Boa noite, estou mexendo um pouco com um projeto e se mostrou bastante complicado, resolvi simplificar usando Attinys, mas ai há um problema, precisaria me comunicar entre todos e uma central, então gostaria de tirar uma dúvida.

Inicialmente terei por volta de 20 attinys com um RS485 em cada, então teríamos 2 fios, um de envio e outro de receber dados, minha dúvida é:

Posso "jogar" dados entre todos os Attinys nesse cabo? Por exemplo, jogaria os dados do último Attiny no fio, ao mesmo tempo o primeiro attiny também joga os dados no fio, isso começaria a misturar os dados? Ou há algum sistema de prevenção, do RS485 para isso?

Acho que não fui muito claro, mas se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

Exibições: 462

Responder esta

Respostas a este tópico

Lembro que perguntei aqui mesmo há um tempo sobre outro projeto que iria utilizar um método de comunicação, no fim me recomendaram usar o RS485 por culpa da distância, aguenta até 1.3 km.

Obrigado pela ajuda.

Amigo,

tenha só cuidado com uma coisa. O RS485, que já uso faz tempo, é uma comunicação diferencial entre os dois cabos A e B, e devem estar ligados com GND comum.

Então sempre ando com 3 cabos entre os slaves.

Lembrar também que pode ser RS485 half duplex, ou RS422 full duplex.

Estuda isso direitinho para não se enganar.

Valeu pela dica, tenho uns RS485, usei 2 há um tempo e acabei comprando 10 deles, vou dar uma olhada na diferença.

A questão de cabos nem faz muita diferença, acho que passarei um cabo de rede para isso, então teria fio de sobra ali.

Obrigado pela ajuda.

João,

No RS485, tem alguns conceitos a respeitar, quando um fala o outro escuta, toda a comunicação parte de uma solicitação do server, pelo que sei!... 

Quanto ao seu projeto os escravos podem responder a solicitação do mestre um de cada vês, ficaria mais fácil gerenciar a rede evitaria colisões de dados, logico um pouco mais lento, mas eficiente.

Abs.

Mauricio Ortega

Valeu, era essa a dúvida, então acho que terei que programar o master para disparar dados para todos, se coincidir com o valor do "ponto" (slave), então o slave responde.

Obrigado pela ajuda.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço