Olá,

na corrente alternada os elétrons atuam como se fossem pendulos, seu deslocamento é quase se cancela porque ele oscila quase sem sair do lugar desde que a corrente está sempre 'indo e  voltando'.

Com esse tipo de 'mecanismo', como é possível usar essa força para gerar moviumentos lineares e contínuos? Seria sempre via 'truques' como o virabrequim, que consegue usar o 'vai-e-vem' do pistão para gerar um movimento continuo e circular?

E quanto a outros tipos de conversão? todos mecanismos com corrente alternada tem uma oscilação?

São perguntas de 'controle', só pra saber se to entendendo as coisas. Obrigado desde já e desculpe por ser perguntas muito iniciante e provavelmente mais voltado pra física 3 que eletrônica propriamente...

Exibições: 534

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  O princípio que transforma a eletricidade em movimento, na grande maioria das vezes, é o magnetismo.

  Energizou um fio enrolado vc gera campo (fluxo) magnético, que tem a capacidade, entre outras coisas, de gerar atração de objetos conforme suas propriedades (ferromagnéticos (atraem), paramagnéticos (faz nada) ou diamagnéticos (repulsam)), além de reagirem de forma mais forte a campos iguais (repulsam) ou opostos (atraem).

  Essa energia de atração a campos é que na maioria das vezes é usada para transformar em movimento.

  Se for AC esse campo vai "vibrar". Se vc aproximar um ima de um transformador vai sentir essa vibração. Por isso um motor AC não fica bom se seu núcleo for um imã (campo permanente), só vai vibrar. (embora os motores do tipo ESC estejam invertendo essa afirmação).

  Mas... Se vc colocar 2 bobinas frente a frente, as 2 ligadas com a mesma tensão AC quando uma por ex gerar um N a outra gerar um N vc tem repulsão. No próximo instante ela vai gerar um S e a outra também um S ! Então pouco importa se é DC ou AC, vc vai ter sempre atração ou repulsão num conjunto bobina/bobina.

   ligadas igualmente SS ou NN e opostas SN ou NS.

   Mas até aqui temos atração ou repulsão. Para fazer o motor efetivamente virar é preciso que haja atração até a nova posição e quando o eixo chegar lá o ponto de atração precisa mudar. Se vc não mudar vc tem um freio...

   Sobre motores existem várias formas de construir, vamos com calma. Mas basicamente é isso: Vc pode remediar a inversão de campos usando bobinas opostas ou alinhadas.  Existem motores que tem campo fixo (ima) no núcleo e outros que tem bobinas. Quando são bobinas elas podem ser chaveadas (usando a tal escova ou eletrônica como nos de passo, ventoinhas ou ESCs) ou terem um sistema chamado auto indução, onde o próprio campo gerado na carcaça induz um campo no eixo.

  Falei a grosso modo mesmo pq não é minha especialidade, mas para um entendimento inicial acho que é isso.

em outras palavras, o movimento mecânico através da eletricidade é 'sempre' via atração e repulsão da mesma forma que um pistão no motor de carro (motor a combustão, não elétrico)? Esse vai-e-vem é aproveitado de maneira continua (tipo girar sempre numa direção) usando bobinas extras para 'continuar' o trabalho de onde o outro parou... Seria isso?

Eu tava pensando apenas em eletrons e força elétrica, mas sua resposta me fez pensar que na verdade é a força magnética (eletromagnética, no caso) que produz o movimento... A força elétrica produz calor... (movimento também, mas nos eletrons). 

A verdade é que chega um ponto onde é difícil definir direito as coisas tipo 'calor = movimento?' ou 'o elétron é uma particula ou uma onda' etc..

Boa noite. Caí aqui porque me surgiu a seguinte dúvida:
Se eu tiver um arco voltaico em um determinado circuito de corrente alternada, entre fase e neutro, ora eu tenho elétrons saindo do fase para o neutro, ora do neutro para o fase? Pergunta de "controle".
Qual o sentido da corrente alternada?
Existem variação na direção do campo magnético?
Qual a direção de propagação?
O campo magnético muda de direção?
Qual a relação entre a direção de propagação e sentido da corrente alternada?

Para mim esses conceitos estão muitos confusos porque cada professor me responde de uma maneira diferente.

Bom dia, 

A tensão alternada da rede elétrica oscila na frequência de 60 Hertz. 

Mas saiba que a tensão alternada que é aplicada em um alto-falante, produz o movimento do eletroíma (bobina) que faz parte do alto-falante. Esse movimento de vai e vém é que produz o som. 

Se colocar uma espécie de virabrequim nesse 'vai-e-vem' aí do alto-falante podemos girar algo.. é apenas uma questão de mecânica pelo que entendo.. na forma original é um movimento oscilatório..

https://www.youtube.com/watch?v=xCvh7ECOXSg

Sim.

https://www.youtube.com/watch?v=mV2GPvg5s2s

Mas não é o mais comum.

Na verdade a energia elétrica pode virar mecanica de várias formas.

Via eletromagnetismo (já dito), via efeito piezoelétrico, que é usado por ex na cabeça de impressão da jato de tinta e nos buzzers de relógio de pulso e química, via condução iônica, é a mais comum no planeta e menos estudada. Usamos isso nos nossos músculos.

Boa noite William, 

O melhor método para se criar movimento com eletricidade é usando um motor elétrico. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço