Olá, estou tentando transferir alguns dados de um clp para um Arduino. Estou tentando fazer isso utilizando modbus, mas até agora, não consegui evoluir em nada. Sou meio leigo com esse negocio de modbus, e já testei varias libs pro Arduino e nada. Até olhei uns tópicos, mas fico perdido de tanta informação, se alguém puder ajudar, agradeço.

Exibições: 1497

Responder esta

Respostas a este tópico

cara, primeiro vc tem que definir qual será o mestre na rede modbus, o arduino ou o clp?
De qual clp estamos falando? ele ja possui modbus de forma nativa ou você tem que criar a rotina na unha como em alguns da rockwell por exemplo?
qual o meio fisico vc vai utilizar ? rs232, rs485? Já implementou o circuito de interface? (ex max232)
Precisa definir se o modbus utilizado sera o ascii ou rtu, precisamos de mais detalhes do que você está tentando fazer para podermos te ajudar

Olá, obrigado por responder.

Sobre qual será o mestre, ainda nao definí, o preciso fazer eh pegar o valor de quantas peças foram feitas na maquina, passar para o arduino e com o ethernet shield, enviar a um servidor. O clp possui uma saida 485+ e uma 485- e o modbus utilizado eh o rtu. Sobre o circuito de interface, não sei o que é isso.

Se puder ajudar agradeço.

nao daria para mandar direto para o servidor , pelo clp sem passar pelo arduino

acho q com esse clp nao, é um modelo bem simples.

o meio fisico RS485, é utilizado para criar redes de multidrop( ou seja, varios dispositivos se comunicando em varias direções), tem niveis de tensão balanceados, que não usa GND. 
e o arduino utiliza os niveis de tensão ttl para se comunicar.

Inicialmente você precisa fazer com que os dois consigam se comunicar independentemente do protocolo, o mais fácil seria utilizar o conversor rs485/rs232 e depois um conversor rs232/ttl como o max232, existem conversores diretos, mas na minha opinião eles precisam de ajustes para funcionarem com a logica.

é melhor utilizar o arduino como mestre e o clp como escravo ja que o arduino deve solicitar as leituras, na modbus o comando de leitura é implementado de forma um pouco mais fácil que o de escrita, então o arduino como mestre e o clp como escravo ligados numa rede ponto a ponto com os conversores rs485/rs232/ttl seriam um caso simples

 

Olá, obrigado pela ajuda, estou tentando fazer os dois se comunicarem utilizando um conversor ttl to rs485, igual a esse:

http://www.evselectro.com/image/cache/data/M485-module-250x250.jpg

tem como fazer apenas com esse conversor?

Eu estava fazendo o clp como mestre, mas vou mudar aqui.

Peguei o a lib arduino master no site do Arduino.

mas no código de exemplo, nnao estao definidos os pinos de entrada e saída,

se puder me dar uma luz, agradeço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço