Olá pessoal, como estão?

Me chamo João Pedro e estou criando uma bobinadeira automática para estatores de moto.

A princípio o funcionamento dela vai ser "semi-automático", digamos assim. Possui 1 motor de alto torque que gira o eixo da bobinadeira e 1 bandeja que eu vou movimentar pra frente e para trás manualmente para ir preenchendo os carretéis.

Como eu disse cima, ela vai ser 100% automática; quero chegar em um ponto no qual faço as configurações iniciais e posso deixá-la trabalhar sozinha. Mas a princípio, para que eu consiga ver alguma coisa funcionando, desejo apenas que eu consiga controlar esse motor principal e um outro motor para a bandeja (com fuso trapezoidal) através do arduino.

Comecei a estudar o Arduino a pouco tempo e decidi que o primeiro projeto vai ser o seguinte:

Itens:

Teclado matricial

Display LCD

1 motor bobinador (já presente no projeto)

1 motor com fuso trapezoidal para a bandeja (fazendo o vai e vem)

Quero que no LCD eu possa inserir o número de voltas, bitola do fio a ser utilizado, percurso a ser feito pela bandeja (distância entre início e fim, que é o comprimento do carretel) e se possível uma velocidade (até que seja lenta/média/rápida já seria suficiente); isso tudo inserindo informações pelo teclado.

Sou novato em arduino e preciso de ajuda para programar. Fico "preocupado" pela questão do sincronismo, pois a cada volta que o motor principal der, o motor com o fuso vai ter que dar o passo certinho de acordo com a bitola do fio, para que o carretel seja enrolado perfeitamente em espira, deixando uma volta ao lado da outra.

E também o percurso feito pela bandeja tem que ir e voltar; não faço a mínima ideia em como fazer isso.

A quem estiver disposto, peço ajuda.

Acredito que para quem já está nisso a um tempinho, não seja nenhum bicho de sete cabeças (eu acho).

Estou mexendo no arduino pelo tinkercad, aos poucos estou estudando e me achando por lá!

Abraço a todos e obrigado.

Exibições: 188

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde,

este projeto é similar  ao que você pretende fazer.

Dê uma estudada nele e veja o que pode aproveitar para o seu projeto.

http://labdegaragem.com/forum/topics/bobinadeira-autom-tica-control...

RV mineirin

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço