Alguém tem alguma noção de como fazer a configuração de um CLP S7 para comunicar com protocolo modbus RTU ou IP, pode ser qualquer informação, só para me direcionar em uma pesquisa que me leve mais rapidamente a resposta da pergunta que eu fiz.

O objetivo é integrar com o scadabr.Pode ser por meio de outros protocolos tb atendidos pelo Scadabr, mas acho que o modbus deve ser mais facil de se comunicar.

Exibições: 2484

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia,

 

Não sou expert em Clp, mas estava com exatamente a mesma dúvida mas abandonei pois mudei meu projeto por outros motivos.

Pesquisei acerca do S7 1200 da siemes. Vi que para comunicar modbus presisa adiciona blocos de comunicação, se vc já programou no TIA, deve conhercer alguns blocos, deve ter lá um bloco Modbus slave e um Modbus Master.

Pesquise como configurá-los.

Espero ter sido útil.

 

Realmente vi que para utilizar o modbus a gente tem que comprar uns modulos de comunicação a parte, no geral ainda estou caçando a informação, qualquer coisa vou postar aqui, obrigado pela resposta

Ah, verdade! tem que ter o módulo RS485. Ou comunicar modbus TCP/IP pela conexão eternet, mas não sei se é possivel.

Qual software você está usando para isso? Eu uso o S7-1200 que usa o TIA PORTAL e sei que o TIA programa algumas outras cpu's. Tive um projeto que usei o ModBus RTU talvez posso ajudar.

Eu, como todo curioso, fui olhar esse CLP.

Fiquei com algumas dúvidas: o PROFINET é o protocolo de comunicação? Ele equivale ao Modbus?

Caro Jonatan,

Estou vendo qual são as melhores possibilidade de comunicar com S7-400, eu estou dando apoio a um colega que esta fazendo mestrado, no geral, não sako quase nada de equipamentos da siemens e venho estudando a pouco tempo, no caso só temos o modulo principal 417-4H que vem com uma interface profibus(se não me engano, e uma interface MPI), vc sabe como posso fazer uma comunicação entre essa interface 417-4h com um PC rodando supervisorio scadabr.

o scadabr trabalha com alguns poucos protocolos

modbus RTu

modbus IP

http (get, put)

snmp

Dnp3 Ip

bacnet Ip

Mbus

JMX

OpenV4j

IEC101 serial

IEC101 ethernet

SQL

OPC DA

FHz4J

OPC DA

ASCII serial

Então esses são alguns dos protocolos que pode se utilizar no scadabr

MPI e nem Profibus

e agora tem algum jeito  sem ter que comprar modulos ou cards ??

se tiver que comprar alguma coisa que seja relativamente barata

bem agradeço a atenção

Adriano falando do supervisório:

Já trabalhei com o ScadaBR e usei o modbus rtu e não tenho experiências com Profibus e MPI.

Já do lado do clp:

Usei um s7-1200 com um módulo de comunicação específico para modbus e tenho até a programação. E o suporte da Siemens para clp é ótimo, ao menos comigo foi assim.

Se eu puder ajudar em alguma maneira...

olá Jonatan, preciso programar o S7 1200 no modbus slave, seria possivel voce me passar o código do TIA, pode ser o pdf gerado.

Se não for pedir muito, pois sei que deve ter dado trabalho.

Grato,

 

Sim, mas a minha programação foi feita em modbus master (Acho que muda pouca coisa). Te aconselho a entrar em contato com o suporte da Siemens e pede pra falar com algum técnico do TIA,pois tem algumas conf de hardware que devem ser feitas. O Denilson é feraaaa e gente boa paca. E qual maneira que posso te enviar os arquivos?

Anexos

Feito, Sem palavras muito obrigado,

ok

O problema é justamente esse, eu quero usar só o módulo 417-4h, mas até onde sei eles só tem o profibus e o MPI, e eu precisaria de mínimo, acredito, ter uma placa MPI no PC.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço