Não sei se o título ficou bom.. mas vou tentar explicar minha dúvida...

Tenho um ventilador, e este possui um Potenciômetro para regular a velocidade do mesmo... A velocidade é regulada de acordo com os valores enviados pelo Potenciômetro e recebidos pela placa controladora(?) do ventilador e repassado aos motores/servo-motores para fazer o ventilador girar? está correto?

Queria ligar isso ao arduino, e simular o Potenciômetro com o arduino, claro que, só mandando os devidos valores para a saida, assim não preciso colocar um Potenciômetro ligado ao meu arduino...

Resumindo tudo, eu gostaria de controlar a velocidade do ventilador apenas mandando os valores pelo arduino sem usar Potenciômetro, porém, como vou saber se tenho que mandar 100 ou 1000? os Potenciômetros tem um range de valores padrão ou os valores são variaveis e cabe a placa controladora definir?

Acredito que isso meio que entra na parte de "hackear" objetos eletrônicos, que é o que eu gostaria muito de aprender.

Obrigado desde já!

Exibições: 6447

Responder esta

Respostas a este tópico

Broder pela minha pequena experiencia acho q vc deveria usar um triac com sua porta ligada ao arduino(da uma lida sobre traic).E quanto ao motor do giro, isso depende da velocidade do giro, quanto mais rápido o giro das pás mais rápido o giro do ventilador,mas se quiser incrementar pode por um servo para "apontar" o ventilador pra vc vc quizer.

Lucas,

Vc está se referindo a um ventilador normal de corrente alternada ou algum ventilador de corrente contínua?

Posta ai o modelo do ventilador pra gente da uma olhada....

Quando falei sobre o triac estava pensando em um ventilador de CA.

Eu acho que o caminho não é simular um potenciômetro, mas aqui vai uma explicação sobre ele como cultura geral... Um potenciômetro é um resistor variável, conforme você mexe o eixo varia a resistência. Existe um quantidade bem grande de valores para potenciômetros. Não é exatamente trivial fazer um "potenciômetro digital", isto é ter uma resistência controlada por um microcontrolador.

O mais fácil é você substituir a placa de controle do ventilador por um circuito que permita ao Arduino controlar o motor. Este circuito depende do tipo de motor que tem no ventilador (AC, DC, etc).

Lucas,

 

Se o teu ventilador é do tipo CA (desses que compramos em qualquer loja de eletrodoméstico) a velocidade dele não é controlada por potenciômetro e sim por uma chave de 4 posições. Nesse caso fica fácil controlar pelo arduino usando relés.

Agora se realmente teu ventilador usa potenciômetro, nesse caso o motor deve ser de CC, é muito fácil vc saber qual o valor do potenciômetro, basta usar um multímetro, que é o aparelho usado para metir tensão, corrente, resistência e outras coisas mais.

Ventiladores de Teto (por tanto, CA) usam um Triac para controlar a tensão sobre o motor.

Pesquisa sobre dimerização usando TRIAC.

Basicamente vc vai ter um hardware, e vai injetar um sinal de PWM na entrada dele.

O circuito amplifica esse sinal e vc tem a tensão variando entre 0-220v(ou 110).

Assim, vc  controla a intensidade de uma lampada incandescente ou a velocidade de um motor.

Exemplo de circuito:

Eu não sei o tipo dele, estou tentando achar a marca para procurar o modelo... assim que chegar em casa hoje posto umas fotos do circuito dele para ver se ajuda... pois sou iniciante nisso. já consegui ligar a lâmpada... e agora estou partindo para o ventilador.

O botão dele tem 3 chaves, uma para ventilação, uma para OFF e uma para Exaustão... essas chaves são ligadas a um mini circuito que contém um potenciômetro que regula a velocidade do ventilador..

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço