Bobinadeira automática controlada com ESP32 e display TFT ILI9341 (RESOLVIDO)

Boa tarde turmaa, nova versão da bobinadeira, agora com ESP32 e display grafico colororido, segue arqquivo com o código e esquema, bobinadeira_TFT_ESP32.zip

Boa tarde, montei uma bobinadeira para enrolar transformador e a um tempinho atrás eu consegui aqui uma ajuda para resolver um pequeno problema no código, agora consegui um código mais completo (código com Arduino) para ter uma noção do funcionamento veja o link onde consegui o código, https://www.youtube.com/watch?v=M3obRbW4hxc&t=8s.

O sistema está funcionando normalmente, porem preciso fazer um pequeno ajuste para melhorar o funcionamento, vou tentar explicar o funcionamento pra depois ver a possibilidade dos ajustes.

Vamos lá, a máquina trabalha com dois motores, uma para acionar o carretel (motor AC comum)  e o outro, um motor de passo que faz a função de ir empurrando o fio para que as espiras não fiquem trepadas e assim fazendo uma camada de fio uniforme, esse motor é controlado pelo sensor que faz a contagem das espiras, cada vez que o sensor conta uma volta o motor de passo avança um pouco de acordo com a bitola do fio, e é nesse ponto que precisa de um ajuste, quando finalizo a programação e inicializa o processo, o motor de passo avança como se já tivesse dado uma volta, e como é ajustado antes o ponto de início do enrolamento fica sempre um espaço, o que eu preciso é que o avanço só aconteça depois que seja contado a primeira volta daí pra frente o processo segue normalmente.

Bom é esse o problema, espero que der pra entender, segue anexo o código e o esquema para simular no proteus, com a simulação fica mais facil de entender.

desde já agradeço

Mais uma vez venho agradecer ao nosso mestre Rui Viana, por mais uma ajuda. graças a ele a bobinadeira está funcionando perfeitamente, estou deixando o código devidamente corrigido, caso algum interessado queira montar a bobinadeira, em breve estarei disponibilizando o esquema e os desenhos das placas.

nais uma vez obrigado a todos.

bobinadeira_V_13.zip

bobinadeira_EEPROM_I2C.rar

https://www.youtube.com/watch?v=jDQ3ppqYqfM

Exibições: 7578

Responder esta

Respostas a este tópico

não consegui responder na mensagem a baixo.

com relação a mudança do display, se voce usar o adaptador I2C para o teclado vai até sobrar portas, porem, o arduino pro mini não tem memoria suficiente pra suportar o display colorido, eu to fazendo aqui, tive que mudar para o ESP32, to usandoo display ILI9341 2.8"

Não entendi essa parte. Da pra usar o teclado 4x4 com o modulo I2c usado em display?

Sinceramente hoje também pensei em usar não o esp, mas o nodemcu para conectar o celular ao nodemcu via browser e la abrir uma pagina com todos os comandos, configuraçoes e exibir as contagens, acho que ficaria muito bom. mas vou montar por enquanto simples mesmo com o uno, depois eu tento incrementar.

Da para usar o teclado 4x4 com adaptador I2C sim, só que não é o mesmo do display, é o adaptador para para o teclado 

Boa noite JMC, terminei de fazer a montagem preliminar da minha bobinadeira, mais do que um arranjo técnico, muita reciclagem rsrs. Aproveitei umas estruturas de alumínio de sistema de energia solar, e a parte eletrônica coloquei em uma carcaça de receptor de tv a cabo. Na parte eletrônica substitui a placa controladora TB6560 pela A4988, alterando as conexões ao Arduino, substituído o PRO MINI pelo Arduino Uno, ainda estou terminando a alteração do código para exibir de forma mais objetiva e simplificada por estar usando o display 16x2 i2c em vez do Display 20x4 i2c. Ainda está em teste, depois de alguns testes vou fazer a em estrutura definitiva mais robusta e a caixa eletrônica em ACM. Parabéns para os amigos que fizeram o código. As alterações que fiz foi para se adequar ao que eu tinha no momento de peça, como a A4988 que tive que incluir mais uma variável no código: Enable para habilitar e desabilitar o motor de passo quando o mesmo não estiver em uso. Quando concluir vou postar aqui o resultado e o detalhe das alterações, caso alguém precise fazer da mesma forma que fiz.

Anexos

Novidade na bobinadeira, agora com ESP32 e display TFT colorido, segue a baixo o arquivo e esquema

 bobinadeira_ESP32.zip

Olá Juarez!

   Também quero o vídeo!      :-)

Abração e parabens!

D. T. Ribeiro.

Boa noite DTR, eu ainda não tenho video porque a maquina com essa versão ainda não está concluida, pelos testes que já fiz, o código ta concluido

Olá Juarez!

   Não tem problema. Sou paciente, espero. ( Frase de duplo sentido! :-)

Abração!

D. T. Ribeiro.

Opa, voce ja montou, ou pretende montar uma bobinadeira dessa?

Olá, Juarez!

   Não montei, nem vou montar, porque na empresa onde trabalho tem uma bobinadora comercial.

   Sou apenas um admirador do trabalho das pessoas que contribuíram com o projeto, principalmente você.

   Mas, apesar de trabalhar como embedded developer profissional, sou um apaixonado pelo mundo maker. Fico impressionado com a criatividade, a persistência e a força de vontade desta gente.

   Inclusive tenho meus Arduinos, módulos, periféricos etc., com os quais brinco nas horas de folga que, infelizmente são poucas, ainda mais agora, com esta crise mundial de semicondutores, que está nos obrigando a reprojetar produtos que já estavam maduros.

   Por isto te pedi o vídeo, apenas para apreciar um trabalho que, pelo que já vi dos anteriores, tenho certeza ser belo.

   Um grande abraço!

D. T. Ribeiro.

estou tendo um probleminha no codigo, pode ajudar?

é uma nova função que estou incluindo na maquina

Manda bala, Juarez!

   Diz qual o problema.

   Se eu não puder ajudar, tem um monte de feras aqui que certamente poderão, como o RV, o Carlos Kwiek, o Tiago Merces, o Eduardo, o Gustavo etc.

   Certamente não ficarás sem resposta!

Abração!

D. T. Ribeiro.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço