Caracteres estranhos ou desconhecidos na Serial no lugar de mostrar o IP com ESP8266-01 e Arduino UNO

[Resolvido] Bom dia pessoal, gostaria de tirar uma dúvida que me deixou a noite em claro tentando resolver e ainda não consegui, acredito que aqui alguém já deve ter passado por isso, é o seguinte, já fiz todas as conexões necessárias com o arduino UNO e o módulo ESP8266, porém quando eu abro a Serial pra ver o IP executar a página HTML, ele só mostra uns caracteres estranho e símbolos. Alguém pode me ajudar a resolver esse problema? Desde já agradeço ao pessoal do fórum.

Exibições: 8701

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Olá, bom dia a todos! pessoal depois de muito tentar consegui acessar o IP que o meu módulo ESP8266 me forneceu na Serial!!show de bola!! kk. Bom, eu vou citar aqui abaixo alguns erros que ocorreram comigo e algumas soluções, lembrando que alguns ou todos podem parecer óbvios, mas no meu caso como estou começando, acredito que possa ajudar mais gente que também está iniciando nesse mundo!! Aqui vai:

1- Erro -> warning:espcomm file.... ou espcomm_sync_failed....

    - Solução: Se o seu erro foi como esse, pode ser a entrada USB que você olha no gerenciador do computador para saber se é a mesma da Serial (ex: COM3 e na Serial também COM3...) ou ligações mesmo alguma que você possa ter feito errada. LINK: https://github.com/esp8266/Arduino/issues/2751.

    No meu caso, foi porque eu não tinha conectado o GPIO 0 no GND, aí apareceu esse erro. E TEM MAIS!! como eu mencionei no tópico da discussão, eu estou fazendo o meu projeto com arduino UNO, ou seja, ESP8266 conectado com o Arduino, então esse erro também pode aparecer se você (essa me pegou kk) não retirar o microcontrolador do Arduino, há sites,blogs, enfim que você pode encontrar explicando melhor sobre o porque disso. Então para esse erro encontrei essas soluções (experiência própria kk). E não se esqueça de dar o reset no ESP8266 (também no GND)  e retirar o GPIO 0 do GND (processo chatinho mas é uma das formas de resolver). 

2- Caracteres estranhos no lugar de mostrar o IP:

   Bom, nesse caso o que tinha ocorrido era que no código tem pedindo o nome da rede wifi e a senha, só que eu assisti em uma vídeo aula, que o rapaz que ensinava escreveu a rede dele nesses campos, porém ele disse que era só de exemplo, e eu como iniciante acreditei (kk que coisa eim!!!), e não tinha preenchido os campos corretamente , e dessa forma, não funcionou, só depois que me toquei que esse era o erro, e aí deu tudo certo (digte o nome da rede  e a senha, ou então você nunca vai sair do lugar, porque o módulo vai procurar uma rede que não existe kkkkkkkk )!!! E não se importe com alguns caracteres estranhos que podem aparecer antes do IP, pelo que vi isso é normal. Ah, e não esquecer de atualizar o AT (próximo parágrafo!).

3- Não consigo atualizar o firmware AT:

   - No meu caso, quando eu procurava o arquivo para atualizar meu firmware, ele não deixava eu adicionar o diretório, ou seja, nada de atualização!! Bom o que pode resolver é você apenas copiar o nome do arquivo AT, sem adicionar os caminhos, simplesmente o nome, essa é uma maneira de resolver esse problema.

4- Detalhes:

   - Preste atenção com relação aos valores de BAUD (abaixo os colegas tentam explicar!) se no código está com o mesmo valor que na porta Serial.

   - também fique atento à saída de linha ("sem saída"..., "ponta a ponta"...."NL e RC"....esses!).

5-CONCLUSÃO:

   - Nunca desista, uma hora você consegue resolver o problema! e tenha humildade para reconhecer que você está aprendendo e que ninguém é melhor que ninguém. Espero que esse exemplo venha ajudar outras pessoas assim como eu fui ajudado. Agradeço a todos pela grande ajuda e paciência comigo por está iniciando agora, me ajudaram bastante pessoal, vlw! E que Deus vos abençoe! Encerrando a discussão.  

  

No meu canal no youtube fiz a algum tempo este vídeo tutorial, cujo projeto completo esta no meu repositorio no Gihub.

Link vídeo  Video AQUI

Projeto no meu Github. completo: Projeto  AQUI

Abs.

CK

Muito obrigado Carlos, tem sido de grande ajuda!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço