Bom dia. Eu sou novo no Lgd.

Estou comesando a mexer com Arduino a duas semanas.
Estou tentando fazer com que varias placas de Arduino se comuniquem com uma unica placa master que ira contar quantas delas placas estão com uma determinada saída digital (em 1 ou 0) e esta também mostrara este valor (quantidade) no display.

As ligações entre estas placas com o RS485 eu sei como fazer, mas como mandar estas informações e como ler estas informações eu não sei como fazer. Eu não entendo nada de comunicação.
Se alguém puder me dar uma luz eu agradeço.

Obrigado

Exibições: 312

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia.

Você precisa definir um protocolo proprietário, ou usar o modbus RTU que já é bem conhecido no meio da automação. Mais em geral cada placa slave terá um ID distinto e o master fica solicitado uma a uma. Se for bastante placas, vai ter um scan bem lento, coisa de segundos.

Att.

Jucelei Freita

Obrigado pela ajuda.
Se cada placa vai ter um ID então no programa do master ele vai ter que chamar cada placa.
Se por acaso tiver que trocar uma placa slave tenho que substituir para o mesmo ID

Obrigado

Isso.Ou voce  pode usar um array de dip switch para poder configurar as placas pelo hardware mesmo, sem necessidade de atualização de firmware. Não sendo da minha conta, mais onde ira usar isso. Precisa realmente de um Arduíno pra cada slave?

A ideia é de controlar/indicar locais de armazenagem.
Deve ter outras formas de fazer isso, mas o Arduino achei muito interessante e pratico.

Denis,

estamos bem avançados nisso. Vc terá que usar a biblioteca modbus RTU de um autor chamado JPzometa.

Existe a master e a slave. Eu estou com arduinos escravos, usando modbus e RS485 e como mestre o SCADABR.

Funciona bem. Tem que configurar algumas coisas, principalmente velocidade, mas nada impossível.

Obrigado Sidney.
Estou montando o conjunto físico e irei começar fazer os teste.
Qualquer duvida volto a perguntar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço