Comparação entre Motores de Passo e Servomotores

Pessoal, procuro por material que fale de vantagens e desvantagens de motores de passo e servomotores.

Para um projeto de IC que desenvolvo preciso escolher o que melhor se encaixa mas ainda assim quero construir uma base sólida para construção do artigo.

Alguém teria algum material para indicar ou passar?

Os parâmetros que procuro analisar tratam de nível de vibração, custo, estabilidade, precisão, consumo, ruído, etc.

Exibições: 2957

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Danilo

Há uma comparação aqui(link)

Mais detalhes aqui  http://labdegaragem.com/forum/topics/montar-um-girocam

Alem do material citado gostaria de acrescentar algo.

Os motores de passos apresentam vantagens significativas em aplicações de baixa potência e baixa rotação em aplicações de posicionamento.

As vantagens vem do fato de não necessitarem de encoders no eixo de saida para determinarmos a posição, uma vez que a resolução do movimento é parametro contrutivo do motor, consequentemente utilizam um circuito de controle trivial do tipo liga /desliga. E produzidos em larga escala acabam ficando mais em conta dos que os servomotores

Já os servo motores são mais velozes e potentes e contam com uma variedade enorme de tipos de motores,  a maior desvantagem que é a necessidade do encoder no eixo de saida e uma técnica de controle mais apurada  tipo um algoritimo P.I.D vem deixando de ser uma desvantagem, os atuais encoders absolutos magnéticos baseados em array de pastilhas de efeito Hall e os potentes microcontroladores tipo o ATMEGA 8 rodando um algoritimo do tipo P.I.D anulam as vantagens dos motores de passos em muitas aplicações atuais de posicionamento , com maior velocidade e  precisão !

Abços

Joe,

Muito obrigado pela ajuda. Iniciei o estudo do material que me mandou. Ainda não estou familiarizado com os dispositivos auxiliares então tive que abrir um parênteses na pesquisa direta dos motores para entender os drivers.

Acredito que para o meu caso o melhor será o servo pois não tenho como prever qual será a deflexão do braço mecânico. Assim, tendo a referência do servo posso colocá-lo na posição original quando quiser sem precisar fazer a suposição do deslocamento em passos.

Ok ! vá em frente

abços

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço