Recentemente comprei um modulo RF 433MHZ e gostaria de saber se tem como automatizar um portão que é acionado por um controle de 433MHZ, existe um protocolo específico? Ou basta apenas o portão aprender o sinal do controle?

Exibições: 454

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

   Recomendo esse excelente mateiral:

   https://labdegaragem.com/forum/topics/desvendando-controle-remoto-rf

   Acredito que vendo ele vc não terá mais duvidas, inclusive sobre alguns modelos que tem criptografia, dificultando a geração do codigo pelo arduino, mas se vc quer abrir portão (e não gerar codigo) vc ainda pode utilizar um controle funcional com a tecla "pressionada" pelo arduino. Para isso basta colocar um rele (ou optoacoplador) "apertando" o botão.

   

Henry,

   Da pra fazer e é ate simples,  mas NÃO RECOMENDO, por questões de limites operacionais e distancia.

    O prncipio basico, caso você não queira tentar Hackear o codigo do seu portão, é verificar que todos os portões na placa, tem um lugar para você ligar um botão.

    Dai nesse terminal, basta colocar um simples rele que é controlado pelo arduino, e no arduino vai ter o radio que você quiser, quando o arduino acionar o rele, ele fecha o contato equivalente a um botão e o portao abre.

    Mas como eu disse, os RF 433MHZ são muito faceis de hackear, muito instaveis , a distancia dele é bem curta, fora que dão muitos problema.

    Você tem varias alternativas vamos falar de algumas:

1- A distancia do 433Mhz gira em torno de no maximo uns 10Mt.   quem tem essa mesma distancia são os modulos BLUETOOTH do arduino,  ou seja, você pode colocar um modulo bluetooth no arduino receptor que aperta o botão da placa do motor  do portão,  e para acionar pode fazer isso pelo celular mesmo usando algum app como o BLINK.

2- Já se seu negocio é criar um controlezinho mesmo, eu recomento o NRF24L01,  ele é um radio barato que trabalha em 2.4GHZ e assim como na comunicação bluetooth, você pode colocar um codigo seu no pacote ( payload ) que seria algo como uma senha.  ou seja, mesmo outra pessoa com outro NRF24L01 não funcionaria se não tivesse sua senha.

3- ESP8266 com ele você teria o acionamento via WIFI,  ou seja,  a coisa vai alem

4- ESP32 - Possilibilita ter dois sistemas ao mesmo tempo  sendo BLUETOOTH e WIFI,  e tudo isso tanto podendo ser controlado por um controlezinho criado por você,  como você pode acionar pelo celular.

Bem,  tem possibilitades pra caramba,  

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço