Criei um driver para controlar motores de passo através de um microprocessador o controle atualmente é feito por botões na placa do microprocessador.. Porem gostaria de fazer o controle através de uma porta usb utilizando um programa em VB, alguém sabe me dizer como fazer essa comunicação entre a placa externa e o computador.

Caso saibam realizar um procedimento parecido porem que não utiliza visual basic e sim outra linguagem de programação, também são bem vindas as dicas..

Exibições: 1291

Responder esta

Respostas a este tópico

Algo simples que pode ser feito é: Coloque o arduino para sempre ler a entrada serial, e faça um Switch para cada comando de controle do motor de passo, agora faça um programa que a seu critério, escreva na saída serial os valores que estão dentro do Switch do arduino. O arduino irá ler e executará o comando de controle do motor recebido. Toda linguagem de programação possui bibliotecas para comunicação serial, umas mais robustas, outras mais simples. Eu trabalho com Java e já fiz isso que acabei de dizer, não é difícil.

Olá Eduardo,

Estou num projeto e pretendo usar um arduino para receber sinais de um sensor ou eletovalvula de pressão, processar esses sinais e enviar comando pra um motor eletrico.

Um CLP consegue controlar o motor eletrico, mas gostaria de fazer um sistema alternativo recebendo sinais do sensores e usar o arduino para comandar um motor. já viu algo parecido? ou parte disso?

Olá Robson, para esse sistema alternativo, basta você tomar cuidado com a tensão e a corrente de entrada do arduino para que não cause danos ao mesmo. Já fiz alguns projetinhos parecidos com isto, o arduino fazia a leitura de um determinado sensor e mandava um sinal para um motor. Você tá com problemas?

Estou montando um projeto semelhante onde estou monitorando circuitos elétricos e sensores de pressão

http://labdegaragem.com/forum/topics/transmissor-de-press-o-4-20ma

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-com-fonte-sem-transformador

Não pretendo montar um CLP na verdade, pois todos os comando serão específicos, mas esses dois tópicos já dão uma ajuda

Cara eu estou iniciando nessa área de interfacear com microcontroladores... fiz algo parecido com isso q vc falou pelo Visual C#...Como os colegas já falaram aí vc deve usar a classe Serial do arduino para ler valores q vc vai enviar do programa. 

Se vc tá criando seu programa por WindowsForms no Visual Basic, na Toolbox vc deve encontrar um componente "SerialPort". É só arrastar para seu Formulário ele aparece embaixo. (Estou levando em consideração que vc usa o 2010 Express) A partir da ai vc tem q ir em properties e selecionar qual a sua porta COM que seu microcontrolador se conecta, e já dentro do código, iniciar a porta(SerialPort.Open no C#) , Fazer a lógica sempre enviando valores para a Serial com o SerialPort.Write(""), e dps um SerialPort.Close pra encerrar. Isso é o BÁSICO, e existem diversas maneiras de fazer isso e eu ainda estou fuçando e aprendendo ainda rsrs...espero ter ajudado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço