Caros,

Preciso que haja uma comunicação entre os arduinos Mega e Due. O Mega irá dispor de valores como distância (de 5 sensores) e leitura de encoders.
A primeira forma pensada foi por tx/rx (comunicação serial).
Já tive uma certa dificuldade em fazer funcionar corretamente esta comunicação entre dois Megas (não é simples de fazer isso?). Mas ainda sim, entre Mega e Due acredito que enfrentaremos alguns problemas:

1- A voltagem de trabalho do Mega é 5V e do Due é 3V.
Se eu fizer um divisor de tensão do Mega para o Due e utilizar transistor como chave do Due para o Mega, irá funcionar corretamente a leitura? (Levando em consideração o tempo de resposta dos componentes envolvidos.

2- O clock dos arduinos são diferentes.
O tx/rx, quando setado o mesmo bitrate (acho que é este o nome), não influência na comunicação?

3- O tx/rx funciona como uma pilha (FIFO), certo? Pensando nisso, precisaria usar uma porta com interrupção para ajudar no tempo da comunicação. Mas o High do Due não é percebido pelo Mega (porque o Due é 3.3V). Um transistor neste caso também resolveria meu problema? Seria possível eu fazer o uso da interrupção de borda de descida (fornecida pelo outro arduino), como pull-up?

A segunda forma pensada de comunicação seria o Mega em  (com o máximo de 3V) PWM enviar uma voltagem como "código" sendo lido pelo Due diretamente pela porta especial DAC (se eu não me engano é esse o nome, que consegue ler PWM) sem precisar de outros componentes. Mas precisaria montar um (resistor com capacitor) se quisesse ler pela porta analógica do Mega um valor PWM do Due.

Alguém poderia me esclarecer estas dúvidas ou tem alguma idéia diferente?

Exibições: 210

Responder esta

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço