Consumo de Bateria - LM7805 ou divisor de tensão?

Oi pessoal tudo bem?

Fiz uma campainha para colocar aqui, porém ela precisa ser alimentada com 5v.
Não é nada complexo o circuito,

Eu pretendo utilizar uma bateria de 9v para alimentar, porém como preciso reduzir para 5v fiquei em dúvida se utilizo o LM7805 ou faço um divisor de tensão com as resistências.

Em termos de consumo de bateria e durabilidade, qual das duas formas eu economizaria mais bateria? Ou é indiferente?

O circuito em sí consome pouco, porém a minha dúvida é se a redução de 9v para 5v usando o LM7805 ou dividindo com as resistências podem prejudicar a durabilidade da bateria....

Não preciso exatamente de 5v..pode ser menos, mas 5v estaria ok para o circuito.

Exibições: 1505

Responder esta

Respostas a este tópico

Note:

Se a intenção é apenas saber se alguém abriu a porta, bastaria um conjunto sensor magnético reed Switch prontos para isso, uma parte fixada na porta fixa a a outra na parte que abre, ao acionar o circuito tocaria o buzer conectado adequadamente e alimentado pela bateria de 9V, um buzer do tipo com amplificador interno que acredito seja o que você tem, desta forma a bateria sim duraria muito tempo mesmo!!!

Tipo de sensor que me refiro AQUI  

Ficando o circuito como no desenho abaixo.

Abs.

CK

Oi Carlos

Quando passei a pensar no reed switch acabei chegando numa solução praticamente igual a sua, porém ai me traz um problema, porque o reedswitch "perderá" o contato magnético ao abrir a porta, ou seja, enquanto a porta estiver fechada, ele estará em contato com o circuito fechado (apitando) e ao abrir a porta ele perderá o contato.

A possível solução seria colocar a parte magnética ao abrir 100% da porta, ai então ele fecharia o contato, porém nem sempre as pessoas irão abrir totalmente a porta para entrar, podem abrir apenas meia porta ou até menos, com isso não consigo saber onde posso por a parte magnética para fechar o circuito...

O ideal eu acho que seria apitar ao "perder" o contato com o reedswitch... mas não sei muito bem como posso fazer nesse caso, conhecimento da parte eletrônica é bem curto, ainda estou pegando o jeito, por isso que também acabei por usar o attiny85

E um outro ponto, o buzzer tem que apitar por no máximo 5 segundos, não pode ficar muito tempo se não vai irritar o pessoal que estiver por lá esperando

Obrigado novamente!

Coloquei um transistor para ligar o buzzer apenas quando o imã se distanciar do reedswitch, e o consumo foi

0,03A sem o buzzer estar ativo
0,01A com o buzzer ativo

Acho que ter posto o transitor para "inveter" a situação do reedswitch acabou piorando o consumo final

Existem reed switch normal fechado também.

Mas vou ver aqui alguma ideia e te passo, outros colegas também devem opinar sempre a seu beneficio e o de todos aqui no fórum.

De nada e disponha.

Abs.

CK

Ja se passou alguns anos desde que esse tópico foi aberto, porem creio que uma solução possível, seria usar um atmaga328, com três pilhas AA, (essa PCI vai funcionar tranquilo com 4,5 V ) o que diminui o consumo da bateria sem precisar de um regulador de tenção,

usando o sleep, no modo  Power Down, e usar o reed Switch para ativar o sistema, com o modo interrupção de sistema.  

para usar o reed Switch como normalmente aberto, a ideia sera deixar o sensor reed Switch rente a porta e em evez de colocar o imã rente ao reed Switch, colocaria o imã mais para frente na porta,

Como assim?

toda porta tem no minimo  5 cm de espessura, a ideia é colocar o imã entre a porta e o arco da porta, a uns 3 cm da face de dentro da porta,, quando a porta for aberta, o imã vai passar pelo reed Switch, "despertando" o atmaga328 e acionando a sirene.  

Bom dia Felipe, 

Não recomendo o uso de pilhas alcalinas, devido a baixa capacidade de corrente. 

Pilhas recarregáveis de NiMH são melhores (podem fornecer até 2300 mAH)

Mas teria que usar 4 pilhas. A faixa de tensão varia de 1,2V(descarregadas)  até 1,4V(carregadas)

  4 x 1,2 = 4,8 V      4 x 1,4 V = 5,6 V

Para não exceder o limite do Atmega328 (6,0 V) conecte essa tensão na porta USB. 

Maximum Operating Voltage . . . . . . . . . . . . . . . . 6.0V

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço