Após penar muito no processo de confecção de placas de circuito impresso pelo processo térmico (impressora laser e ferro de passar), achei um produto fantástico que é uma tinta fotosensível. As placas ficaram impecáveis. No site http://www.microtecnet.com.br/ tem mais informações além de fórum e loja virtual. O vendedor muito atencioso e prestativo.

Obs: Não tenho nenhum vínculo nem ganho nada na propaganda, porém o que é bom tem que ser divulgado e acredito que muitos sofrem para fazer uma pci mais complexa.

 

Exibições: 9131

Responder esta

Respostas a este tópico

Nilson,

Esta usando este produto? como é o processo?

Estou sim e o processo é muito simples:

- Pinto a placa com o produto e seco com um secador de cabelo (+/- 30min.)

- Coloco o fotolito (layout impresso sobre uma folha de transparência) sobre ela e faço a exposição com uma lâmpada de luz UV (luz negra) por 3min.

- Faço a revelação com uma solução de 200ml de água com uma colher de chá de bicarbonato de sódio (apesar do fabricante recomendar carbonato de sódio).

- Faço a corrosão normalmente com percloreto de ferro.

No fórum deles tem mais informações: http://www.fastpcb.com.br/forum/viewforum.php?f=8&sid=691d1e7d5...

Eu vi sobre a tinta para mascara de solda, alguem já usou? Parece um item bem interessante.

No lab de garagem tem alguma?

Eu sou da epoca do decalque, acho que por isso que desisti de eletronica :-)

Mas na Campus Party eu conheci uma tecnica bem simples, imprime o desenho em impressora jato de tinta, coloca o papel sobre o placa e coloca um ferro de passar sobre, transferencia e corrocao perfeitas.

Eu tentei fazer algumas placa com este método térmico que o Francis falou, o problema é que invariavelmente uma ou outra trilha falha, além do que não tem como fazer trilhas mais finas, e olha que eu usei diversos tipos de papel, transparência, vegetal, glossy e até siliconado (aquele que vem nas etiquetas), mas nenhum funcionava 100%. Eu já ia desistir tmb, mas como todo programador eu decidi que tinha que ter um jeito melhor.

Com esta tinta, eu consegui fazer trilhas finíssimas, sem falar que não tem como danificar a placa (com o ferro muito quente a placa estoura). 

Outro fator positivo da tinta é que o fotolito pode ser usado quantas vezes vc quizer.

Gostei tanto que já encomendei a tinta de máscara de solda.

Que legal Nilson!

Então é como a técnica do silk screen, eu já fiz usando o mesmo produto para silk (o rosa de maior definição). Mas eu nunca tinha sucesso com trilhas finas, pois o produto não aguentava bem a corrosão. Vou tentar esse ai. A luz tem que ser UV? eu tenho uma halogena que uso para silk. Bem vou tentar comprar e ver as recomendações. Abraço e obrigado pela resposta.

Rogério,

pode ser que funcione com lâmpada halógena sim, mas como na loja deles também tinha lâmpada de luz UV, eu acabei comprando os dois de uma vez só para garantir.

Boa Tarde Nilson,

Outro legal, não sei já ouviu Dry film , praticamente igual ao tinta fotosensilvel , os procedimentos e o mesmo , so que em fez de tinta você usa este Dry-film e uma penicula de papel azul que você passa com laminadora e depois o processo e o mesmo , não precisa de tinta e secar ele, somente usar o fotolito, UV e barrilha de bicarbornato de sódio. Este produto tem no ML.ou no site www.engenhariacaseira.com.br tem o produto para vender e manual como fazer

Olá galera,

Espero poder contribuir para o tópico, com um documento que encontrei a muito tempo na internet, explicando detalhadamente alguns métodos de confecção de PCI. Vale a pena a Leitura.


Créditos do autor.

 

Att,

 

Douglas

Anexos

Boa tarde galera. Sou novo aqui e estou para ajudar e ser ajudado.
A minha pergunta vai ao amigo Nilson ou outro que saiba a resposta. Comprei a tinta fotossensível, e como o nome diz, "sensível a luz"...Achei estranho ela ter vindo em pote branco, no meu entender deveria vir em pote preto. Então a minha pergunta é: A luz ambiente não estraga a tinta, pode se trabalhar com a referida no claro sem problema?

que eu saiba nao...deve se guardar protegido de luz se eh fotossensivel, mas branco reflete a luz...mas o produto nao esta em boa qualidade mesmo em pote branco? acho que eh soh nao deixar de baixo do Sol, exposto a luz intensa direto que esta tranquilo mas nunca usei esse produto para afirmar, faz um teste.

Vou fazer um teste hoje.

Obrigado pela resposta

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço