Bom dia. Sou apenas curioso e estou querendo montar um acionador de botoeira com abertura/fechamento via RFID. Já comprei  o módulo de RFID com o chaveiro e o cartão e também comprei o relé. Mas ao pesquisar na Internet como deveria montar, descobri somente vídeos utilizando o UNO R3 (arduino). Não existe um esquema que eu possa montar com peças avulsas, sem precisar comprar o módulo UNO, já que a utilização será sempre para o mesmo fim?

Exibições: 164

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.
  A principio o leitor é um leitor mesmo, ele le o numero contino no tag.

  Aih o microcontrolador que vai conferir se o numero lido corresponde ao que foi programado e tal.

  Se vc quer um produto pronto, que já tenha essa etapa de processamento, cadastro, comparação, pode comprar uma fechadura.

  Atualmente tem umas mais baratas, como essa:

https://www.youtube.com/watch?v=04CWOWLU1aU

  Não estou indicando o vendedor, não conheço, mas vc encontra no mercadolivre.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1625090415-fechadura-rfid-i...

Meu problema é que tenho um portão automatizado que pode ser aberto com uma botoeira externa. O que eu quero fazer é "acionar" essa botoeira via RFID para conseguir abrir/fechar o portão pelo lado de fora (na rua) sem precisar usar o controle remoto, quando estou chegando/saindo de casa a pé. Pois o volume do controle remoto no bolso é muito maior que um chaveiro de RFID. Então estava procurando um kit que fizesse isso. Mas só encontrei por valores próximos a 300 reais, Então resolvi tentar montar eu mesmo esse kit utilizando componentes avulsos e algum esquema na internet. Porém só encontrei esquemas utilizando a placa arduino, então tentei o forum para saber se existia outra solução. Mas acho que vou comprar a placa UNO mesmo e montar conforme os vídeos que encontrei. Obrigado pela atenção.

Amigo pode montar no arduino nano, a placa e  bem menor

Obrigado Marcela, vou procurar tutorais com essa placa nano.

Ahh, ok.

 Saiba que existem controles menores, como chaveiros:

Controle Portão Remoto Alarme Copiador Clone Duplicador 433 Mhz Garagem SensorControle Remoto Alarme Portão 4 Em 1 Universal 433mhzControle Remoto Portão Eletrônico Kebidu 433mhz Original

e tb possivelmente nessa fechadura que eu indiquei tem um solenoide ou motor para soltar a trava.

Se vc colocar no lugar do solenoide um transmissor com o botão previamente apertado possivelmente quando vc passar o cartão RFID o pulso que abriria a trava vai transmitir o codigo. Pode ser que não seja tão imediato, tenha que converter tensão (colocar um transistor) ou alongar o pulso (adicionar um capacitor).

Ou um rele que aperta esse seu botão de abrir.

Pro UNO, Nano, ESP8266, ESP32, tudo a mesma coisa. Só precisa definir os pinos do SPI, mais nada. Isso, se estiver usando o RF533, claro:
https://www.dobitaobyte.com.br/rfid-rc522-com-esp8266/

Nesse artigo tem uma tabela com os pinos, basta definir os da sua microcontroladora e o restante do código é o mesmo.

Obrigado Gustavo, vou tentar montar dentro de uma caixinha e instalar próximo ao portão. Só não  vou utilizar o LCD, e no lugar do buzzer vou colocar um relé que ao receber a tensão irá fechar e acionar a botoeira do portão.

Comprei relé e fonte 5V, acho que não terei problemas aqui não é? Só utilizar o 3.3V da placa arduino nano para alimentar a placa RC522. Seria isso?

RSS

© 2021   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço