Olá pessoal,

  Sou estudante e estou fazendo um projeto de iniciação científica em que um tablet rodará um aplicativo que funcionará da seguinte maneira:

1) Deficiente físico seleciona uma opção por exemplo acender a luz

2) Informação é passada ao supervisório ScadaBr

3)Luz é acesa

Porém estou somente no segundo ano de Sistemas de Informação, então não tenho muita base e não sei muito ainda sobre o ScadaBr, principalmente quanto como poderei fazer essa comunicação. Creio que será um grande desafio, e como eu estou perdida aceito sugestões.Se vocês puderem me ajudar, pelo menos me dar uma luz de por onde começar agradeceria muito.

 

Atenciosamente,

  Juliana Salgado

Exibições: 1207

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite Juliana.

Você deve começar pelos pontos críticos.

1 - a comunicação - o próprio tablet vai impor qual o meio físico que você irá usar para a comunicação.

    Acredito que você pode pensar no WiFi ou Bluetooth. Na loja do lab de garagem existem varios módulos a venda.

2 - aqui no blog você encontrará muitas discussões sobre a comunicação WiFi e módulos prontos para usar com o Arduino.    Não tenho experiencia com isso, portanto não posso ajuda-la.

3 - Acho o ScadaBR totalmente dispensável neste caso. Como é um aplicativo pronto, faze-lo funcionar com a      comunicação serial que você for usar pode ser complicada e você não vai aprender muito com isto.

4 - Protocolo:

     Você pode desenvolver um protocolo simples entre o tablet (mestre) e os slaves(acionadores), permitindo que você controle a rede que você criar, ou procurar algo pronto.

     Por não conhecer detalhes da comunicação WiFi, não sei se existem protocolos prontos nas bibliotecas do Arduino.

     Se não houver, considere um protocolo padrão e simples, O MODBUS (que você usaria com o ScadaBR) é simples e      existem bibliotecas prontas  para o Arduino.

Foque primeiro na conexão entre os módulos, depois foque na implementação das funcionalidades do projeto.

Espero que estas idéias sejam uteis.

sem scadabr  talvez te ajude  qual o sey skype?  tem conhecimentos de PHP?

Muito obrigado pelas respostas pessoal, eu realmente necessito utilizar o ScadaBr pois trata-se de um projeto de iniciação científica onde o responsavel pelo deficiente pode supervisioná-lo do trabalho por exemplo, por isso não terei como escapar. Andei dando uma lida e vi que a ligação do MODBUS gera vários problemas mas ainda estou longe dessa estapa, mas já sei que será indispensável.
Quanto ao modo de supervisão ainda estamos pensando se vamos utilizar o ScadaBr no celular pois pelo que li tem que ficar atualizando a pagina, mas continuo em duvida quanto como comunicar o tablet ( que possui o aplicativo) ao Scada,mas a comunicação a principio via wi-fi com a placa.
As idéias foram muito úteis,
Obrigada Juliana

Juliana,

embora concorde com os colegas que não seria necessário usar o ScadaBR, vejo que seria possível sim utilizá-lo.

Temos um grupo forte aqui que desenvolve esse sistema. Eu mesmo uso o ScadaBR para várias funcionalidades. Incluindo servir as informações na internet e monitorar/executar tudo remotamente.

Acho que o aprendizado vem de sua dedicação. Temos muitas áreas que precisamos fortalecer. Infelizmente a equipe que trabalha com este software é pequena e acaba pesando para a equipe fazer tudo que precisa.

Eu tenho uma rede RS485 rodando MODBUS serial e MODBUS IP.

A cada dia se aprende mais e pode se descobrir nova funcionalidade.

Estamos ai para o que pudermos ajudar.

Concordo com você, e pretendo me dedicar muito. Nossa intenção é supervisionar de preferência pelo celular mas tenho visto que há muitos conflitos com o navegador mas iremos futuramente testar.

Agradeço desde já a colaboração.

o bicho não é tão feio quanto parece. Como o scadabr roda num browse basta acessar o browse via wi fi do tablet e solicitar o pedido. já as conexões podem ser feitas via RS485,  Modbus RTU, ModBus IP, temos vários produtos de conexão com equipamentos, podendo ser rápido e facil a implementação,sem muita enrrolação

Perfeito Adriano,

Usar o tablet como client é uma opção que facilita o uso, pois o usuário não precisa instalar nada no tablet ou no smatphone.

Entretanto, você esqueceu de mencionar que o SCADABR deverá ser instalado em um PC ligado as interfaces de hardware, atuando como um servidor. 

É a mesma instalação mostrada nos diversos tópicos e tutoriais mostrados aqui no LDG, ou seja, o PC com SCADABR é ligado aos escravos arduino via uma interface de rede RS485.

E o tablet irá acessar via browser os serviços.

Abraços.

 

Wiechert,

eu não entendi quando falaram que precisa ficar atualizando a página. Vc percebeu isso? Pra mim ela funcionava bem nos browsers novos nos smartfones.

Sidney, 

Desconheço esta informação, mas pode ser devido a alguma configuração no browser, visando economizar recursos da rede, neste caso seria preciso verificar as configurações do browser e de rede do aparelho (tablet ou smartphone).

Abraço.

Nossa muito obrigado pessoal! Estou bem mais aliviada com essas informações, vou continuar me empenhando
Nossa muito obrigado pessoal! Estou bem mais aliviada com essas informações, vou continuar me empenhando

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço