[resolvido] Ciruitos lógicos. Simbologia e Circuito "and" com diodos.

Olá a todos.

As questões a seguir, se baseiam em diodos, resistores, VCC/GND e matemática. Não existe qualquer relação com controladores. Vamos lá...

Pesquisando sobre circuitos lógicos, encontrei os seguintes: and, or, not, nand, nor, xor e xnor. Vi esquemas usando transistores e diodos, mas existiu 1 esquema que não consegui compreender, que foi o "and". Veja a imagem a seguir:

A primeira etapa é simples de entender.

1- Resistor de pullUp para Vout.

2- Se A e B estiverem "ALTO", não existirá dreno, e o sinal continuará alto.

3- Se A e B estiverem "BAIXO", existirá dreno, e o sinal será jogado para baixo.

A pergunta é: Porque, ao definir apenas A, ou apenas B, o sinal  (vout) não é jogado para baixo? Afinal existe dreno, deveria ir para low.

A segunda dúvida é referente a um sinal. O traço, na imagem a seguir, que fica sobre o "A.B"

Esse traço surgiu com uma certa frequência nos circuitos "inversos": Nor, Nand, NOT, entretanto não aparece no XNOR. Nesse caso, aparece esta simbologia: 

Questão: Qual o nome desses símbolos?

Exibições: 267

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite.

Coletânea de circuitos lógicos discretos que desenhei para um amigo no passado.

RV minierin

Olá, Tiago!

   Circuito AND com didos: Quando você diz "ao definir apenas A, ou apenas B,", quer dizer que a entrada que está "definida" é colocada em 5v (alimentação do circuito)? E a outra, fica "flutuando"?

   Bem, neste circuito, uma entrada "aberta" ou "flutuante" é equivalente a colocá-la em 5V.

   Na verdade, este tanto pode ser um circuito AND quanto um circuito OR, depende de qual nível de tensão você associa ao nível lógico "VERDADE". Se o nível lógico "VERDADE" corresponder a uma tensão alta, 5 V neste caso, é um circutio AND mas, se o nível lógico "VERDADE" corresponder a uma tensão baixa, então é um cicuito OR.

   Não é incomum a confusão entre níveis de tensão e níveis lógicos. E fica pior se formos para o ramo das comunicações digitais. A velha interface RS232, nos seus primórdios, definia o nível "UM" como uma tensão entre -5V e -25V e o nível "zero" como uma tensão entre +5V e +25V. Note que eu escrevi nível "UM" e não nível lógico "UM", embora muita gente associe o nível "UM", que não é lógico nem físico ( tensão ) com o nível lógico verdade.

   Sempre que se faz uma representação matemática de um fenômeno físico, são feitas convenções. Por exemplo, elétrons terem uma carga negativa, é uma convenção. Poderia ser o contrário. Para piorar, considera-se o sentido positivo da corrente elétrica como o sentido contrário ao do deslocamento dos elétrons.

   Quanto ao não uso da barra em síbolos para as expressão XNOR, entenda o símbolo entre os operandos como uma síntese da operação.

   Carl Frederic Gauss, um dos maiores matemáticos que este planeta já teve, disse que foi a simbologia da matemática que permitiu o seu desenvolvimento.

   Existe um livro que trata muito bem deste assunto em seus capítulos iniciais. É o "An Engineering approach to digital design", do William Fletcher.

   Abração.

D. T. Ribeiro.

Obrigado pela sua resposta DT. 

No inicio achei que você não tinha entendido corretamente, mas na verdade estava tendo uma falha de comunicação e compreensão minha.

Preciso deixar mais claro e objetivo a minha dificuldade.

Obrigado a resposta de todos, mas acho que não fui claro na minha dúvida.

Definições

Alto/high >4v

baixo/low <1v

Pergunta 1) A respeito do COMPORTAMENTO do circuito AND apresentado no tópico:

- Tendo em vista que o VCC é +5v, e existe um resistor de pullUp. Ao definirmos apenas A, ou apenas B, como GND, existirá dreno, mas por qual motivo o Vout não terá um sinal baixo/low? Porque ele irá manter o sinal como "ALTO"? Porque ele precisa que tanto A como B estejam definidos como "gnd" ? Afinal, se definir apenas 1 como gnd, existirá dreno.

Pergunta 2) Qual o nome da barra horizontal, que está sobre o "A.B" apresentada na imagem?

Esse exemplo com diodo, eu sei que funciona, mas eu não entendo o motivo de funcionar. Com transistores é excessivamente simples de compreender, mas esse exemplo com diodo, ta esquentando meu juízo.

Depois de conversar um pouco com o RV, entendi que o problema estava na minha perspectiva.

nesta postagem, considere apenas a pergunta 2.

Para quem vier posteriormente:

O primeiro problema foi falha de interpretação minha. E o nome da barra é: "Barra negação/inverso"

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço