Bom dia amigos garagistas, Sumi mas estou de volta rsrs.

Estou com um problema em uma parte de um circuito (subcircuito) em uma placa que estou desenvolvendo. Estranho que tenho exatamente a replicação da mesma parte do circuito na mesma placa e esta funcionando. Vou explicar melhor. Tenho uma carga (Uma válvula solenoide) que esta sendo acionada por um rele e este rele esta sendo acionado por um optoacoplador que por sua vez é acionado por um pino digital do Arduino. Mas ao ligar a alimentação a bonina do rele ja é acionada, o que não deveria, pois eu quero que meu pino do Arduino acione através do Optoacoplador. Como comentei, tenho este mesmo subcircuito na placa que funciona perfeitamente. Vou postar um rascunho do subcircuito em questão gostaria de saber onde esta o erro. Ja troquei os componentes e reparo que quando eu retiro o optoacoplador, eu energizo o relê e funciona normalmente ficando no aguardo do acionamento do opto. Mas ao soldar novamente um optoacoplador, ocorre o mesmo problema.

Se puder ajudar fico agradecido.

Valeu

Exibições: 644

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Você deve ter queimado o opto-acoplador (em curto) 

Quando você diz chaveando, fica ligando e desligando, ou apenas liga e permanece ligado?

De quanto é o R de entrada no LED do opto?

Você comprou os opto na china?

Mediu com multímetro a tensão entre coletor e emissor do opto?

ASSEGURE-SE DE NÃO TER LIGADO A BASE DO OPTO, PINO 6 NO RELE, EM VEZ DO COLETOR, PINO 5, PORQUE OCASIONARIA EXTAMENTE O QUE ESTA ACONTECENDO COM SEU CIRCUITO! ANEXO IMAGEM.

Abs.

CK

Anexo desenho mais simplificado para mostrar o que ocorreria se estiver ligando a base em vez do coletor do opto no seu rele, ele ligaria assim que energiza-se, que é o seu caso, por isso verifique se não esta ligado errado, troca do pino 5 pelo pino 6.

Abs.

CK

Carlos boa tarde,

A corrente máxima no coletor é de apenas 50 mA.

https://www.vishay.com/docs/83725/4n25.pdf

Se o relé consumir 100 mA, vai queimar o acoplador ótico.

Olá amigo J. Gustavo,

Como foi perguntado ao Sergio qual a corrente da bobina do rele, e ele não respondeu, estou partindo da base de que ele esta usando um rele cuja bobina consuma uma corrente aproximada de 50mA. desta forma, o opto poderia manejar tranquilamente o rele, parto do principio de que ele disse ter uma placa idêntica que funciona normalmente.

Ele também não informou que resistor esta usando na base do opto, apesar de tanto você como eu termos perguntado o que ajudaria a entender melhor também algumas coisas e tirar conclusões.

Por outra parte, o que trato de dizer, é que com a pouco informação fornecida,  eu acredito que o que deve estar acontecendo é que de alguma forma, ele tenha invertido involuntariamente a ligação do opto, ligando a base do opto (Pino 6) no rele, em vez de ligar o coletor (pino (5), já que isso levaria o rele armar como esta acontecendo, toda vez que fosse energizado.

É apenas uma teoria (Chute melhor dito) já que a informação esta incompleta.

PD. Só pra constar: O ideal seria usar um TR como driver entre o opto e o rele, ou um modulo pronto como você mesmo sugeriu se não me engano.

Um grande abraço!

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço