Caros, boa tarde.

Estou desenvolvimento um protótipo que utiliza Arduino com sensores de temperatura (ds18b20) em ambientes voltados à área da saúde. Mediante algumas regulamentações da ANVISA, os sensores precisam ser homologados por alguma empresa certificada pelo INMETRO a cada 12 meses.

Alguém aqui já teve essa necessidade? Qual caminho devo seguir? Caso dê diferença no valor aferido pelo sensor, consigo implementar, mediante algoritmo, alguma forma de calibração?

Muito obrigado,

Marcelo

Exibições: 1692

Responder esta

Respostas a este tópico

Ola,

fiz um projeto com esse sensor também, e tive a mesma duvida que você, tem empresas que faz esse tipo de calibração, porém eu estou no estado do Rio de Janeiro e aqui tem duas empresas que faz isso, 1-IMMT e 2-Conaut Controles Automáticos(RJ, SP).

  Agora depos de calibrar se der diferença em alguma coisa é só calibrar via programação mesmo.

Amigo, obrigado pelo retorno. Só fiquei em dúvida no processo de calibrar via programação, como seria o algoritmo? Adição e/ou subtração da diferença, ou algo exponencial / logarítmico?

na maioria dos casos, é só ver a voltagem na saída do arduino com o multimetro, ve se ta dando os 5V, caso não ferifica a formula dentro do seu codigo e troque pela voltagem que o multimetro está marcando..

Luiz, mais uma vez, obrigado pelo apoio. Entendi, mas por ser digital, não consigo fazer essa análise com multimetro, certo? Se tem por exemplo uma variação de 1 grau quando o sensor aferir 35 graus, a variação também será de 1 grau quando a temperatura for 70 graus?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço