Como conseguir 5v e 3.3v em carros, motos, caminhões e tratores.

Tenho um projeto já pronto no Arduino, porém, vou agora passar para a placa final somente o ATMEGA328p com cristal, etc... 

Sei que já foi falado aqui sobre reguladores. Mas preciso no meu projeto, de 5v e "3.3v" para a placa de comunicação RF que só funciona nesta voltagem. 

Já ouvi tanta coisa na internet que estou a cada site que abro mais confuso. 

Estou quase usando o LM317 com o R1-330ohms e R2-1000ohms para gerar (5V) e pegar estes 5V e com outro LM317 (R1-220ohms R2-360ohms) gerar os (3.3v). 

As perguntas são:

-Vou ter interferência no meu circuito que possui um LCD e RF por causa do alternador do veículo usando os capacitores 0.1uF e 10u?

-Com estas voltagens para a bateria, posso usar dentro de uma caixa pátola sem ventilação?

-Preciso mesmo de um despicador usando de entrada 12v-16v do carro?

-É melhor usar um LM317 e para os 3.3v usar um AMS1117 ?

-Recomendam algo melhor para minha necessidade?

Obs: Vou ter que produzir 140 destes para cada veiculo da empresa. Quanto mais barato cada melhor.

Obrigado pela ajuda pessoal.

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Respostas a este tópico

Site que usei para calcular os resistores R1 e R2 com o LM317 e chegar nas voltagens de saída 5V e 3.3V >>> http://www.robotizando.com.br/calculadora_lm317.php

Neste podem ver os capacitores. 

Normalmente se usa:

12V -> Diodo -> Capacitor grande (2.200uF, por ex) - > Regulador 5V-> Regulador 3.3V.

Mas, vc precisa consultar o manual do seu regulador 3.3V para ver qual o minimo que vc pode colocar para ele regular 3.3.

Alguns precisam de 3V a mais que a tensão de regulação e outros 2.0V a mais. Depende.

Se for por ex um 7833 é preciso +2V, ou 5.3 V no mínimo para ter uma boa regulação.

Recomendo o fácil: 7805 para o 5V e 7833 para o 3.3V, ambos ligados com a entrada em 12V depois do diodo.

Mas o LM317 iria funcionar tb. Veja o preço de um e de outro+resistor+montagem do resistor+espaço na placa do resistor+custo de manutenção pq montaram com o resistor errado.

O diodo serve para 3 coisas:

1) Evitar queima por inversão de fios;

2) Derrubar 0,7v, sempre ajuda...;

3) Mais importante: Deixar o capacitor trabalhar. Um capacitor em paralelo com um ruido de baixissima impedancia teria pouca utilidade. Já colocando o diodo quando a tensão quiser cair ela pode cair que o diodo abre, impedindo por ex que esse pequeno capacitor forneça para o motor de arranque.

Para usar capacitores maiores é recomendado incluir um pequeno resistor, coisa de 2R, pq filtro = RC, um filtro com R=0 não é tão eficiente. 

Enfim, sobre aquecer... Não sei, isso não depende de que regulador linear vc vai usar. Qualquer um deles vai ter a mesma equação:

Pd=(Vin-Vreg)*I = potencia dissipada. A corrente consumida que vai determinar se esquenta ou não.

Se vc quiser dissipar muito menos vai precisar de uma solução chaveada, que não é barata.

Esse tal "despicador" não faço ideia do que seja, fiquei com medo, espero que vc esteja falando do filtro de ferrite... Creio que não, qualquer veículo que já tenha eletrônica tem baixa emissão de ruído. A partir de 1998 a eletrônica passou a ser obrigatória com a obrigação do uso de conector de diagnóstico. A melhor solução era a troca dos fios de vela por versões resistivas (tempo do Corcel/Opala), modernamente diria que não.

Uma coisa que costuma acontecer nesses circuitos é o travamento quando a pessoa dá a partida, pq o 12V cai muito, chega a 7 ou 8V as vezes. Para garantir o ideal seria usar o watchdog (se travar reseta).

Eduardo estou vendo que vc conhece bem, até por ter falado do watchdog para travamentos do ATmega, eu já andei vendo isso pq as vezes do nada o Arduino com LCD serial para. 

Aqui um carinha parece que estava fazendo quase a mesma coisa que eu, e disse que o LM317 pede ao menos uma diferença maior que 1.5V: http://labdegaragem.com/forum/topics/problema-em-converter-tens-o-5...

Lá o cara também falou do 78L33. Sera que é melhor do que o AMS1117 que é feito exatamente para 3,3v ?

O chato é que no link acima do 78L33 o cara não postou os valores do capacitor para converter 5V em 3.3v.

Usando o LM317:

http://www.8051projects.info/resources/power-supply-for-trimbles-la...


Muito obrigado pelas dicas que já deu. 

Pedro, estas ddp voçê encontra numa fonte de pc. Fios vermelho com preto 5V e laranja com preto 3,3V. 

Tenho uma em minha bancada. Também tenho 12V no amarelo com preto. Correte de sobra para nossos projetos.

 Roberto obrigado, mas vou colocar em um pequeno espaço de uma caixa pátola. São vários para um cliente.

-Vou ter interferência no meu circuito que possui um LCD e RF por causa do alternador do veículo usando os capacitores 0.1uF e 10u?

Tem que usar um reator (choque) , senão os espúrios de tensão da bobina do carro afetarão o seu circuito. 

-Com estas voltagens para a bateria, posso usar dentro de uma caixa pátola sem ventilação?

O regulador LM317 fornece até 1,5A. Qual é o consumo do seu circuito? Use o regulador com dissipador de aluminio. 

-Preciso mesmo de um despicador usando de entrada 12v-16v do carro?

O que é um despicador ? Nunca ouvi falar nesse termo. 

Tem que usar um reator (choque) , senão os espúrios de tensão da bobina do carro afetarão o seu circuito. 

-É melhor usar um LM317 e para os 3.3v usar um AMS1117 ?

Os dois são similares. O AMS1117 é SMD e fornece até 1A. O LM317 pode ser usado com dissipador (recomendável) . 

-Recomendam algo melhor para minha necessidade?

Você já calculou o consumo de corrente dos dois reguladores ? Se for até 1A para cada regulador, pode usar a sua solução. 

Veja uma fonte para acendedor de cigarro . Reator (choque) é essa bobina enrolada nesse toróide :

 José Gustavo muito obrigado pela contribuição. Já estou pesquisando sobre "Reator (choque)". Pensando bem, pode ser que no final eu compre várias fontes para acendedor de cigarro, abra e retire a placa por ser pequena e de fácil manutenção. No Paraguai ou Santa, pode sair até mais barato do que o custo e trabalho que eu teria montando um por um. 
Mesmo assim, acho interessante eu estudar e aprender sobre reguladores, até por curiosidade. Vocês ajudaram muito. 
Já comprei os componentes, um de cada, 1117 , 317, 7805 78L33 e todos que falamos. Vou ver agora na prática. 
Na minha página tem a foto do pacotinho com quase tudo necessário para montar vários reguladores, fico uns R$70,00 quem quiser olha lá: facebook.com/gticontrol
Me formei no SENAI em eletrônica em 2001, mas nunca trabalhei. Tive que rever muita coisa, nem lembrava dos nomes. Na verdade, fiquei muitos anos voltado a programação, softwares, etc... E agora com este projeto, estou voltando para a eletrônica.

Obrigado. Já ajudaram bastante.

Fuja dos reguladores lineares. Lm2596t é seu amigo nessa guerra.

Vantagem dos reguladores lineares é a facilidade de uso. São precisos e muito confiáveis !

As unicas desvantagens no  meu entendimento, seriam com as perdas de energia e talvez aquecimento. 

Já os reguladores chaveados são mais complexos para montar, pois precisam de componentes adicionais. 

A dificuldade maior é  com os indutores, nem sempre encontrados no mercado.  A vantagem é a eficiência com menos perdas. 

http://www.netsoft.inf.br/aulas/EAC_Curso_Eletronica_Aplicada/5__Re...

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/6119-art7...

José, acredito que a maior parte da complexidade é um pouco de "medo", pois tem mais componentes.

Sempre usei lineares, problema começou quando meus circuitos começaram a exigir duas fontes de energia e um consumo acima de 1A.

Uma "fonte" com um lm317 tem 4 componentes.

Uma "fonte" com um LM2596 tem 9.
Sobre os indutores, sempre retirei de placa mãe de computador, e sempre funcionou muito bem.

Agora comprei 20 módulos LM2596t da china, desses, 10 com display.

Módulo com display ? Isso é interessante. 

Pode enviar o link, por favor. 

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