Quais chips da família 7400 vocês me recomendam para começar a estudar a parte logica da eletrônica. Afinal não se vive só de arduino.

Exibições: 974

Responder esta

Respostas a este tópico

de fato é um relogio.

nao quero montar um relogio, ate porque quero ter 8 digitos ao invez de 4

mas eu gostaria de saber se eu posso dar pulsos atravez de chaves, do que apenas acrescentar casas decimais em outro digito que nao seja apenas o primeiro e se esse pulso via chave nao vai interferir na contagem do digito anterior

Veja lá Antônio: existem 2 diodos no esquema. D1 (que não tem "nome" no circuito e D2 que estão ligados as chaves. A função deles é isolar quando se tocar as chaves e não vier o sinal do divisor (4040). Os outros pulsos que entram nos 4026 vem através dos pinos 5 para o 1. O pino 5 é o Overflow, e o pinos 1 a entrada de cada contador. Se acionadas as chaves elas se sobrepõem aos pinos de overflow e assim os contadores posteriores podem ser acionados mais rapidamente do que meramente aguardar o sinal que venha dos pinos 5.
Isso faz com que essas chaves "acelerem" a velocidade com que as etapas posteriores do relógio sejam acionadas (Ajuste de minutos e de horas diferentes, dependendo de S1 e S2).
Tem que estudar o livro e entender o que seja Clock, Overlow, saídas ABCD, Reset, essas coisas.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço