Circuito dois three way mais controle eletrônico (Sugestão de circuito).

Uma sugestão de um circuito para controle de uma lâmpada através de three way e eletronicamente através de relés.

A idéia é conseguir controlar o acionamento através de dois interruptores e de uma porta que poderia ser facilmente acionada por um micro controlador por exemplo.

Tem um exemplo postado no EveryCircuit Link (Obs. abrir no google chrome).

Uma sugestão de circuito eletrônico (Não testei apenas montei).

Sugestão de PCB (Igualmente não foi testado apenas montado no eagle).

Segue em anexo arquivos utilizados no Eagle versão 9.1.1

Pensando de adicionar um feedback do estado da lâmpada, acredito que para isso precisaria de mais uma interface com dois terminais, uma para o retorno da lâmpada e outra com o sinal.

Exibições: 1229

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Vitor,

   A um tempo atras eu tava pensando num circuito desses e bolei um circuito muuuuuuuito mais simples que um tree way e que você pode até meter controle remoto, vou explicar.

   Se você estiver trabalhando com Relés e microcontrolador, como o arduino(atmega328 ou outros), você tem como ligar 2,3,4...10 interruptores em uma mesma lampada e ainda fazer ate´um controle remoto sem fio pra ela,  quer saber como é o truque?

    Simples, cada interruptor deve ser ligado NÃO a lampada, mas a uma porta I/O do arduino, na verdade cada tomada a uma porta digital, a não ser que você queira fazer um dimmer ai seria nas portas analogicas.

    A lógica é a seguinte:

    Quem deve comandar o(s) Relé(s) que controlam a lampada(motor, cafeteira, etc.) , ou seja, quem liga os relés pra acionar as lampadas é o arduino atraves de uma porta de saida(OUTPUT).

    Todos os interruptores eletricos (tomadas) estando ligadas a uma porta de entrada do arduino (INPUT),  deve ser monitorada não pra ver se estão ligadas ou desligadas,  mas apenas pra ver se elas mudam de estado.

    Ou seja, digamos que você esta com a lampada desligada, e o interruptor pra cima(em teoria ligado),  dai quando voce muda o estado da tomada, essa leitura é feita pelo arduino que inverte o estado da lampada, assim ligando ela.

    Dessa forma você pode ter dezenas de interruptores ligados a mesma lampada, pois o que o arduino monitora é a mudança de estado dos interruptores, e cada vez que eles mudarem de estado, a lampada muda de estado tambem.

     Agora vamos a cereja do bolo.

     Vamos que na montagem você adicione um radio receptor, que poder ser um NRF24L01 ou um bluetooth HC-05,  vai acontecer a mesma coisa.

    Você terá um controle remoto que toda vez que pressionado, ele mudara o estado da lampada, se for bluetooth, pode até ser uma aplicação no celular com um botão, cada vez que o botão é tocado, a lampada acende ou apaga.

    Pra inverter o estado da lampada use o seguinte comando:

#define lampada 13     // pino 13 aciona a lampada

void setup(){

pinMode(lampada, OUTPUT);

}

Void loop(){

 if (bla bla bla bla ){    // troque o bla bla bla pelos comandos condicionais de acionamento das tomadas

  digitalWrite(lampada,  !digitalRead(lampada));

}

}

Bem, é isso ai, desculpa pela bagunça na explicação é que é quase meio dia e tô com fome, e como fome o cerebro faz essa bagunça kkkk

boa sorte.

Bacana.

Sua idéia funciona bem. Talvez usando até interruptores do tipo  "campainha" fique mais interessante.

Transformando o circuito todo em digital elimina-se a necessidade de monitoramento do estado da lâmpada (acesa ou apagada), pois o mesmo seria controlado totalmente pelo controlador.

Agora por outro lado, sempre é bom contar com uma redundância, caso o circuito eletrônico falhe, você ainda teria o bom e velho analógico.

Enfim esse é mais uma sugestão de um circuito didático mesmo. Talvez até de para utilizar em uma aplicação prática.

Obrigado pela opinião.

Olá Vitor,

    Eu pensava como você no inicio, só que comercialmente encontrar interruptores tipo campainha pra uso interno é muito dificil, dai percebi que o que desejamos é que o microcontrolador entenda que esta sendo estimulado, ou seja, que queremos algo dele,   isso pode ocorrer atraves do pressionar de um botão tipo campainha que em um toque liga e em outro toque desliga,   ou você pode usar simples interruptores normais de tomadas, não precisando de novos investimentos,  só que nesse caso o que será "percebido" é a mudança de estado,  ou seja,  se o interruptor esta pra cima "ON"  e a lampada esta desligada, ao mudar o estado do interruptor pra baixo "OFF"  a lampada liga.

   Veja bem, nessa lógica o que importa é o interruptor das tomadas estarem pra cima(ON) ou pra baixo(OFF), visto que havendo diversas tomadas, o que importa é o sistema perceber quando alguma delas mudar de estado, e dessa forma mudar o estado da lampada.

    Outra coisa, NÃO existe a necessidade de monitoramento do estado da lampada,  pois todo acionamento a ela é feito por um unico circuito central, e o que esse circuito faz é INVERTER O ESTADO,  ou seja, se ela esta Ligada e for feita a inversão ela Desliga e vice versa.

    Com relação a falhas, qualquer um pode dar, seja eletronico, eletrico ou seja lá o que for.

    Mas pra mim o mais legal é que nesse circuito você pode implementar coisas pela sua criatividade tipo, colocar um radio e fazer controle remoto,  ou por exemplo colocar um microfone e programar pra ela ligar e desligar batendo palmas,   ou mais ainda, você pode a depender do ambiente delimitar tempo maximo que a lampada pode permanecer acesa,  enfim, as possibilidades são infinitas, vai a criatividade.

Olá Weider, boa noite.

Perfeito sua explicação.

Obrigado.

Bom dia V2A,

achei bem legal seu tópico.

Até resolvi fazer um desenho de todas 8 possibilidades das posições dos interruptores e dos reles.

Abaixo escrevi uma tabela da verdade do circuito.


Eu tenho instalado aqui em casa diversas lampadas usando o ESP8266-12F, e utilizo o circuito

original dos interruptores em threeway conforme este esquema:

http://labdegaragem.com/forum/topics/alterar-par-metros-de-wifi-esp...

Eu uso um navegador pra controlar as lampadas.

Caso alguém mude a condição da lampada (ligue se está desligada e desligue se está ligada) 

eu consigo saber na pagina do navegador (via note ou celular).

RV

Boa noite RV.

Muito bom a tabela.

Assim como o Weiber, você optou por aproveitar os interruptores e tratar digitalmente.

Bacana.

Obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço