Olá pessoal, a algum tempo, senti a necessidade de um compressor em meu laboratório, sendo assim fiquei interessado na CONSTRUÇÃO de um compressor. Bem aqui estou para começar, acabei de pegar o reservatório de ar, que é um botijão de gás refrigerante de ar-condicionado. Assim logo, estarei adquirindo o motor que irá encher o reservatório e as conexões. Segue uma foto de como é o reservatório, logo estarei mostrando o resto do processo.

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Cuidado ,pois qualquer erro o seu projeto pode se tornar uma BOMBA !
O reservatório de R22 não foi projetado para resistir as cargas cíclicas de um compressor de ar !
Resíduos de gás somadas a umidade do ar , que condensara no reservatório podem ser corrosivas comprometendo a integridade física do reservatório.
Os controles de segurança para desligar o motor , antes de atingir a pressão máxima , devem ser a prova de falha !
Levando tudo isso em consideração e vendo que um compressor comercial de 2HP , com reservatório maior , toda a segurança , e já com os registros e reguladores de ar incorporados custa menos de 400 Reais , não recomendo que seja feito de forma Amadora , pode custar sua vida , ou de seus entes queridos , e nunca vai ser tão bom quanto o comercial , mesmo os chineses ( o Inmetro não deixa ser comercializado se não apresentar TODOS os quesitos de segurança , e passar nos testes ).

Olha, essa contribuição do Enio foi fantástica.

Concordo plenamente. Não se arrisque por áreas que não conheça e sejam perigosas.

 

Obrigado Enio por sua vigilância.

 

Sou o primeiro a incentivar os projetos , mas devemos sempre nos questionar sobre os perigos a que estamos expostos , principalmente quando o assunto e ENERGIA ACUMULADA ! Seja de forma química , gasosa , elétrica , mecânica , etc. Se esta acumulada , pode vir a ser liberada e se a liberação for instantânea , BUUUMMM , Era uma vez um garagista !

Exatamente Enio. O pessoal (mais leigo) parece pensar que acumular energia é igual a fazer um cubo de gelo. Esfriou...tá lá...nada vai mudar...e de repente...BUM!!!

Que se diga de capacitores, molas, vapor na panela de pressão (inclusive com a válvula "funcionando"...). A 32 anos trás eu ví um cara quase ficar sem os braços pq. estava "fazendo um projeto de ciências" e "calculou errado" a caldeira do motor a vapor que estava fazendo dentro do SENAI (sob supervisão, CIPA, etc...). Imagine os riscos no "fundo de quintal"???

No 1o. dia de aula na área técnica em minha vida (34 anos atrás!!!!), o professor Osvaldo chamou todos a seu "púlpito", fez a rodinha e disse uma coisa que "ouço" como se fosse agora: Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço. Resultado: Mais vale um covarde vivo que um corajoso morto.

Certa vez vi um cara que queria aumentar a capacidade de seu veiculo GNV , mas achou "muito caro" um cilindro homologado extra.

O expertão achou no ferro velho um cilidro P90 para gas GLP ( para leigo , tudo é gas ) e o instalou em paralelo com o cilindro original de GNV. Obviamente ao chegar ao posto o frentista se recusou a encher o cilindro , porque não era de GNV.

O mega expertão , então , pintou o cilindro de amarelo , e foi num outro posto de GNV.

O que ele não sabia , é que a pressão  no GLP gira em torno de 140 psi e no GNV alcança os estupendos 3000psi.

Resultado , a explosão ( que não pegou fogo , foi só a pressão ) explodiu a caminhonete do bandido , que virou do avesso que nem uma pipoca ! fora o telhado do posto de gasolina que sumiu !

Oloco, tbm fraco, 3000 psi...

Mas e o cara? O Frentista? A Dilma? O que aconteceu com eles?

segue o link de onde saiu a foto : http://gaspoint.com.br/gnv/baratinhas.asp , neste caso,por incrível que pareca ninguém estava próximo ao veiculo , e ninguém se feriu gravemente.

Algumas pessoas acham que regras de segurança não servem pra nada, e são só "frescura", ai nós temos prédios desabando, bueiros explodindo, lanchonetes voando pelos ares e pessoas morrendo e se ferindo gravemente. Conheci um "técnico" eletricista, que simplesmente jogou 220V pra dentro do apto do cliente, torrando todos os aparelhos que existiam na casa, simplesmente porque ele achou que aquele fio era o correto, saber usar um multímetro nem pensar né ?, e ai vemos esses absurdos pelo Brasil afora e simplesmente dizem que foi acidente. 

O Brasileiro , tem essa cultura de dar um jeitinho , de achar que faculdade é só para obter o canudo , o que interessa é arranjar um empreguinho bom e tudo bem.

Se der problema a gente engraxa o cara e toca a vida.

Trabalhei muitos anos na manutenção de aeronaves , voava quase todo dia , e posso dizer que alguns dos pilotos que conheci , que pensavam deste modo , não estão mais aqui para argumentar . Eu mesmo impedi vários acidentes , negligencia do piloto , não checou algo importante , e na hora da decolagem , se o Benatão não estivesse ali ...

É uma questão cultural , fonte de corrupção e do sub-desenvolvimento , e tem gente que se orgulha disso !

Abração.

Enio.

Um motor de geladeira serve perfeitamente para isso, fiz um a algum tempo atras  funciona até hj perfeitamente.

O perigo não e comprimir o ar , e armazena-lo sob pressão !

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