Boa noite galera do LDG!

Estou com um projeto para iniciar em meu TCC de Eletrotécnica e tenho dúvidas quanto ao ter a certeza do funcionamento.

Vamos a ele:

Basicamente vou utilizar 2 motores com potências diferentes, pois tenho que compensar todas as perdas, seja dos materiais, trabalho, etc.

Vou acoplar um motor CC na catraca da roda traseira que ao receber giro, começa a gerar energia, que será armazenada em uma bateria.

Teremos um segundo motor de potência menor que ao receber essa energia produz o giro (torque), que ao receber um comando de um potenciômetro, parte de maneira direta, porém limitando sua corrente de partida, quase como um soft start, para produzir uma quebra de inércia lenta e gradativa, à medida que colocamos potência no potenciômetro. Esse segundo motor estará acoplado na mesma catraca, que com tamanhos de diâmetros diferentes de 6 (seis) velocidades, para adequar melhor o fator multiplicador do giro de velocidade de ambos os motores.

Sabemos que quando estamos em movimento utilizando torque, (potência), temos um gerador e um motor em pleno funcionamento, um produzindo corrente e o outro consumindo corrente, mas quando estamos em movimento sem uso de potência, temos os 2 motores em giro produzindo corrente (princípio de máquinas em CC, quando um motor é obrigado a produzir potência eu coloco corrente que ele produz torque e o contrário quando eu tenho torque ele gera corrente), ou seja, quando preciso da potência, eu tenho um gerador e um motor trabalhando juntos, quando estou em um descida, sem precisar da potência, deixo o potenciômetro no zero e aí temos 2 geradores carregando a bateria.

Parece que temos este princípio a ser seguido.

1. O que resta a saber é se meu pensamento está correto e se está faltando alguma coisa para isso funcionar.

2. Será que isso já é suficiente para que eu não necessite carregar a bicicleta em uma rede elétrica, ou seja, será que isso basta para torná-la sustentável?

Estou aberto aos apontamentos que possam me auxiliar nesse desenvolvimento que pretendo.

Abraço a todos e agradeço por antecedência pela oportunidade.

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Respostas a este tópico

Olá.

Creio que a ideia é válida, mas existem alguns ponto com erros de interpretação pois vão de encontro ao princípio físico da conservação de energia.

O que fazemos na bicicleta elétrica ou quaisquer outro veículos e máquinas é converter diferentes formas de energia.

Assim, instalar 2 motores na mesma catraca não deve resolver o problema de geração e consumo de energia, porque precisamos fornecer energia para que a bicicleta ande e se quisermos usar o movimento dela para armazenar energia precisaremos solicitar mais energia da fonte. No caso a bateria ou as pedaladas.

Ao meu ver, o que pode ser feito é aproveitar os momentos de frenagem, as descidas ou as pedaladas para devolver energia à bateria da bicicleta.

O aproveitamento da energia durante a frenagem já é utilizado em carros de fórmula 1  ( o KERS ).

A energia proveniente das pedaladas ou descidas já é aproveitada nas bicicletas elétricas.

Uma sugestão seria usar uma bicicleta ergométrica adaptada para carregar baterias da bicicleta elétrica. Assim, poderíamos fazer exercícios em casa, gerando energia para que a bicicleta pudesse nos levar ao trabalho, por exemplo.

Vide www.ideiaseenergiasrenovaveis.com  para mais detalhes.

Boa sorte com seu TCC!

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