Olá pessoal, minha próxima etapa no ciclotelêmetro é controlar a carga do pedal, em função da velocidade.

(acompanhe o projeto completo que postei aqui: http://labdegaragem.com/forum/topics/cicloergometro-para-medidas-de...)

A duvida é, como fazer isso, se a medida que eu tenho sobre a carga do eletroíma é em bits (12b), ou seja, entre 0 a 4095, e os estudos científicos com ciclotelêmetro medem esta carga em newton-metro nM?

como converter de bits para nM?

Um estudo (Lakomy-1986) que li fez um teste interessante: 

A flywheel foi acelerada a aproximadamente 105 rpm com diferentes níveis de carga e foi medido o tempo que ela levava para desacelerar de 105 rpm até 0 rpm.

Apesar de neste estudo ter sido usando um cicloergometro de fricção, acho que este estudo é bem reproduzível utilizando o eletroímã como carga.

Ainda assim, terei valores relativos, e não um valor objetivo do torque exercido no pedal.

Exibições: 1007

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite Saulo, 

Use um battery pack (de samrtphone) para alimentar o Arduino. 

A saida USV fornece 5V. 

Não há espaço físico pra isso Gustavo, a haste do pedivela tem só 17 mm, não dá pra ser muito maior que isso.
Obrigado Rv... O intuito é melhorar.

Mas qual bateria estava pensando em usar? 

Envie as especificações. 

Para aumentar a tensão de 3,7V para 5V precisará de um regulador Step UP (Boost). 

Bateria alcalina 9v

Já tá usei StepUp, mas matava a bateria em 10 minutos de uso. A desvantagem da alcalina é não ser recarregavel.

Acho que a capacidade da 9V alcalina é muito pouca. E não é recarregável, como disse. E cara também. 

E ainda  usar o regulador interno do Arduino que é pouco eficiente, vai perder energia. 

Qual bateria usou com step UP? E qual regulador step up usou? 

Creio que usei uma de 240mAh o stepUp não me recordo, posso tentar com uma célula 18650

Saulo, quando eu disse usar um battery pack, era esse da Sony. Um pouquinho maior do que uma 18650. 

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1006535-REG/sony_cpvl_1400_m...

Eu tenho um desses - 10 cm x 3,5 cm

Vou procurar esse Gustavo, o que tenho é maior, com 4 células.

Atualização

Extensômetros aplicados, mas não tenho certeza se da forma correta.

Hoje apliquei os extensômetros, 2 em cada lado da pedivela, tudo ocorreu normalmente até que tentei realizar o primeiro teste:

leituras zeradas, não sei ainda qual é o problema, mas levantei algumas hipóteses:

A cola usada atrapalhou (só tinha ciano acrilato);

  • Deveria ter aplicado em sentidos opostos;
  • Errei o ponto de fixação(Segui a simulação de estresse);
  • Devo usar configuração meia ponte;
  • A Strain gauge é muito pequena (cerca de 8x4mm);

Vou começar testando a mudança de configuração, mas não tenho resistores tão precisos para completar a ponte, apenas trimpots.

Boa noite, 

Acho que você se equivocou a usar esses extensômetros. 

Nesse caso eles não conseguirão medir nada mesmo. 

De onde tirou essa ideia? 

Veja o artigo que o Ruy citou:

http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/7590/1/PG_CO...

Sobre o tamanho, só descobri ao receber os extensômetros em casa

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço