tenho um projeto que  usa uma bateria de 9v para gerar corrente necessária para um motor DC, sendo assim essa bateria está ligada a um capacitor eletrolitico e depois a um regulador 5v.

se eu ligar do usb que fornece 5v, eu não preciso mais desse regulador de 5v (imagino eu), mas fiquei na dúvida, vou precisar tirar o capacitor eletrolitico? a corrente fornecida pelo usb e bateria é a mesma?

Exibições: 836

Responder esta

Respostas a este tópico

Depende qual regulador de tensão você esta utilizando serial o LM7805 ? se for a corrente de saida segundo o datasheet deve ser de 1A sendo que a USB do computador tem uma tensão de 5V e 500mA no máximo (metade da corrente liberada no regulador, caso esteja utilizando o modelo que eu especifiquei) talvez não tenha a corrente necessária para alimentar seu motor, com o mesmo desempenho do seu circuito usando a bateria de 9V. O Capacitor ajuda a manter a tensão de alimentação do regulador, é o que se faz pois geralmente as tensões tendem a variar muito com o desgaste da bateria. Enfim creio que seja mais ou menos isso.

o regulador é esse mesmo, o que achei estranho é que quando fui olhar a corrente de ambos, eram muito próximos, vou tentar fazer a verificação novamente para ver se não medi erroneamente.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço