Boa noite garagistas!

Tenho um projeto relacionado a Arduino, em que há uma célula fotoelétrica que consegue alimentar o Arduino e ainda sobra! Mas, para ligar o circuito, é necessário uma alimentação inicial, até porque pode não ter sol, enfim. Estava pensando em uma forma de recarregar uma bateria que alimenta a Arduino, como um laptop, que carrega a bateria com a fonte externa ao mesmo tempo que se alimenta. Falando com o Ricardo Pedroso, ele me sugeriu ligar em paralelo, a placa fotoelétrica com a bateria e o arduino, mas apenas como forma ilustrativa.

Como posso fazer esta ligação? Que cuidados tenho de ter para recarregar uma bateria recarregável de 9V? Alguém tem alguma ideia ou recomendação/?

Agradeço a ajuda!

Abraço

Exibições: 9259

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro Tulio,

Sempre que usar uma célula fotovoltaica é aconselhável você colocar no circuito um diodo em série, para não permitir que a energia do seu circuito retorne pela célula fotovoltáica, podendo até danificá-la. Você pode usar um diodo schottky, que tem baixa queda de tensão em correntes elevadas.

O circuito carregador da bateria (e alimentador do seu circuito) você coloca em paralelo com a célula fotovoltáica, a saída da bateria seguida por um diodo também. Assim, quando não houver luz, a célula reduz a sua tensão a "zero" e a bateria alimenta o seu circuito através do diodo de saída. 

Deu para entender? Se precisar, outra hora faço um desenho para você, para ilustrar como que faz.

Abraço.

Henrique

(consulte sempre um engenheiro eletrônico)

Henrique,

Primeiramente, obrigado pela rápida resposta! 

No caso da célula: desculpe a ignorância, mas seriam dois diodos, um em cada polo? Para o meu caso, onde a média da placa solar é de 8V/650mA, qual diodo schottky você me recomenda usar?

No carregador: Infelizmente não consegui compreender direito as ligações citadas, creio que um desenho ou ilustração ajudaria e muito! Outra coisa, para carregar a bateria de 9v, qual a tensão/corrente de carregamento ideal? 

Agradeço a atenção,

Abraço

Boa noite, Tulio

Também estou presando monta um ccto parecido mais tenho que definir qual bateria utilizar.

Pesquisa ai : Arduino shield solar bat

ou

Dá uma olhada neste site tem um solução pronta: http://lojabrasilrobotics.blogspot.com.br/2012/01/kit-solar-arduino...

Segue uma dica eu já utilizei esta circuito quando falava no radio amador mais é só vc pegar o exemplo e substituir o radio pelo Arduíno.

Alimentação à prova de interrupções

 

Fonte: http://www.feirinhadigital.com.br/rbr/ham/projetos-usuarios/NO-BREA...

Atenção este ccto, é apenas ilustrativo para um funcionamento adequado verificar a tensão máxima de saída da sua fotocélula, qual tipo de bateria esta utilizando e com qual tensão pretende alimenta o seu Arduino.

Espero ter ajudado, 

Abraço.

Opa Lucas, que interessante!

Com o desenho fica bem mais tranquilo de entender... 

Minha célula tem saída máxima de 10V, e quero usar uma bateria de 9V!

Qual resistor uso no meu circuito? Aquele ali de 10W parece um pouco demais, hehe. A corrente máxima requerida pelo Arduino será uns 400mA!

No esquema, D1 e D2 são diodos de que tipo? Porque no meu projeto, as correntes são tão pequenas que acho que poderia usar algo mais "fraco". 

Agradeço a ajuda e desculpe a leiguice, aprendendo sempre!

Grande Lucas, 

a solução pronta é muito legal!!! Gostei!

Abraço!

Henrique

comsulte sempre um engenheiro eletrônico

O interessante desse projeto que coincidiu com algo que estava pensando.

Tenho um painel solar de 65W que no pico do sol dá 18V. Também tenho um controlador de carga para controlar o carregamento de uma bateria. Até ai tudo bem. Mas eu queria usar um inversor de 12V DC para 220 AC. A grande pergunta é posso ligar o inversor em paralelo? Ja estou avaliando se o inversor aceita 18V na entrada.

Se puder ligar assim vou fazer uma ligação em paralelo. Se não vou pensar em outra forma. Se puderem comentar a ideia vou ficar agradecido.

Pense na possibilidade de alterar o transformador interno deste inversor e componentes auxiliares de forma que não se percam estes 6V (50% de energia) excedentes. Se vc.já tem o circuito verifique se os transistores de entrada permitem cargas acima de 25 Volts. Recalcule o primário para 50% a mais de espiras (Mas verificando se a relação potência núcleo de ferro silício não foi ultrapassada, o mesmo para o secundário). Pense muito e calcule mais ainda. Boa sorte.

Para quem quer uma solução pronta usando bateria de 12V vejam esse produto no ebay

http://www.ebay.com/itm/Solar-Panel-Battery-Charger-Regulator-Contr...


Bem em conta.

Rogério,

tem alguma diferença entre este controlador e os que comumente encontramos no Brasil? Eu poderia ligar um inversor grid tie na saída da carga do controlador?

Sidney,


Contando que seu inversor não exija mais potência que o regulador seja capaz de suportar. Não conheço a marca que falou a vantagem ai acho que é o preço. Esse modelo do ebay é para 60W no máximo então acho que não vai te atender.

At,

Rogério

Se chama controlador de carga o que você pretende fazer =D

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço