Boa noite galerinha, no ano passado eu pedi uma ajuda para corrigir um pequeno erro que tinha no código de uma bobinadeira, graças ao mestre Rui RV, a maquina está funcionando perfeitamente, agora estou fazendo uma modificação, troquei os botões de programação por um teclado matricial, (volto a dizer que sou muito fraco em programação) a maioria das funções já estão funcionando, falta a principal função, o numero de espiras,

ex. quando digito 158 espiras, só retorna 8 e não 128 como foi digitado, ou seja, qualquer valor que é digitado só retorna o ultimo digito, 

veja abaixo a parte do código;

else if (key != NO_KEY) {
lcd.leftToRight();
numEsp = key - 48;
lcd.print(numEsp);
delay(500);
}

segue a baixo uma sguencia de fotos

está entregue nas mãos das feras, rsrs

Exibições: 10304

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

bom dia André, bom dia a todos, só para completar a infomação acima, a contagem só se perde quando a bitola do fio é acima de 1mm e a velocidade for alta, EX. com um fio 18 AWG aguia do fio deverá avançar 1.045 mm, e se a velocidade for alta a contagem acontece e a guia vai avança 1.045 mm devido a velocidade do carretel, quando acontece a proxima contagem a guia ainda não completou o avanço, dai essa volta não é registrada. pelo menos foi assim que eu entendi, a principio achei que era problema do encoder, troquei, duas ou trez vezes e o erro era sempre o mesmo.

Vai ter que trocar o pino físico no microcontrolador para isso. Pelo que vi acho que estão vagos os pinos 2 e 3 no caso.
Vou ver consigo implementar isso no código para testar.

Acho que na versão mais atual dele ele usa o port2 para o teclado.

           byte rowPins[ROWS] = { 2, 3, 4, 5 };

Vc está montando uma bobinadora?

RV mineirin

Ultima versão :bobinadeira.zip

opá, eu quero montar uma, mas meu display é 16x2 e não tenho esse teclado matricial, mas tenho push button e protoboard, como é feito o controle de velocidade e direcção do motor do carretel? é um pwm? 

https://www.youtube.com/watch?v=62YKyw7u2rA&t=826s&ab_chann... tbm encontrei esse cara usando um display nextion, to querendo implementar, vc poderia me ajudar?

Bom dia Sr. JRAS, (se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),

"  mas meu display é 16x2 e não tenho esse teclado matricial, mas tenho push button e protoboard,  "

suas informações estão muito resumidas, detalhe melhor o material e a quantidade

dele que você tem.  Se possível informe também quais motores e driver que o Sr. tem.

" Sem as informações corretas é difícil ou impossível dar-lhe a ajuda de que necessita e tudo o que acontece é uma longa troca de mensagens enquanto tentamos obter as informações de que necessitamos para o ajudar.
Isso é frustrante para você e para nós.

Abaixo estão algumas coisas de que precisamos que muitas vezes não percebem as pessoas que postam pela primeira vez.


Precisamos saber exatamente qual hardware você possui. Precisamos saber qual placa Arduino (ou outra marca, como ESP32) você está usando e exatamente a que outro hardware está conectando.
Quanto mais detalhes tivermos, mais fácil será ajudar.

Se você estiver usando algo que não seja um produto Arduino, é útil ter um link para a folha de dados técnicos ou um link para onde você o comprou. " 

RV mineirin

opá, desculpa pela omissão desses detalhes, eu pretendo usar um eixo da minha cnc pra distribuir o fio no carretel, é um tb6600 com motor nema 23 20kgf, ainda não fiz o prototipo, mas estive pensando em usar um um encoder com mais interrupções por volta no eixo do carretel, tipo 10 interrupções/volta dai invez de eu dar um passo por volta no carretel, eu daria dez passos equivalente a 1/10 da bitola do fio. 

 eu tbm possuo arduino uno, mas meu display é 16x2, não possuo teclado matricial, pensei em montar um na protoboard com push button, o restante do hardware acho que tenho por aqui    

Bom dia Sr. JRAS, (se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),

ainda não ficou muito claro pra mim como vai usar sua CNC como bobinadeira.

Uma bobinadeira basicamente tem um motor que roda o carretel onde será

enrolado o fio e um motor que desloca o fio de um lado para o outro.

Os motores podem ou não terem suas velocidades controladas, e a contagem de voltas geralmente é feita por um sensor mecânico ou eletrônico.

Um display de duas linhas pode sim ser usado para visualizar a

programação ou ainda vc pode usar 2 displays de duas linhas para ver 4 linhas de informação.

Um teclado pode sim ser feito com botões, monte uma matriz de por

exemplo 4 x 4 botões, e ligue formando 4 colunas e 4 linhas.

Sobre aquele vídeo que você postou, achei bem complexo para quem tem pouca experiência com programação, e também achei muito ruim de escrever os valores na tela del. Ele é pequeno para a finalidade.

RV mineirin

Bom dia Sr. JRAS, (se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),

o Sr. tem este display ou pretende adquiri-lo?

RV mineirin

tenho um 16x2, quero fazer um prototipo com ele, to pensando em comprar um nextion, mas não saberia como implementar ele, encontrei esse video https://www.youtube.com/watch?v=62YKyw7u2rA&t=826s&ab_chann...

para vc usar  o display 16x2 e mudar o teclado, voce vai ter que mudar todo código, fica mais cômodo comprar esses dois itens, que não é caro

pois é, imagino que não seja caro mesmo, encontrei um projeto usando um display nextion https://www.youtube.com/watch?v=62YKyw7u2rA&t=826s&ab_chann... acho que o pessoal aqui pode ajudaria a gente a implementar  

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço