Colegas boa noite, 

Essa foto é de uma moderna Central de Alarme sem fio do fabricante Canadense DSC. 

Imagino que deve ser uma das maiores empresas de Alarmes do mundo. 

     http://www.dsc.com/

As centrais de alarmes DSC usadas no Brasil, é claro, são os modelos mais simples e mais baratos, como essa aqui - DSC PC585. 

- Central de alarme com fio, teclados bem simples, etc 

Essas centrais quando disparadas por um sensor com fio , discam para uma  Central de monitoramento que envia um segurança para conferir o local e avisa o cliente sobre o disparo do alarme . Muito bom isso, mas esse serviço tem  um custo mensal de aproximadamente de R$ 200,00 a R$ 300,00 por mês. 

Estava pensando na hipótese de criar uma interface para essa central para que ela mesmo acione o proprietário do imóvel. 

Alguém conhece essa central ? O que acham dessa idéia ? 

Para as centrais DSC, já existe até interface WEB, mas os equipamentos são muito caros...

As centrais DSC usam um protocolo de comunicação que ainda hoje é segredo. 

Universal Internet Alarm Communicator TL300

http://www.dsc.com/index.php?n=products&o=view&id=143

Internet Security Alarm Communicator - TL280

http://www.dsc.com/index.php?n=products&o=view&id=2487

Exibições: 3620

Responder esta

Respostas a este tópico

Opa, penso em fazer o mesmo ! Já comecei !

Só que minha ideia é um pouco diferente.

Estou fazendo com raspberry, ele aceita a api do Telegram.

Estou usando python no Rasp.

Assim usando um bot (o nome é esse) a casa pode conversar com vc via Telegram.

Muuuuuuuuuuito melhor que por SMS ou APP dedicado ou telefonia !

Teste aih:

Instale o telegram em um celular, abra o browser normal do celular e digite: http://www.telegram.me/baccasbot

Esse é um bot de teste, só tem 2 comandos:

"Teste", que retorna um "Oi"

"/time", que fala que horas são.

Basicamente tudo que vc precisa saber para fazer um está em:

http://www.instructables.com/id/Set-up-Telegram-Bot-on-Raspberry-Pi/

Sobram 8 IOs livres no rasp, pretendo colocar 2 sensores de presença, 3 sensores de porta e 1 sensor de campaínha.

Assim ele vai me avisando tudo que acontece.

Liga e desliga o alarme por mensagem de celular tb. Nada de teclado... Só pra emergencia.

Chique esse lance do bot do telegram.

Depois da sua dica, me aventurei aqui e instalei o bot no meu servidor linux e não é que funciona mesmo!!!! Segui o instructables sugerido por vc, tive que buscar alguns outros tutoriais (por exemplo no meu servidor CentOS a versão instalada do Python e 2.6 e o telepot não funciona nessa versão, somente a partir da 2.7)

Fiquei maravilhado com essa ferramenta e agora estão piscando um monte de idéias na minha cabeça.

Já não era tempo, eu é que estava enrolando pra começar a aprender a usar python, mas agora já estou vendo uma grande motivação pra aprender.

Consegui fazer meu bot responder ao "teste" e ao "/time" também.

Desde os tempos de IRC eu sou fascinado por bots, mas esse bot do telegram dá de 1000 a zero sobre os bots pra IRC. Dá pra montar umas aplicações muito úteis no telegram

Obrigado por compartilhar. 

Hugo que boas notícias !! 

Vai compartilhando com a gente, suas descobertas. 

Abraços e obrigado para o Eduardo e para você. 

Compartilhar as descobertas e as dificuldades...

Aproveitando, hj o bot roda sob o sistema gráfico (default) do raspberry, coisa que não gosto. ele não vai ter monitor, não precisa dessa coisa toda.

Queria rodar ele no modo prompt (CLI), mas não consigo. O phyton roda, mas dá erro, acredito que ele use recursos só disponiveis no modo gráfico.

Caso alguem consiga fazer ele rodar em modo linha de comando (sem dar um startx) avise. Ficaria mais rápido o boot e absolutamente suficiente para a utilidade.

Alem de que acredito travar menos, esquentar menos e ser menos sensível ao problema de perda de dados por corte repentino de energia.

Ahhh, falei que tem 8 IOs livres pq já considero o uso da serial para falar com um arduino que poderia aquisitar outras informações que pode ir fazendo um BigData, hehehe, Seria mto bom saber a corrente por fase, por comodo (por circuito/disjuntor) a quantidade de litros que entra na caixa dagua, nivel da caisa, se está chovendo, etc. Assim vc poderia avisar bobagens como: Caixa abaixo de 70%, chuva, etc.

Oi Eduardo, no meu linux aqui o bot roda na linha de comando somente.

Eu dou o comando: python /diretorio/nomedoscript.py e o bot passa  a funcionar, aguardando comandos

Aqui no meu caso, quando há um erro de programação no script e eu tento ligar o bot, me aparece o motivo do erro, tipo um debug, indicando os locais (numero da linha) onde o erro foi detectado.

No seu caso não aparecem tais mensagens de erro?

Quem quiser dar uma espiada no meu telegram bot em funcionamento, segue como fazer:

Instale o telegram no seu celular. Existem duas maneiras de achar meu que se chama @ImHugosBot

opção 1: através do app telegram que vc instalou, procure pelo usuário @ImHugosBot

opçao 2: usando um browser do seu celular acesse: http://www.telegram.me/ImHugosBot

para conhecer quais comandos o bot aceita, envie via telegram pro meu bot a mensagem:

/start

Testei e funcionou ! 

Veja ai - Gustavo Murta .

Oi Murta, pelo que eu entendi, não tem como monitorar quem são as pessoas que acessam o bot, nem os comandos que elas deram. Simplesmente eu dou o comando pro bot ficar online e pronto, conecta-se a ele quem quiser.

Seria necessário portanto criar uma camada de segurança, onde alguns comandos são secretos, só disponíveis para pessoas autorizadas.

É necessário queimar um pouco mais de neurônios para estudar como permitir que bots do telegram execute ações apenas sob comandos de pessoas autorizadas

Aliás, do jeito que eu fiz aqui, que é rodar o bot através da linha de comando, até tem como ficar monitorando os comandos que são enviados ao bot, mas pra isso seu terminal ficaria inoperante pra outras coisas, ele fica somente ali igual o serial monitor da ide do arduino, exibindo informações quando surgirem

Mas pra ter o terminal liberado, eu iniciei o bot de outra maneira. A vantagem é que o terminal fica liberado pra vc fazer outras coisas, a desvantagem é que perco a possibilidade de monitorar os comandos recebidos pelo bot

Q coisa, agora foi ! rodando meu boot no CLI.

Não sou bom de linux, da outra vez ele rolou dezenas de linhas com erro, mas lembrando bem estava com um problema aqui de falta de cabo de rede, estava compartilhando com o arduino e quando voltei a rodar eu vi e reconectei, etc. Acho que ele reclamou de falta do cabo de rede, nada mais. 

Roda tranquilo.

Aqui, do exemplo do instructables, ele fala um numero que corresponde ao usuario. Eu fiz uma tabelinha para o pessoal de casa e funcionou, ele responde de forma personalizada.

Para fazer tb um sistema de senha seria facil, algo como: Vc manda uma palavra, ele pede uma segunda. 

Tipo:

/desarmar

          Diga a senha

senha

          Desarmado.

Só não teria o **** mas a principio é o de menos, as conversas são criptografadas.

Qdo puder me manda uma mensagem no bot (@baccasbot) que eu digo que numero aparece, posso já personalizar uma resposta. Seria interessante pra saber se esse numero é realmente fixo para cada usuario (tipo uma id). No progrma vem como chat_id.

Eduardo testei o seu usuário. Favor não divulgar o meu numero. 

Só funcionou o comando /time.

Testei /start, mas não retornou nada.

Eduardo,  esse chat_id no programa retém a id do usuário telegram,  o id é único e fixo para cada usuário, mas o telegram não permite que o bot obtenha o numero do telefone desse usuario que está se comunicando com o bot

o maximo que o dono do bot consegue saber é esse id,  talvez essa tenha sido a forma que o telegram encontrou pra preservar os usuarios de um possivel spam

pensando então  na segurança de controle de acesso às funcionalidades do bot,  uma alternativa pro dono do bot seria montar um esquema de pré cadastro onde uma primeira conexão do usuário com  o bot é feita,  e servirá pra fazer o credenciamento desse usuario,  em que ficaria registrado que aquele id  de usuário é autorizado a usar o bot

e esse credenciamento poderia ser feito no próprio programa,  criando-se uma lista,  ou via banco de dados externo ao programa

de qualquer forma vejo muito futuro nesse metodo de usar bot telegram pra controlar um sistema  caseiro de segurança e monitoramento

Pois é, pra mim esse chat_id é perfeto ! José Gustavo, não anotei, mas se tivesse anotado seria seu chat_id, e não seu telefone. Sua identificação fica preservada.

Como penso num produto pra uso proprio nem penso em banco de dados, iria na sua segunda opção: Mudar dentro do programa mesmo, aceitaria comandos diretamente de familiares. Em caso de perda do aparelho receberia de estranhos mediante senha, ou coisa assim. Só ir programando no bot.

imhugo, deu aquele erro novamente, editei o /etc/profile para já disparar o bot no boot e ele sai rodando e dá erro, logo depois começa a funcionar. Acredito que seja pela tentativa prematura de usar a internet sem ter terminado o boot.

Erro: 

NewConnectionError: <urllib3.connect.VerifiedHTTPSConnection object at ....Faile to estabilish a new connection...

Mas vai... ele deve dar um retry automaticamente.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço