Comprei um mega 2560 com R3 mas não sei se realmente é R3.

Podem me dar dicas (é compatível e não genuino)?

Estou anexando foto do americano com o qual o meu parece a menos do layout.

E no meu não tem os pinos dentro do círculo amarelo.

Obrigado 

Obs. o meu não tem o pino IOREF como aparece no arduino.cc

Exibições: 699

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Rodolfo,

    Como você sabe não existe essa de arduino "pirata" o arduino é open source, o que é proibido é a galera utilizar o nome arduino ou genuino, mas até você se quizer abrir uma fabrica no quintal de casa, todos os esquemas de todas as placas estão disponiveis pra baixar no site arduino.cc

   Logo, a melhor forma de você saber se realmente um arduino é o que ele indica, é espetando ele no seu pc, abrindo a IDE, escolhendo o modelo (no seu caso arduino mega 2560) nas opções de placas, e mandando carregar um sketch pra ele, pode ser o blink mesmo,  se ele carregar e executar é porque é o arduino indicado.

   Só uma ressalva,  apesar de não existir essa de arduino pirata,  existem peças fabricadas com mais e menos qualidade, ou seja, aquelas oficiais indicadas no site arduino.cc tendem a ser fabricadas por empresas licenciadas e sofrem fiscalização de qualidade, o mesmo não acontece com vários produtos made in china,   logo, uma pode vir com capacitores mais robustos do que o da outra,  mas isso não faz uma ser menos arduino do que a outra, todas as duas são.

   Logo, não grila,  se tentar upar o codigo e ele upou legal e executou, então tá tudo certo.

O que acontece tbm eh por ser clone alguns modelos vc tem de instalar o drive pois ele nao eh reconhecido pela IDE, se voce tiver esse problema da uma olhada no chip perto da USB se ta escrito CH340G.

Voce pode fazer uma doacao para Arduino tbm rs

Se usa USB  CH340G deve ser clone.

O original parece que usa ATmega16U2.

https://www.arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardMega2560

https://www.adafruit.com/products/191

Verdade,

    Tinha esquecido desse pequeno detalhe,  o CHIP FTDI que faz a comunicação USB-SERIAL tem um custo considerável pra a galera que fabrica as placas, li em algum lugar que eles tavam clonando esses chips, mas ai as empresas que fornecem eles começaram a atacar no software, dai a ideia era que quando você atualizasse o software do seu PC e ele identificasse que aquele chip era clonado ele chegaria a danifica-lo,   ai a galera da china partiu pra o óbvio eles desenvolveram um chip FTDI proprio, que é o CH340.

   É interessante que seja dito que a função , em principio, desse chip é apenas upar o seu codigo para o AVR principal(atmega328, atmega2560, etc.),  ou seja, depois de upar ele fica ocioso, salvo caso que seu sketch tenha comunicação serial,   e que em casos como o Arduino Pro mini, essa parte do circuito nem existe,  você utiliza um externo qualquer.

   Resumindo, eu não chamaria um arduino com CH340 de clone,  chamaria de Alternativo,  visto que em teoria todo o resto é igual.

   Volto a sugerir,  abra a IDE escolha Arduino Mega,  em seguida espete ele e manda upar um codigo blink,  se ele upar e o led começar a piscar, então tá tudo perfeito.

  

Funciona legal

Somente não tem um dos ICSP

obrigado

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço