Como configurar o LCD TouchScreen 2,8' modelo HY-280_262K

Amigos,

comprei este LCD TouchScreen, modelo HY-280_262K, no mercado livre e fui procurar instala-lo e não consegui. Achei que seria próximo do LCD 16 x 2 porém este possui 40 pinos de conexão, e acho que nem todos são utilizados.

O material que o fornecedor me enviou não é especifico deste modelo e ao procurar na internet achei o site de alguem chamado heyaodz110508 mas todo em chinês.

 

Alguem pode me auxiliar a instala-lo? Ele também tem um leitor de cartão SD.

Tentei chutar alguns mas estou inseguro.

 

Observem nas imagens abaixo a placa e os conectores.

Se eu conseguir utilizar este produto vejo várias possibilidades e uma delas é colocar no meu aquário um controle touchscreen. Será muito útil.

Se possível listar os conectores. Na medida em que eu for descobrindo vou listar também e atualizar o link.

 

Exibições: 6369

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, eu comprei o mesmo LCD do mesmo vendedor q vc comprou. Nem fuçei nele ainda

Como o Brasil é uma porcaria pra comprar componentes e placas como essa, se não fosse Mercados Livre da vida  não teria algo assim! E detalhe quando vi o anuncio eu sabia que iria demorar muito tempo para encontrar algo assim novamente e percebi que uma dessas telas já havia sido vendida, e descobri agora q foi vc, rs

Comprei na mesma hora. Estou trabalhando em um projeto de um drone, e agora fuçando os motores junto com um giroscópio, mas tarde vou fuçar essa tela pra controlar os motores e te envio todo o material que eu consegui obter.

Mas acredito que essa placa funcione bem com o arduino e deve ser muito show de bola, vc certamente não irá se arrepender.

É... e  mesmo assim, informações de material como essa tela LCD, tem q penerar na internet.

Puxa! poderia ter nascido japonês ou americano, teria tudo isso ao meu alcance, Mas aqui no nosso pais, aff é só samba, futebol e vagabundagem. Fico imaginando que inferno deve ser essas sub nações da America latina e da África como Bolívia e Iraque.

É poderia ser pior...rs

Me passe seu e-mail q depois q1ue eu obter algo com ela, irei te passar as info.

Não ia trabalhar com ela agora mas vou ajudar o amigo.

Rapaz, parece que vc tirou as palavras da minha boca.

Que legal ter adquirido a mesma placa.

Tambem vou utiliza-la em um projeto futuro. Atualmente ja domino o LCD 16 x2.

Vou utiliza-la para mostrar dados de um aquario plantado. Vai ficar show.

Vamos trabalhar nela, até podemos trazer mais dessas telas no futuro.

meu email e msn é farmsidney@hotmail.com ou farmsid@gmail.com me cadastra no hotmail ou no googletalk, ok?

Vamos fazer algo bem legal. Dá uma olhadinha nela e veja o que pode ajudar.

Meu dilema são as conexões. Por hora não me importa o SD nem o touchscreen, somente como tela.

 

Fiquei muito feliz com esta coincidência. Agora tenho mais um para ajudar.

 

Sidney, Ontreus,

Fiquei curioso com essa questão e fiz algumas pesquisas no mercado.

A placa que vocês compraram é parte de um kit de desenvolvimento que foi feito para promover a linha de processadores ARM ST32F103. O kit foi feito na china com um custo muito baixo, como era de esperar-se, vejam o seguinte link:

LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO

O porque que o pessoal do ML esta vendendo a placa do display separada do kit? Não sei.

O kit foi desenvolvido pelo pessoal da ST e fabricado pelo pessoal da Heyaodz (mesmo nome que aparece na imagem postada por vocês), vejam seguinte link:

http://heyaodz.com/forum.php?mod=viewthread&tid=174&from=po...

Esse link é um fórum do fabricante no qual resolve as dúvidas (alias, resolve nada, tudo mundo faz perguntas e eles não postam respostas).

O que da para fazer?

Por um lado, vocês tem o conector para o SD Card identificado como SD e o mesmo conector tem os sinais para o painel do touch identificado como TP. Isso ai é fácil de resolver e ate o Arduino já tem as bibliotecas prontas pelo menos para o SD Card.

Com referencia ao Display, o mesmo utiliza o controlador de LCD OTM3225A da empresa ORISE tech.  É esse controlador que faz todo o gerenciamento de controle do display e é a ponte de interface entre sua placa de desenvolvimento e o display mesmo (comumente o display sem o controlador chama-se vidro). Então vocês enviam comandos ao controlador OTM3225A e o mesmo faz o controle do vidro baseado nos comandos que vocês indicaram.

Na seguinte mensagem estarei encaminhando para vocês, os documentos que encontrei  e que podem ser de utilidade no uso e configuração do seu display.

Att,

Samuel

Continua a resposta...

Estou colocando em anexo o datasheet do controlador OTM3225A em formato PDF.

Quas as aletrnativas para trabalhar com o LCD?

Interface serial SPI.

Vocês podem utilizar a placa do Arduino para fazer a interface tanto do display quanto do SD card e do controlador do 'touch pannel'.

Vocês irão precisar implementar a configuração SPI conforme o capítulo 6 do controlador OTM3225A, uma vez feito isso, pode utilizar as rotinas feitas em liguagem C para controle do display que estou colocando em anexo, compactado em formato ZIP.


Interface barramento paralelo.

Vocês não poderão utilizar a placa do arduino, ja que nesta forma de comunicação vocês irão precisar de fornecer 16 linhas de dados mais outras 4 linhas de controle para o controle do barramento externo porem, os microcontroladores utilizados nas placas arduino não trabalham com barramento externo. Nesse caso, vocês tem duas alternativas, a primeira, procurar no site da ST informações mais completas da placa e do processador utilizado assim como de bibliotecas. A segunda opção é utilizar um microcontrolador da Microchip, da forma que esta sendo feita no documento que também estou colocando em anexo.

Atualmente a maioria dos fabricantes de processadores contam com bibliotecas e/ou ferramentas para  o controle de displays graficos TFT, vocês podem encotrar informações e ferramentas úteis nos sites da Freescale, Texas Instruments, Cypress, NXP, etc.

Espero que isso ai ajude um pouco.

Boa sorte.

Samuel

Anexos

Samuel,

muito obrigado pela sua pesquisa. Eu não consegui chegar nesses materiais. Já dei uma passada rapida nos documentos e eu não conseguiria decifrar. To achando agora que foi um mal negocio.

Vou tentar estudar mais e ver o que consigo, mas sou muito limitado por não ser da área.

Talvez o amigo Ontreus tenha mais esclarecimento.

Dedicarei mais algumas horas ao projeto mas estebelecerei um limite, que se atingido, vou abandoná-lo.

 

até

Valew camarada, isso ja me economiza tempo, estou preparando um tutorial sobre Arduino + Gps já já posto no forum

É verdade pertence ao kit ARM, so comecei fuça-la hoje, rs pois tava de ressaca .

Valew Samuel, pelo material.

Mas mesmo assim vamos ver as possibilidades de conexão com o arduino.

Sidney te adicionei agora.

Samuel,

você ajudou muito. Nossa, estou muito contente pois achava que tinha perdido todo o meu dinheiro e tempo.

Seguinte:

Estou decifrando aos poucos.

Observar que dos 40 pinos sabemos onde ligar 12 (30%). O SD já pode funcionar.

 

1 - GND

2 - VCC (3v3)

3 - Não usado

4 -

5 -

6 -

7 -

8 -

9 -

10 -

11 -

12 -

13 -

14 -

15 -

16 -

17 - RESET (ligado no reset do arduino)

18 - Não usado

19 - Não usado

20 -

21 - MISO - Serial Output – Master In Slave Out (SPI)

22 - Serial Clock (SPI)

23 - Serial Input – Master Out Slave In (SPI)

24 - Chip Select – Slave Select

25 - Não usado

26 - Não usado

27 -

28 -

29 -

30 -

31 -

32 -

33 -

34 -

35 -

36 -

37 -

38 -

39 -

40 -

 

Coloquei todas as portas que ainda não sei para mostrar que ainda temos muito o que descobrir.

Existem 16 portas que são as DB de 0 à 17. Agora tenho dúvidas se usaria todas. No meu LCD 16x2 só uso 4.

Se descobrirmos qual delas usar ou se usamos todas já temos mais 40% descoberto.

 

Vamos garrar firme que acho que temos chance.

 

 

Estrou traduzindo o Data Sheet, ainda bem que vc ja tem experiência com LCD. O Datashet é grande e possui 96 paginas, Estou trabalhando nele neste momento.

Vc encontrou essa pinagem aonde, ou foi por experi~encia sua com outros LCD?

Bem, não sei o que aconteceu com o forum postei uma mensagem atualizando sobre o que consegui, mas não apareceu nada, delete se aparecer duplicada a mensagem para não criar confusão.

Fui no forum do fabricante que vc mencionou, e realmente são de chineses. Foi um parto ter q se cadastrar em um forum chines, pois não é possivel usar o Google tradutor nos botões de clicar. Depois de tanto fuçar, virei a noite sem dormir pra conseguir, lá pelas 4 e 50 da manhã consegui postar uma mensagem em chines, segue imagem:

Onde eu solicito mais informações e diagramas de bloco da tela 2,8 + sd card

Fuçando no forum tb consegui dois arquivos

01 - Diagramas de bloco da tela 2,4

02 - Um arquivo compactado que diz algo sobre a tela 2,8, ainda não avaliei o conteudo. (Dividi esse em DOIS)

E para baixar o arquivo de um site de download em chines foi outro parto:

Bem, acredito que isso va ajudar bastante, no forum pedi se alguem teria algum projeto dessa tela com o Arduino, tb não custa nada perguntar vamos ver:

A tradução vai demorar , acredito que uns 10 dias mais vai valer a pena traduzir o data sheet.

Abraços!

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço