[Resolvido] Como fixar placas/módulos sem furo, em superfície?

Olá pessoal!

Estou com alguns módulos que não possuem furo de fixação:

- módulo XL4015

- Módulo carregador 18650 tp4056

E possuo 2 carcaças (Fonte de computador e gravador de dvd) onde serão colocados os módulos (além de outras placas que já possuem furo de fixação). 

Os que possuem furos, são fáceis de resolver. Basta colocar a placa no local correto, marcar os furos de fixação com um lápis, e depois utilizar uma broca pequena e realizar o furo com a furadeira. Por fim, parafusar.

Entretanto, e no caso dessas placas citadas, que não possuem um furo de fixação, como devemos proceder? Devo colocar cola-quente? prender com um "lacre enforca gato"?  

Quando isso acontece, como vocês procedem? 

obs- eu sei que muita gente ai não deve passar mais por isso, mas alguma vez na vida já deve ter passado. hahahaha

Exibições: 903

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite,

Primeira coisa que eu pensei foi na cola quente, uso sempre em alterações da placas deixando os componentes "pendurados", cubro eles com cola quente sem o risco de sair do lugar. 
Mas o que pode dá muito certo é fita dupla face.

Olá Yuri. Obrigado pela resposta.

Tinha um rapaz aqui na cidade que dava manutenção em videogame, ele sempre falava que quando tiver dúvida, coloca cola quente. Entretanto li em alguns lugares que ela serve apenas para um curto período (não especificando o tempo era esse).

Você já chegou a ter algum problema com cola quente? ex: Ela descolou, ou esquentou e derreteu, etc...

Obrigado pelas dicas RV. O trilho parece ser muito bom, mas a ideia da fita encantou um pouco mais, pois é fácil de achar. Farei o teste.

Quanto a cola quente, você já teve algum tipo de problema com ela? Tem alguma observação a ser feita?

Bom dia,

Eu uso essas fitas especiais de dupla face (não recomendo a que tem espuma). 

Seguram muito bem, desde que o módulo não aqueça. 

A espessura que eu uso deve ter 1 mm ou mais. Largura = 25 mm

https://www.kalunga.com.br/busca/1?q=fita-dupla-face

Por exemplo :

Fita adesiva dupla face extrema fixação S.Fixa 25mmx2m Spiral BT 1 UN

https://www.kalunga.com.br/prod/fita-adesiva-dupla-face-extrema-fix...

Especificações

  • Aplicação: Ambiente Interno e Externo
  • Composição: Adesivo acrílico dupla face branco com liner de polietileno verde
  • Poder de fixação: cada 15cm suportam até 5kg
  • Conteúdo: 01 rolo de fita adesiva dupla face 25mm x 2m

Obrigado pela dica JGAM. 

Li a resposta do RV, e quando a patroa olhou a foto da propaganda do seu link, ela me falou que tem 2 pacotes fechados hahaha. Vou pegar "emprestado" pra fazer um teste.

Para projetos essas placas podem ser apoiadas em outras placas e soldadas. Melhor se usando um pino modu entre uma e outra:

Barra de Pinos 1X40X20 - 180°

Como se estivesse fazendo um shield de arduino. Faço especialmente com os conversores DC/DC se vc compra só o indutor paga mais que a placa toda, então coloco na placa o modulo todo como se fosse um componente, claro que pra isso já criando o componente no sw de edição de placa e tal.

Agora, pra fazer montagens caseiras... Não há limites. Pode usar o que tiver. Não existe regra, não será julgado.

Além das ideia já ditas vc pode usar arames soldáveis. A muitos anos na empresa tinha um rolo e peguei um pedaço (a empresa era minha...). Seria o arame usado para jumper em placas simples face. Lembra um terminal de resistor de 5w. 

Vc pode moldar uma peça que conecte o negativo do circuito ao negativo de sua placa. Esse unico pino dá já a ligação e a fixação mecânica. Os outros fios vc liga com algo mais comum.
Antigamente se chamava isso de "pigback" ou "Piggyback".

Se alguem falava:

"- mas que porcaria é essa?" vc falava "- É um retrofit", o kra: "heeeih ?", vc: "- Uma atualização".
Enfim, pendurar uma placa na outra é muito comum. 

Trabalhei em uma fabrica de nobreaks que tinha iso9000 e tinha plaquinhas de retrofit nos produtos. Achava absurdo, mas o kra da iso não. Se estava documentado estava ok.

Muitas vezes essas adaptações são usadas para o mal, como o pessoal que faz destravamento de videogames.

Antes das produções em larga escala era mais comum encontrar essas coisas em produtos comerciais, especialmente equipamentos de som.

Olá Eduardo. Obrigado pela dica.

No inicio eu tive receio de soldar um módulo em uma pcb, como se fosse um componente, pois parecia muito amadorismo (que é o meu caos, pois sou amador mesmo, mas não queria deixar tão evidente). Entretanto, como você mesmo citou, existem componentes de alguns módulos, que ele, isoladamente, já custa mais do que o próprio módulo, ficando inviável. (o caso do indutor no dc/dc, por você). Por isso, abracei a ideia de montar módulo em pcb, como se fosse um componente.

O problema surgiu quando a placa superou os 10x10cm, e o custo dela subiu bastante (jlcpcb). Então, me vi forçado a reduzir o tamanho da placa ao custo da remoção de alguns recursos. Entre eles, o conversor dc-dc. Assim, deixando-o fora da "pcb principal" e ligando-o através de um cabo qualquer (exageradamente, e usando sucata, vou usar os cabos das fontes de computador). Pensei em colocar um 7805, mas aquele treco esquenta muito. 

Eu tinha pensado também em fazer como vc citou. Montar o módulo em uma placa universal e, depois, ligar a placa principal, mas soava muito estranho, entretanto, após a leitura do seu comentário, vejo que essa minha preocupação é boba e totalmente desnecessária.

Obrigado a todos pelas respostas. Em breve posto meu resultado.

Olá a todos. Dando o feedback.

- Cola quente: funcionou. O problema só foi o acabamento (mas isso é culpa minha).

- Trilhos em PVC: Não testei. (priorizei os itens que tive acesso fácil)

- Fita dupla face: Aderi a este. Ela realmente é bastante forte. Fixa bem o suficiente para precisar de um pouco de esforço para remove-la, caso seja necessário. É extremamente prática (só tem que ter um "jeitinho" na hora de colocar.

- Soldar placa na placa: Aderi a esta ideia também. A principal vantagem é que o peão não precisa se preocupar com mais nada depois.

Agradeço a todos pela colaboração.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço