Olá, eu já procurei em toda a parte pela internet e ainda não encontrei nada sobre o assunto. Eu tenho um gravador de pic e alguns pics naquele formato retangular com saidas de dois lados



è facil achar gravadores e informações sobre esse tipo de microcontrolador. Porém eu vou precisar usar um GPD6300A que tem saidas dos quatro lados e eu não encontro informação nenhuma sobre gravação de pics nesse formato

Alguém pode por favor me dar uma luz nesse assunto e me mostrar como eu posso gravar isso com que ferramentas?

Exibições: 1395

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu não conheço esse PIC, inclusive... Não conheço nenhum PIC...

Mas modernamente a gravação dos microcontroladores costuma ser ISP, ou seja: Primeiro vc solda ele e depois grava. Antigamente se usava protocolos complexos como o JTAG, mas modernamente são mais simples, como os que a Atmel usa tanto para os 8051 quanto AVR ou ATMEGA.

Enfim, procure o fabricante para confirmar mas acredito que vc não precisará manipular ele em um gravador antes de soldar. 

Por outro lado, esse integrado que vc citou não é, ou pelo menos não parece ser, um PIC. Nas minhas buscas aqui foi dito que é um tocador de MP3 com FM. Possivelmente ele nem precisa de gravação. Se precisa certamente o fabricante buscou um meio de grava-lo em circuito. Abrir a embalagem para gravar o componente dificulta muito para depois fazer a montagem por maquina.

Existem sim adaptadores de DIP para SMD, mas são itens obsoletos: 

https://www.google.com.br/search?q=dip+to+tqfp&tbm=isch

me diz que vc não ta achando que esse GPD6300A é um pic! putz. Pelo menos foi o que deu a entender.

bom, independente do formato do encapsulamento do chip, o que importa mesmo são os pinos de programação (vide datasheet).

no caso desse pic de 40 pinos que vc postou, existe o mesmo pic em formato SMD (quatro lados como vc disse), mas é só olhar o datasheet e localizar os pinos de programação

que são:

VPP, DADO e CLOCK

além dos pinos de alimentação!

Continuando para pessoas que possam ter as mesmas dúvidas já que tem pouca informação e dificil de achar a respeito

Eu continuei procurando muito a respeito, esse microcontrolador é um QFP(formato) de 48 pinos, eu vi que você pode usar adaptadores para gravar em microcontroladores QFP e outros formatos com o mesmo gravador de pic normal. Porém é mais comum por aqui o uso do micro de 44 pinos o que torna minha busca ainda mais complicada, não achei nenhum adaptador para o de 48 pinos, porém achei para outro tipo de gravador que é caro (em torno de D$80,00), e só se encontra no exterior. Esse chip é produzido especificamente para um produto e parece já vir pré programado de fábrica. Porém eu achei absolutamente interessante ele conseguir decodificar MP3 e até FM sem nenhum dispositivo extra! Eu queria fazer alterações nesse chip ou achar um semelhante americano. Enfim isso já entra em outro assunto, vou fazer um tópico para isso.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço