Bom dia pessoal,

Possuo uma placa de reles de 8ch igualzinha a essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-235221087-modulo-arduino-8-r..., porém tenho medo de ligá-la no meu arduino e queimar o regulador de voltagem. Sempre notei que esse regulador aquece bastante e que não dá para segurar o dedo nele de tão quente, e esse Arduino que eu falo é um Duemillanove que recebe 9v e sem energia da USB, com apenas um modulo enc28j60 e um rele 5v que só fica ligado de vez em quando, mas no entanto o regulador sempre está quente.

Apenas queria ouvir a voz da experiencia de vocês para saber quantos reles eu posso ligar nessa placa, pois os relês dela são 5v e por isso não posso ligar no "V in" do arduino porque ali tem 9v, me restando apenas ligar no 5v da placa que puxa do regulador de voltagem. Até porque futuramente eu tenho a intenção de ligar mais relês ou até talvez mais placas dessas num Arduino Mega 1280.

Exibições: 7204

Responder esta

Respostas a este tópico

Amigo pode descrever-nos as descrições dos pinos dessa plaquinha?

Amigos, segue uma imagem da placa em detalhes como solicitado.

@Sérgio da Camara Costa

Concordo, mas como fazer isso? Porque eu já tentei usar uma fonte separada entrando pelo VCC mas se não me engano não funcionou, e se eu mexer naqueles três pinos do lado GND VCC e JD-VCC a placa deixa de funcionar. Como faço detalhadamente para fazer a placa funcionar de forma independente? Antes de começar a mexer com Arduino eu fiz uma mini placa de relês que funciona com porta paralela, com ela eu consegui fazer essa separação seguindo o esquema na rogercom, até porque os relês eram 12V e a porta paralela tinha muito pouca corrente. Tenho multímetro sim e algumas fontes 5V e 12V sobressalentes.

Cara, estou tendo um problema parecido.

Tenho duas placa com 2 reles.Uma delas tem este jump JD-VCC, outra não.

Estou pensando em  usar a placa sem o jump, liigando o  + da fonte 5V no VCC do do modulo reles e o GND da Fonte no GND da fonte) Os pinos do arduino ligar no IN1.

Vi que o negativo da fonte tem que estar ligado ao negativo de alimentação para ter uma referência ( ou algo assim)

Isso funcionaria corretamente?

Como sua fonte tem corrente maior, não daria para colocar um regulador de tensão 5V no pin VIN?

(isso são perguntas, não sei se funcionam, ok?)

Oi Arthur

Esse é o esquema eletronica de um relay desta placa, você entra com a alimentação externa pelo JD-VCC e o GND, e não usa o jumper, blz

Creio eu que assim como a notação de entrada está invertida (aciona-se os optoacopladores com sinal negativo) se retirar o jumper e ligar o VCC do Arduino no conector VCC desta placa (O comum passa a ser o VCC das placas, e NÂO o GND do Arduino: Que não pode ser ligado a local nenhum desta placa sob risco de curto), mantendo todas as portas do arduino ligadas todos os relês estarão desligados e a medida que desligar porta por porta do Arduino (fornecendo sinal negativo nas portas) os reles começarão a conduzir. Pelo menos é isso que dá a entender. Com isso as únicas correntes puxadas do Arduino são as usadas pelos LEDs internos dos opctoacopladores, o que não é suficiente para esquentar tanto assim o regulador da placa (Do Arduino). Alguem discorda desta configuração? 

Bom dia pessoal.
Eu queria fazer uma placa de rele parecida com essa ai(com optoacoplador, diodo zener e transistores). Tanto para aprender com se faz com para usar no arduino.
Desde ja agradeço a atenção e desculpa se eu publiquei no topico errado.

Ainda não tive tempo de testar as dicas dos amigos acima, mas em reposta ao Thiago Pereira Passos, meu primeiro circuito de reles eu fiz seguindo isso daqui http://www.rogercom.com/pparalela/introducao.htm (Circuito-3) e ele funciona com a porta paralela do computador que por sinal é 5V que nem a do arduino e por isso eu acredito que seja 100% compatível. Inclusive esse circuito já tem suporte a fonte externa independente do arduino (12V) e suporta até 8 relês.

valeu arthur obg.

Amigos, quero agradecer a ajuda, funcionou perfeitamente!

Eu removi o jumperzinho e, usando uma fonte externa de 5V, alimentei a placa pelo JD-VCC e liguei o ground desta fonte no GND, logo em seguida eu peguei um 5V da placa do arduino, liguei no VCC e liguei os contatos de sinal do relê (IN1-8), o resto dos pinos eu não utilizei. Lembrando apenas para quem tem a mesma placa que para acender o relê, você tem de mandar um LOW e não um HIGH por mais confuso que pareça.

Caro Arthur,

Você tem o esquema dessa ligação? Possuo um módulo com dois reles e estou com o mesmo problema. Onde você ligou o VCC do arduino na barra de pino de entrada ou ao lado do JD-VCC?

vcc rele = 12v(se for 12v o shield rele)

gnd = negativo da fonte e no GND do arduino

depois so ligar os pinos

Mais e ai alguém tem o esquema dessa montagem da alimentação separada ???

SOCORRO .....

Me ajudem ai por favor.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço