Bom, no final de 2014 montei esse contador usando flip flops só para testar o que aprendi nas aulas de eletrônica digital de meu curso, até que ficou legal, mas tive um problema com o botão de pulso, segue o vídeo demostrativo:

Agora meu primo me desafiou a fazer um contador para jogo de truco, que conte até 12, já montei o esquemático do circuito mas ainda tenho duvidas quanto aos botões, preciso de algum método que gere pulso único e simples, todos os botões que já testei geram muito ruido e o valor acaba pulando muito perdendo a contagem (como mostrado no video), pensei em usar um 555 em monoestável para gerar um pulso mais confiável, se alguém souber algum outro método por favor me explique.

Queria também um meio de gerar com um comando três pulsos para somar os três pontos do truco, existe algum meio mais fácil que não seja usar um microcontrolador nem ter de utilizar mais flipflops e portas logicas para fazer a contagem?

Espero que alguém possa me ajudar...

Para os curiosos segue o esquema do contador.

Exibições: 2961

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

 Olá Pedro. ^^

 A questão dos ruídos nos botões tem relação com o chamado "debounce", incomodo que existe com muitos outros métodos de acionamento mecânico (pense no movimento mecânico que o botão executa para fechar os contatos).

 Para isto geralmente usa-se capacitores para dar uma constante de tempo mínima, eliminando ruídos com um período menor. Em circuitos mais sofisticados usa-se inclusive portas lógicas do tipo Schmitt-Trigger.

Segue exemplos:

 Para o gerador de "três" pulsos, penso que você poderia usar o CI 4017, que é um contador de 1 à 10 para isto.

 Poderia inclusive usar outros CIs contadores, binário por exemplo, que por vezes são flip-flops que já estão montados com a estrutura de um contador.

 Assim, com um 4017 você poderia ao invés de criar um botão que soma 3, poderia criar mais dois...um que soma 6 e outro que soma 9. Porque depende da "trucada". rs No caso do 12 não precisa pois já é o fim de jogo.

E pelo que vejo, com microcontrolador você resolveria mais fácil, e inclusive teria menos gastos. Podendo até aumentar a quantidade de informações ou modos de contagem. Bastando por exemplo usar um Arduino Uno com um LCD Keypad Shield.

Mas se quiser continuar usando um display de 7 segmentos, sem problema algum. Basta multiplexar os displays.

Alguns exemplos de microcontrolador com shields:

Espero ter ajudado. ^^

T++.

Valeu pela ajuda, estou meio distante da protoboard agora mas assim q der faço alguns testes, alias ja testei alguns destes circuitos para ruidos do botão mas depois q desisti vi que pluguei invertido os polos da proto board...
Vou pesquisar melhor esse ci contador que você disse e quanto a multiplexar os displays esta bem longe do meu conhecimento, pelo menos por hora, vou estudar mais um pouco disso também.

Por hora é isso, retorno mais tarde.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço