seria insuficiente pois, ele dissiparia algo em torno de 16W, considerando a tensão de trabalho como 40V, Poderia ser de 1000 ou 500 ohms?</p>
<p>Bom dia Eduardo, oque vc quer diser com caprichar no resistor gnd? pois teoricamente qualquer resistor entre o dreno e o gnd deveria garantir que a tensão no dreno seja 0v, estou errado?</p>
<p>eu havia posto um fusivel de 50A, e ele não queimou. E quanto a queima foi um curto fechado no VGS.</p>
<p>um resistor desse seria insuficiente pois, ele dissiparia algo em torno de 16W, considerando a tensão de trabalho como 40V, Poderia ser de 1000 ou 500 ohms?</p> Olá.
Olhando as especificaç…tag:labdegaragem.com,2021-05-05:6223006:Comment:8689442021-05-05T04:05:04.652ZEduardohttps://labdegaragem.com/profile/EduardoHenriqueMarcondes
<p>Olá.</p>
<p> Olhando as especificações dos transistor não deveria queimar.</p>
<p> Acredito que o ideal seja antes de ligar "com tudo" fazer mais testes usando limitadores.</p>
<p> Por ex vc pode colocar em série com o motor uma lampada de farol. Pode usar os 2 filamentos (baixo e alto), assim se houver uma corrente de curto circuito o farol acende e só.</p>
<p> Depois que estiver tudo ok vc tira.</p>
<p> Todo chaveamento desse tipo precisa que haja 2 estados: </p>
<p>1) Ligado, onde…</p>
<p>Olá.</p>
<p> Olhando as especificações dos transistor não deveria queimar.</p>
<p> Acredito que o ideal seja antes de ligar "com tudo" fazer mais testes usando limitadores.</p>
<p> Por ex vc pode colocar em série com o motor uma lampada de farol. Pode usar os 2 filamentos (baixo e alto), assim se houver uma corrente de curto circuito o farol acende e só.</p>
<p> Depois que estiver tudo ok vc tira.</p>
<p> Todo chaveamento desse tipo precisa que haja 2 estados: </p>
<p>1) Ligado, onde não tem mta potencia no transistor pq a tensão sobre ele é minima, embora a corrente seja máxima</p>
<p>2) Desligado, onde não tem nenhuma potencia no transistor pq ele está desligado, sem corrente, embora a tensão seja máxima.</p>
<p>Qualquer estado intermediário deve ser evitado e é justo isso que parece que vc teve. Digo parece pq nunca sabemos sem um osciloscópio.. As vezes por ex o 60Hz da rede gerou um ruido que gerou picos, sei lá...</p>
<p>Enfim,</p>
<p> Garanta que desliga, caprichando nesse resistor a GND. </p>
<p> Garanta que quando for pra ligar ele efetivamente ligue, com uma rampa rápida, corrente suficiente (o que é minimo).</p>
<p></p>
<p> Acredito que vc colocando a lampada para testes já fica mais tranquilo, não perde mais componentes (se é que queimou..), com um multimetro consegue medir a tensão Vgs e entender o que está acontecendo.</p>
<p> </p>
<p> Também capriche no snubber. Eles são importantes. Se quiser pode por só o resistor. Por ex se vc ligar um resistor de 100R 5W em paralelo com o motor ira tirar praticamente todo ruido gerado pelo motor. Deixa de ser uma carga puramente indutiva. </p>
<p></p> Boa noite Mineirin RV, pode m…tag:labdegaragem.com,2021-05-04:6223006:Comment:8688522021-05-04T21:12:45.991ZRubert Gabrielhttps://labdegaragem.com/profile/RubertGabriel
<p>Boa noite Mineirin RV, pode me chamar de RG mesmo.</p>
<p>Eu já havia dado uma ohada neste artigo, quanto a queima dos mosfets, poderia ser causada pela tensão induzida pelo motor, mas eu não pus um diodo para proteção porque o 3205 já tem um dido interno, este diodo não deveria dar conta de protege-los?</p>
<p>Outra coisa se eu puser um capacitor entre o gate e source não seria prejudicial para o PWM? pois o capacitor funcionaria coma inercia de tensão, sendo assim o gate não "saberia" se…</p>
<p>Boa noite Mineirin RV, pode me chamar de RG mesmo.</p>
<p>Eu já havia dado uma ohada neste artigo, quanto a queima dos mosfets, poderia ser causada pela tensão induzida pelo motor, mas eu não pus um diodo para proteção porque o 3205 já tem um dido interno, este diodo não deveria dar conta de protege-los?</p>
<p>Outra coisa se eu puser um capacitor entre o gate e source não seria prejudicial para o PWM? pois o capacitor funcionaria coma inercia de tensão, sendo assim o gate não "saberia" se está em HIGH ou LOW em altas frequencias.</p>
<p>Outra coisa, eu esqueci de por no esquematico, mas eu usei capacitores entreo Dreno e source.</p>
<p>Na terceira parte do artigo fala sobre o acionamento do gate ao energizar e desenergizar o circuito, porém como isto ocorre? e por que? e no meu caso não foi um pico de acionamento o motor so ficava rodando como se realmente tivesse uma tensão aplicada no gate sendo que por fim deixei até o gate desconectado, para teste.</p> Boa tarde RG, (se não gosta q…tag:labdegaragem.com,2021-05-04:6223006:Comment:8686592021-05-04T19:40:17.195Zmineirin RVhttps://labdegaragem.com/profile/RuiViana
<p>Boa tarde RG, <strong>(se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),</strong></p>
<p></p>
<p>recomendo que você leia com bastante atenção este artigo do conceituado Newton C. Braga.</p>
<p></p>
<p><a href="https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/5047-art665.html" target="_blank">https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/5047-art665.html</a></p>
<p></p>
<p>RV mineirin</p>
<p>Boa tarde RG, <strong>(se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),</strong></p>
<p></p>
<p>recomendo que você leia com bastante atenção este artigo do conceituado Newton C. Braga.</p>
<p></p>
<p><a href="https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/5047-art665.html" target="_blank">https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/5047-art665.html</a></p>
<p></p>
<p>RV mineirin</p>