[BOMBA}{TUTORIAL] Novo metodo EXCLUSIVO de fabricação de PCI - P.aluminio

Galera,

      Já tentei vários métodos para confecção de PCI, até que comecei a criar um método utilizando Papel alumínio, isso mesmo, e o resultado é incrível, e muito mais fácil que os métodos anteriores e com resultados que deixam os outros a ver navios.

      Descobri que tinha um russo tentanto tambem esse método, mas por aqui praticamente ninguém conhece, por isso resolvi fazer um tutorial em PDF e disponibilizar pra vocês.

     Segue anexo o PDF com o tutorial que criei pra vocês.

    

           Por favor deixem os comentários se gostaram ok.

Tutorial%20confec%C3%A7%C3%A3o%20de%20pcbs%20com%20papel%20aluminio...

Exibições: 5819

Responder esta

Respostas a este tópico

Enrique,

    Muito obrigado pelo apoio cara !

    Acredito que a ideia de lugares como esse é podermos trocar não só informações consagradas, mas tambem ideias e criações.

    Eu levei realmente muito tempo pesquisando métodos de fabricação de protótipos de uma forma mais simples.

    Cada método tem suas vantagens e desvantagens,  a grande vantagem do metodo do papel aluminio é que você não retira o papel onde foi impresso o layout dai é como se tivesse feito a impressão na própria placa, visto que o alumínio é corroído e depois o cobre, e como o toner não é tocado,  se você fizer tudo direitinho, terá trilhas perfeitas por mais finas que sejam.

Legal,

Faço as minhas com papel couchê 120. O rapaz da papelaria já sabe, quando chego é para fazer a matriz.

A única desvantagem que vi, é que  você terá de ter uma impressora a laser ou uma máquina de fotocópia (xerox).

Se eu levar na papelaria uma tira de papel alumínio colada numa folha, talvez apanhe do balconista ou tenha de arcar com a manutenção da máquina, uma vez que a impressão a jato de tinta não seria transferida do papel comum para a folha de alumínio devido a absorção da tinta na folha.

Vou tentar, vamos ver o resultado.

Abraços,

José Antonio

José Antonio meu caro,

    Vale muito a pena.

     Como dito a única desvantagem do metodo do papel aluminio sobre os outros é que leva mais tempo na corrosão, pois o percloreto tem que dissolve o papel aluminio e depois dissolver o cobre,  fora isso, o metodo dá de banho nos metodos anteriores.

     Se você já usou couche, ou papel chamex, ou papel anti aderente, ou qualquer outro, sabe tanto quanto eu que a transferencia nunca é 100%  sempre fica "alguma coisa", e isso tem que ser corrigido, e as vezes leva a falhas no final, nesse metodo deo papel aluminio não há isso, se a impressão é perfeita, o resultado será perfeito.

     No tutorial eu cometi uma única falha, eu usei um acelerador de percloreto baseado em ar comprimido, dai ele agitou demais a placa e fez as trilhas não ficarem linearas,  porem, é uma coisa que só se vê numa foto ampliada, não houve falhas ou quebra de trilahs nela.

    Depois disso eu usei um método de agitação menos agressivo,  coloquei um motor de microondas apenas fazendo o percloreto ir e vir, sem agitações bruscas,  equivalente a você ficar levantando e baixando o recipiente com percloreto e criando pequenas ondas de vai e vem,  e ai sim, o resultado foi fenomenal.

     Cara, eu comprei uma impressora laser usada no bomnegocio.com por apenas R$ 200,00 aqui em meu estado,  aconselho o investimento,  ele vale a pena.

      Faz o teste, garanto que você vai gostar da praticidade e dos resultados.

      Ah! e só por curiosidade você usa que programa pra fazer seus layouts de pcb?  Eagle? Proteus ?

Bom dia Weider.

estou com uma placa para fazer, irei testar o método. 

Utilizo o Pad2Pad 

http://www.pad2pad.com/download/free-download.htm

muito bom e fácil de se utilizar, já tentei o Isis do Proteus mais é meio complicado.

Valeu.

Olá Jose Antonio e Luis Farias,

    Eu não conhecia o pad2pad,  eu utilizo o CAD EAGLE,  mas antes de optar por focar nesse software eu testei alguns como o PCBexpress e o Proteus Ares.

    Cada software tem suas vantagens e desvantagens em relação aos outros, e acho que o melhor software é aquele que você se identifica mais e sente mais facilidade de uso.

    No caso de softwares como o PCBexpress, a limitação esta nos compontes, que são realmente pobres em relação a conconrrencia.

    No caso do proteus, eu ficava puto da vida quando simulada o circuito no isis, mas na hora de levar pra o ares, grande parte dos componentes não tinham o componente,  dai mandei ele pra aquele lugar.

    O Legal do Eagle é a grande quantidade de gente que tem mexendo nele, e assim, tem muito suporte,  alem de você encontrar bibliotecas de componentes extras com uma certa facilidade.

    O kicad eu não conheço, mas o FRITIZING é o xodo da turma do arduino pra guardar projetos como são montados em protoboard,  mas acho muuuuito pobre o autorouter do fritizing,  se você fizer uma placa com poucos componentes até é legal, mas quando partimos pra um projeto mais complexo ai o bicho pega.

muito legal, parabéns!

Falou tudo Weider.

O Ares eu parei de usar porque também passei muita raiva com ele, ai me identifiquei com o Pad2Pad. Agora que estou começando com o Arduino e tenho uma certa facilidade em  desenho estou usando o Fritzing, mais só para manter a biblioteca dos projetos.

Vou dar uma fuçada no Eagle. Fazia meus projetos no Visio da Microsoft, era como prancheta e caneta a nankin, e até hoje faço algum rabisco com ele. 

Ilha ai um exemplo:

Valeu,

JA

Jose antonio,

     Muito legal o Microft visio, eu não conhecia.

     Bem, atualmente eu utilizo dois softs como falado, o Fritizing e o Eagle, cada um a seu fim.

     O Fritizing é legal para guardar montagens feitas na protoboard, ou quando você deseja fazer um tutorial ensinando até a iniciantes que não sabem ler notação técnica. 

     Já o Eagle é para quando vou fazer projeto mesmo,  e ai preciso guarda o esquema , e ele ainda tem a vantagem de gerar a PCI.

      A única desvantagem que vejo do Microsoft visio para o CAD Eagle, é fora a questão da montagem da PCI, a questão que quando fazermos montagens muito complexas, as vezes precisamos seguir trilhas e no Eagle ele Acende uma trilha quando clicada, não sei se o visio faz isso,  outra coisa é a contagem de componentes.

Oba boa noite Weider.

Não ele é um software em 2D, as imagens que você vê no Fritzen com certeza foram geradas em 2D e exportadas para lá. Até a semana retrasada não conhecia o Fritzen e fazia tudo no Visio (na mão grande) vou postar um exemplo para você ver. Percebas que não foi gerado no Fritzen.

Abraços e boa noite.

 

Todos estes componentes foram gerados por mim no Visio, inclusive o proto o Ardiuno e o controle.

Valeu. 

CAramba meu,  que baaaaita paciencia.  mas os componente estão perfeitos,  parabens.

Obrigado, ia criar uma biblioteca minha dos componentes que mais utilizo mais ai surgiu o Fritzen então fica mais fácil. Se bem que ele tem umas malandragens ao desenhar fios e jumpers, do resto é inserir os componentes na placa e liga-los. Para a biblioteca está bom demais,

Weider qual seu nível de conhecimento em programação ? Eu não programo sou curioso, embora em minha carreira sou chefe de eletro-eletrônica tenho meus conhecimentos mais como te disse não a nível de programação. Programo alguma coisa em Ladder (CLP) e estou com 1 livro e 2 tutoriais muito bom para tal.

Lancei um post aqui no Lab mais não estou tendo contributo. Se puder de uma olhada na página principal aqui das discuções e veja que meu post está com PWM + display 7 segmentos.

Valeu, precisando de algo é só falar.

José Antonio 

Olha José antonio,  posso dizer que tenho um bom nível de programação, não lembro de ter tentado nada até agora que não tenha dado conta, a não ser as coisas que ainda não estudei ainda.

Mas estou tambem no estagio de aprendizagem,  eu fiz o seguinte, tentei procurar algum tutorial ou livro na net pra me servir de guia, o problema é que tem muuuuita coisa de arduino na net o que acaba sendo confuso pra o iniciante.

  Dai descobri o livro (pago mas é baratinho) Experimentos com arduino do Prof. João(cara super gente boa) e comprei ele (compre aqui tambem http://www.ordemnatural.com.br/ ).

   O livro é o meio ideial pra qualquer um aprender, pois ele é começa do básico e vai subindo, parece um professor do seu lado te dando aula.

   Dai sai aprendendo arduino por tópicos,  quando cheguei no livro onde me interessava, me propus novas aprendizagens e tô seguindo esse caminho.

   No momento meu foco a já algum tempo é comunicação sem fio, mais especificamente Xbee.

    Sobre sua duvida eu não gosto de usar displays de 7 segmentos, ele usam pinos demais do arduino e ai precisamos de CIs extras controladores desses displays, dai prefiro sempre usar displays LCD 16x2 ou o Nokia 5110, ambos com fartos tutoriais na net.

   Sobre seu projeto, eu não entendi bem o objetivo dele, o que realmente você quer fazer?  como ira se comportar ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço