Olá galera, tô pensando seriamente em montar uma "capsula robô" na qual seria enviada ao espaço. Muito simples, um arduino, um shield de GPS, uma camera pra filmar o voo e paraquedas. Alguém aí tem idéias a sugerir, ou quer participar do projeto mais diretamente?

Exibições: 5620

Responder esta

Respostas a este tópico

Faz com balão de hélio 

sim, essa é a melhor opção, obrigado. Sabe onde posso adquirir?

Opa, Que dados você deseja adquirir? Manda para o Espaço com ajuda de foguetes. 

Topo participar!

com foguete é quase impossível...mas sugiro o que ninguém nuca fez, enviar com balão de hélio e estourar o foguete quando o balão de hélio atingir seu limite...

Talvez já tenha visto ou já postaram anteriormente, mas dê uma olhada neste: http://www.youtube.com/watch?v=ZCAnLxRvNNc . É um robô que vai ao espaço num balão meteorológico (inflado com gás hélio, se não me engano).

Você diz "estourar o foguete quando o balão atingir seu limite", ok, mas e se (É só uma ideia, se for impossível por X motivos, por favor, me falem pois seria interessante saber) você fizesse uma espécie de plataforma. Afinal não daria apenas para amarrar o foguete no balão e lançar. Talvez 4 (Ou mais) balões de hélio levando uma espécie de plataforma feita com algum metal (Ou outra coisa) leve e quando eles atingissem uma altura interessante, você disparava o foguete. A plataforma voltaria a terra e claro, com um paraquedas nela para que não acertasse a cabeça de ninguém lol (Mesmo soltando em um lugar deserto, é sempre bom prevenir).

Eu fiz no paint um desenho tosco, mas que explica o que eu quero dizer (Está realmente tosco, mas acredito que objetivo hehe):

Lembrando que como o balão explode após o hélio se expandir (Confirma isso? ele explode após a expansão do hélio?), então teria que fazer os cálculos para que o foguete não atingisse os balões quando lançado e assim atrapalhar a subida dele. 

Olá Marcos, é exatamente assim que imaginei essa idéia, pensei que todos achariam surreal. Posso estar errado, mas analisando as plantas que já estudei, o foguete teria problemas de ignição a essa altura, pois o oxigênio é "rarefeito" (num sei se posso usar essa expressão aqui). Eu teria de explodi-los antes de chegarem ao limite, com certeza chegaríamos fácil fácil a micro-gravidade. É uma ideia a se levar a sério mesmo.

Confirmando, o balão explode quando o Hélio se expande.

Gosto da ideia de começar o voo com um balão ... economiza combustível na subida e pode chegar mais alto

Se fosse só um balão( ou vários) "amarrado" a ponta do foguete, penso eu, que daria mais certo....

Ate pq... imagino que a primeira coisa que ia acontecer é tudo virar de ponta cabeça..

levando ele pela ponta poderia te mais controle de posição...

eu acho...

Cara, mas e quando o foguete fosse disparado, os balões da ponta poderiam atrapalhar a subida, penso eu. No caso da plataforma, ela seria equilibrada, X balões de cada lado para evitar que ele vire e "suba para baixo" lol.  

ele teria que se soltar dos baloes,

bolar um esquema com uma trava ou algum outro modo de desacoplamento...

não consigo imaginar a plataforma subindo retinha....

Fiquei na cabeça que ao primeiro toque do vento o caos prevaleceria...

rsss

Sim, isso pode acontecer, mas com váriops balões e um bom cálculo talvez resolva esse problema. Porém ele se soltar dos balões, ai que complica pois ele não teria uma estabilidade, pois ele se soltaria depois seria acionado, nisso ele já poderia inclinar um pouquinho que fosse para qualquer lado e ai ele se tornaria um míssil.

Valeu man, bom ver que existem pessoas que acreditam

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço