Olá garagistas,

 Vou fazer um projetinho didático com o lm35 e preciso de uma ajuda pra ftirar a temperatura da água com este sensor, o básico é colocar o lm35 dentro da água pra ter a precisão mais certa, porém isso causaria problemas pro sensor ,no mínimo um curto, como posso ter a medida mais correta possível? ou como posso megulha-lo na água sem ter um curto ou coisa parecida?

Toda a idéia é bem vinda.

Exibições: 5477

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Adriano,

Você pode usar este sensor: http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/34-sensores/sensor-de-te...

Ou então encapsular o LM35 usando um "espaguete" ou tubo termocontrátil, ou ainda envolver o LM35 em uma gota de de silicone, ou cola quente, ou ainda com araldite.

Todas elas vão isolar o sensor eletricamente, mas também vão provocar um certo "delay" na resposta do sensor, mas ainda assim não deve interferir na precisão do sensor. É importante que não fique ar entre o sensor e o isolante, e que a camada seja a mais fina possível, para não interferir.

Abraço.

Pinte o sensor com uma fina camada de verniz isolante (o memso para fios de enrolamentos), ou similar.

Essa é uma pergunta que sempre quiz fazer e nunca lembrei.

Parabens por ter a feito.

Essa imprecisão da leitura que podemos ter, que eu estou chamando de ruído, pode ser minimizada?

Pensei em fazer uma média de dez leituras em 1 segundo.

O que acham?

Eu fiz um esquema para os sensores DS1820, as vezes você consegue encontrar alguma pessoa que tenha a ferramenta certa (normalmente quem mexe com refrigeração deve ter)

https://plus.google.com/u/0/photos/107140932737764384824/albums/578...

marcelo,

pelo que vi, parece que vc isolou um lm35 naquela ferramenta que vc montou, me parece um pouco complicado pra um projetinho didatico, vou tentar as outras alternativas dadas.

obrigado pela informação

e agradeço a todos o apoio.

Não é um LM35, pois eu desisti de usa-lo, pois para o ambiente onde preciso aplicar as medições, o ruido era mais forte que o sinal do LM35 e também precisava de mais leituras que os 3 que o arduino  Duemilanove ia permitir (para leitura de temperaturas negativas tem que usar 2 entradas analógicas).

Esse que você está vendo é um DS1820 que é um termômetro digital.

Os primeiros testes que fiz foram usando o LM35 com termo retrátil, mas de qualquer maneira ainda infiltrava água e eu perdia o LM35.

Se você for em algum lugar que faz reparo em geladeira e pedir um pedaço de cobre de 5cm com esse tipo de flange, o cara não vai ter coragem de te cobrar, e você terá um LM35 eterno...

Marcelo,

descupe mas o cobre eu até conheço mas o flange não sei bem, teria como me explicar melhor pois essa solução parece ser a melhor

Essa é ferramenta, ela faz uma flange do tipo LUVA e fica parecido com um cópinho, 99% de chance do cara ter essa ferramenta no kit de flangeador... Ou você forçar dentro do tubo de cobre com algo cônico que vai fazer o mesmo efeito, eu só usei essa ferramenta pois tenho aqui disponível

Marcelo,

Mas depois eu coloco o lm35 dentro desse "copinho" e depois eu  soldo um fio de cobre na saida do sensor, e o que me parece quando o cara fizer o flange com o lm35 dentro desse "copinho" ele vai ficar isolado de vez o que é bem o que quero pois assim posso tirar medições de várias soluções.

você pode me explicar melhor como posso fazer isso, pelo jeito vc teria quase que desenhar, mas vou rever as fotos postadas por vc pra ver se entendo melhor isso.

Realmente,

mesmo vendo as fotos não entendi como meu lm35 vai ficar bem isoladinho , vc vai ter que desenhar rsrsrsr

Eu primeiro, soldei os fios, coloquei um pouco de silicone no "copo", coloquei ele dentro e depois preenchi o tubo com silicone.

Como a parede do tubo depois de fazer o copo, fica pouca coisa maior que o diâmetro do chip, é só preencher com silicone.

Blz Marcelo,

Vou correr atrás desse material, agora entendi

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço